ESELx - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Author "Adam, Beatriz Alexandra Oliveira Dias Mourão"
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- Aprender História de Portugal através de histórias: experiências didáticas no 1.º e 2.º CEBPublication . Adam, Beatriz Alexandra Oliveira Dias Mourão; Dias, AlfredoO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionado II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A criação de um ambiente em sala de aula assente nos alunos como principais agentes da sua aprendizagem e o desenvolvimento de competências investigativas são problemáticas que têm merecido a reflexão e estudo por parte da comunidade académica. No entanto, no que respeita ao ensino da História, ainda predominam métodos de ensino centrados no professor, fazendo com que as competências históricas não sejam devidamente desenvolvidas nos alunos. Neste sentido, a literatura para a infância assume-se como uma estratégia possível para atingir aquilo que se espera que seja o ensino da História, através da descoberta, envolvendo o aluno em processos de construção do seu próprio conhecimento. O estudo desenvolvido neste relatório centrou-se numa turma do 6.º ano de escolaridade. Para isso, realizou-se um estudo a partir das práticas implementadas durante o Projeto de Intervenção, recorrendo a metodologias quantitativas. De forma a responder às seguintes questões (i) que competências históricas se devem desenvolver nos alunos?; (ii) de que forma a literatura para a infância pode serimplementada em qualquer contexto escolar? e (iii) de que forma se pode tornar os alunos investigadores em História, através da literatura para a infância?, recorreu-se à utilização de um Roteiro de Leitura e à análise de um projeto interdisciplinar entre a História e Geografia de Portugal e o Português, em que o produto final foi um livro de histórias sobre História de Portugal. Recorrendo a uma metodologia mista, com base em técnicas qualitativas e quantitativas, realizou-se a análise dos dados obtidos, tendo-se concluído que a literatura para a infância contribui para a aquisição de competências históricas essenciais, nomeadamente, as competências investigativas, de leitura e análise de fontes, e de comunicação. No entanto, é necessário ter em conta as características de um estudo desta natureza, com limitações várias, nomeadamente, o tempo letivo disponível e dificuldades de gestão do grupo na sala de aula.