Browsing by Author "Alves, Marli de Souza"
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- O ensino da língua de sinais brasileira na educação infantil: caminhos para o uso e difusãoPublication . Ramos, Alex Sandro Lins; Alves, Marli de SouzaA Língua Brasileira de Sinais – Libras1 tem ganho cada vez mais visibilidade, assim como as pessoas surdas. Tal fenómeno é justificado a partir das políticas públicas implementas, que surgiram diante das lutas de grupos e movimentos sociais, que passaram por diversos contextos educacionais ao longo da história, como: a educação especial, educação inclusiva e hoje a educação bilíngue para surdos. E embora haja diversos dispositivos legais e políticas que fomentem o uso e difusão da Libras, ainda não temos uma oferta satisfatória em âmbito nacional como componente curricular. Então, a partir da demanda pelo uso e ensino da Libras para todos, foi realizado um trabalho de ensino de Libras, como segunda língua, para crianças ouvintes em uma Unidade Municipal de Educação Infantil no município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro – Brasil. Muitas crianças surdas estão hoje em escolas inclusivas, muita das vezes sem professores bilíngues, intérpretes ou profissionais que saibam comunicar- se com elas. Além disso, na educação infantil, como em qualquer outra etapa, é necessário que haja interação entre pares, para potencializar o processo de aquisição da linguagem.
- Formação para o atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação: o currículo da Faculdade de Educação da UFFPublication . Alves, Marli de Souza; Delou, Cristina Maria CarvalhoA formação do professor constantemente é questionada e avaliada, em todos os sentidos, desde o Exame Nacional de Cursos (1996-2003) ao atual Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (2004-até a presente data). Nestes exames, Além do desempenho escolar dos alunos que estão ingressando ou concluindo os cursos de graduação, estão sendo avaliados os conteúdos programáticos dos cursos (BRASIL, 2018), então podemos dizer que os professores estão sendo avaliados também. A formação de professores para a Educação Especial vem sendo normatizada desde a LDB (BRASIL, 1996). A prática mostra que a falta de formação de professores tem levado os alunos a exclusão na escola (DELOU, 2001) e esse fato é frequentemente utilizada como um dos principais argumentos para que os educadores não modifiquem tal cenário de exclusão. O público alvo da Educação Especial é diverso: alunos com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e alta habilidades ou superdotação (BRASIL, 2013). A diversidade do público- -alvo mostra a complexidade da formação que prevê não só a formação continuada de professores e especialistas para atuarem nas salas de aulas regulares e nas salas de recursos multifuncionais, professores bilíngues, de Braille, gestores educadores e demais profissionais da escola para a educação na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2011). Na vanguarda da formação de professores para atuarem na educação especial na perspectiva da educação inclusiva, e especificamente com alunos com altas habilidades ou superdotação, a Faculdade de Educação da UFF foi a única instituição pública de ensino superior que ofereceu disciplina optativa para o curso de Pedagogia e eletiva para as demais licenciaturas. (AMARAL, 2013)
- A inclusão do educando com deficiência no espaço escolar : realidade e direito no BrasilPublication . Alves, Marli de Souza; Almeida, Sandra Maciel deAs práticas pedagógicas no Brasil são marcadas por uma concepção de homogeneidade e padrões de normalidade (Brasil, 2001), e romper com essas práticas é um desafio para os profissionais que atuam no campo da educação. É urgente problematizar como a diversidade está presente no contexto escolar, modificando valores e lógicas sobre o outro, principalmente aqueles que fazem parte de grupos historicamente excluídos na sociedade. Assumir a responsabilidade na redução das desigualdades e discriminações sociais é um dos papeis de escola.
- Necessidades de formação contínua de professores para inclusão de crianças com perturbação do espectro do autismoPublication . Alves, Marli de Souza; Leite, TeresaAtualmente a Educação Inclusiva é uma realidade e um desafio, principalmente para os envolvidos no contexto escolar. A escola precisa estar apta para receber e incluir crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), garantindo aprendizagem e participação efetiva. Aos professores cabe a missão de encontrar caminhos, alternativas e possibilidades para analisar, compreender e aplicar intervenções pedagógicas eficazes e não excludentes. Este estudo apresenta como tema a Necessidade de Formação Contínua de Professores para Inclusão de crianças com PEA. O objetivo geral do estudo será conhecer as necessidades de formação contínua de professores para a inclusão de crianças com PEA nas escolas regulares. Os objetivos específicos foram estabelecidos como: conhecer as percepções dos professores sobre inclusão , identificar as dificuldades dos professores na inclusão de crianças com PEA, verificar a formação que tiveram relativas a inclusão e PEA, verificar a necessidade de formação contínua e a expectativa dos professores em relação a formação. Os resultados permitiram identificar que as docentes tendem a atribuir a fatores externos os problemas relacionados com a inclusão, ao mesmo tempo, destacam à formação contínua como fundamental para inclusão. Acrescentam que a formação deve ser direcionada para práticas pedagógicas e desenvolvidas através de modalidades centradas na troca de experiências e na análise de situações contextuais.