ESELx - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by advisor "Araújo, Sílvia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Faria, Maria Grencho; Sousa, Otília de; Araújo, SílviaO presente Relatório Final insere-se na Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, ministrada pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa. O problema objeto de estudo “Avaliação da qualidade de escrita e da fluência na leitura de sujeitos do 6.º Ano do 2.º CEB” emerge do contexto de prática pedagógica do 6.º Ano do 2.º CEB. Objetiva-se no objetivo geral: Avaliar a qualidade da escrita e a fluência de leitura de sujeitos de 6.º Ano do 2.º CEB, subdividido nos seguintes objetivos específicos: (i) Analisar a fluência leitora (precisão, velocidade e entoação) antes e depois da intervenção; (ii) Avaliar a qualidade de escrita de texto narrativo (reconto) antes e depois da intervenção; (iii) Comparar o nível de qualidade de escrita e indicadores de fluência da leitura antes e depois de um programa de intervenção. Trata-se de uma Investigação-Ação (diagnose, intervenção e avaliação), tendo sido utilizada uma metodologia de investigação de natureza mista. Foram utilizados a constituição de corpus escrito, corpus de leitura em voz alta, entrevista e focus group. Os resultados do presente estudo sugerem que a intervenção foi bem-sucedida, tendo a escrita e a fluência da leitura melhorado em quase todos os parâmetros. Os alunos revelam-se motivados para a aprendizagem com mais-valias ao nível das competências avaliadas e, também, da consciência de estratégias de aprendizagem.