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Advisor(s)
Abstract(s)
A Língua Brasileira de Sinais – Libras1 tem ganho cada vez mais
visibilidade, assim como as pessoas surdas. Tal fenómeno é justificado
a partir das políticas públicas implementas, que surgiram diante das
lutas de grupos e movimentos sociais, que passaram por diversos contextos
educacionais ao longo da história, como: a educação especial,
educação inclusiva e hoje a educação bilíngue para surdos. E embora
haja diversos dispositivos legais e políticas que fomentem o uso e difusão
da Libras, ainda não temos uma oferta satisfatória em âmbito
nacional como componente curricular. Então, a partir da demanda pelo
uso e ensino da Libras para todos, foi realizado um trabalho de ensino
de Libras, como segunda língua, para crianças ouvintes em uma Unidade
Municipal de Educação Infantil no município de São Gonçalo, no
estado do Rio de Janeiro – Brasil. Muitas crianças surdas estão hoje em
escolas inclusivas, muita das vezes sem professores bilíngues, intérpretes
ou profissionais que saibam comunicar- se com elas. Além disso,
na educação infantil, como em qualquer outra etapa, é necessário que
haja interação entre pares, para potencializar o processo de aquisição
da linguagem.
Description
Keywords
Língua brasileira de Sinais Educação infantil Surdez
Citation
Ramos, A. S., Alves, M. (2021) O ensino da língua de sinais brasileira na educação infantil: caminhos para o uso e difusão. in Ferreira, N. M. & Nunes, C.(Eds.) Diversidades, educação e inclusão. (pp. 163-169) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.098
Publisher
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa