Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
294.73 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A formação do professor constantemente é questionada e avaliada,
em todos os sentidos, desde o Exame Nacional de Cursos (1996-2003)
ao atual Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (2004-até a
presente data). Nestes exames, Além do desempenho escolar dos alunos
que estão ingressando ou concluindo os cursos de graduação, estão
sendo avaliados os conteúdos programáticos dos cursos (BRASIL,
2018), então podemos dizer que os professores estão sendo avaliados
também. A formação de professores para a Educação Especial vem sendo
normatizada desde a LDB (BRASIL, 1996). A prática mostra que a
falta de formação de professores tem levado os alunos a exclusão na
escola (DELOU, 2001) e esse fato é frequentemente utilizada como um
dos principais argumentos para que os educadores não modifiquem
tal cenário de exclusão. O público alvo da Educação Especial é diverso:
alunos com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e alta
habilidades ou superdotação (BRASIL, 2013). A diversidade do público-
-alvo mostra a complexidade da formação que prevê não só a formação
continuada de professores e especialistas para atuarem nas salas
de aulas regulares e nas salas de recursos multifuncionais, professores bilíngues, de Braille, gestores educadores e demais profissionais da escola
para a educação na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL,
2011). Na vanguarda da formação de professores para atuarem na educação
especial na perspectiva da educação inclusiva, e especificamente
com alunos com altas habilidades ou superdotação, a Faculdade de
Educação da UFF foi a única instituição pública de ensino superior que
ofereceu disciplina optativa para o curso de Pedagogia e eletiva para
as demais licenciaturas. (AMARAL, 2013)
Description
Keywords
Formação de professores Avaliação Educação especial
Citation
Alves, M., Delou, C. (2021) Formação para o atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação: o currículo da Faculdade de Educação da UFF. in Ferreira, N. M. & Nunes, C.(Eds.) Diversidades, educação e inclusão. (pp. 155-161) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.097
Publisher
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa