Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
234.54 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No texto presente artigo sintetizam-se sete contributos, observações e reflexões recolhidas
pela autora ao longo de 14 anos de Seminários de formação de professores de de Dança,
promovidos pela Escola Superior de Dança, com a Professora e metodóloga Barbara
Fewster². Estas orientações surgem cruzadas com os textos introdutórios apresentados
em cada volume do método (Fewster, 1996) em questão e sintetizam recomendações
de carácter prático/reflexivo que se apresentam em três grandes grupos: a) intervenção
pedagógica; b) conteúdo – técnica enquanto código motor; e por fim c) conteúdo
musicalidade na sua dimensão de suporte estruturante. Não obstante as intersecções e
interdependências que revelam entre si, estes contributos constituem-se também como
um valioso conjunto de reflexões técnicas e pedagógico-metodológicas de aplicação
transdisciplinar, isto é, o seu interesse não se esgota numa abordagem no âmbito da
metodologia Fewster, nem tão pouco se circunscrevem ao ensino da dança. Muitas destas
recomendações/orientações poderão ser de interesse e valor em diferentes contextos do
ensino da dança e, numa perspetiva mais ampla, noutros contextos de ensino artístico.
Debruçar-me-ei sobre alguns aspetos da Intervenção Pedagógica vertida para o domínio
de Transmissão do Conteúdo.
Description
Keywords
Educação Arte Dança
Citation
Amorim, V. (2021). Sete contributos para a formação de professores de dança. In Falcão, M.; Leite, T. Pereira, T. (Coords.) Educação Artística, 2010-2020. (pp.163-167). Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa/CIED.
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa