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- Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Faria, Maria Grencho; Sousa, Otília de; Araújo, SílviaO presente Relatório Final insere-se na Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, ministrada pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa. O problema objeto de estudo “Avaliação da qualidade de escrita e da fluência na leitura de sujeitos do 6.º Ano do 2.º CEB” emerge do contexto de prática pedagógica do 6.º Ano do 2.º CEB. Objetiva-se no objetivo geral: Avaliar a qualidade da escrita e a fluência de leitura de sujeitos de 6.º Ano do 2.º CEB, subdividido nos seguintes objetivos específicos: (i) Analisar a fluência leitora (precisão, velocidade e entoação) antes e depois da intervenção; (ii) Avaliar a qualidade de escrita de texto narrativo (reconto) antes e depois da intervenção; (iii) Comparar o nível de qualidade de escrita e indicadores de fluência da leitura antes e depois de um programa de intervenção. Trata-se de uma Investigação-Ação (diagnose, intervenção e avaliação), tendo sido utilizada uma metodologia de investigação de natureza mista. Foram utilizados a constituição de corpus escrito, corpus de leitura em voz alta, entrevista e focus group. Os resultados do presente estudo sugerem que a intervenção foi bem-sucedida, tendo a escrita e a fluência da leitura melhorado em quase todos os parâmetros. Os alunos revelam-se motivados para a aprendizagem com mais-valias ao nível das competências avaliadas e, também, da consciência de estratégias de aprendizagem.
- A promoção da autonomia numa sala de pré-escolar high scope: espaços, tempos e estratégiasPublication . Reis, Beatriz Pinheiro dos; Friães, RitaO presente relatório tem como objetivo retratar, de modo reflexivo, o percurso enquanto educadora-estagiária, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), que decorreu numa organização de Ensino Particular e Cooperativo, na zona de Cascais, que assenta a sua intervenção no modelo High Scope, com um grupo constituído por 19 crianças com idades entre os 3 e os 6 anos. O documento que se apresenta está organizado de forma a espelhar o processo de intervenção, em torno das seguintes dimensões: a caracterização de uma ação educativa contextualizada, a análise reflexiva da intervenção, a investigação desenvolvida, a construção da profissionalidade docente como educadora de infância em contexto. A investigação levada a cabo, decorrente da prática, intitulada: “A promoção da autonomia numa sala de pré-escolar High Scope: espaços, tempos e estratégias”, emergiu das observações efetuadas nos primeiros dias de imersão na prática. O objetivo central foi o de compreender de que forma é promovida a autonomia das crianças numa sala de Jardim de Infância orientada pelo modelo High Scope, procurou-se em particular: (i) Caracterizar a visão da educadora sobre a autonomia das crianças; (ii) Analisar de que forma a organização do ambiente educativo pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia; (iii) Sinalizar e caracterizar estratégias implementadas pela equipa educativa para promover o desenvolvimento da autonomia; (iv) Analisar o papel do adulto no desenvolvimento da autonomia. A autonomia da criança é uma dimensão privilegiada no contexto High Scope em análise, procurando-se transmitir confiança e segurança à criança, respeitando-a e valorizando-a. Com efeito, os resultados obtidos na investigação contribuem para realçar a importância da participação das crianças, desafiando-as e incentivando-as, colocando em evidência a importância de criar um ambiente educativo promotor de autonomia. Para tal, torna-se relevante ter-se em consideração os tempos, espaços e recursos, bem como a implementação de estratégias facilitadoras do desenvolvimento das crianças, o que só é possível se os adultos pretenderem promover a autonomia das mesmas e não a inibir.
- A cooperação entre pares e a gestão de conflitos numa sala de jardim de infânciaPublication . Sorea, Anca Elena; Simões, AnaO presente relatório resulta da Prática Profissional Supervisionada, Módulo II, do 2.ºano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Apresenta a análise, fundamentação e reflexão crítica sobre o trabalho realizado ao longo da Prática Profissional Supervisionada, desenvolvida em contexto de Pré-Escolar. O mesmo apresenta todo o percurso realizado com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos de idade. A problemática surgiu depois da observação feita ao grupo de crianças e perceber que os conflitos entrepares emergiam com facilidade. Assim, surgiu o estudo - A cooperação entre pares e gestão de conflitos numa sala de Jardim de Infância. Assim, no quadro de investigação, procurou-se compreender quais as estratégias para prevenir/gerir conflitos e quais são as conceções das crianças sobre o tema. Recorreu-se à combinação de várias técnicas de recolha e análise de dados: i) observação; ii) entrevista à educadora cooperante e iii) entrevistas às crianças do grupo da sala de atividades da PPS II. A análise de dados foi realizada através de analise de conteúdo das notas de campo e das entrevistas realizadas. Com os resultados obtidos, percebeu-se que, nas primeiras idades, as crianças ainda sentem dificuldade em partilhar com os outros, também é possível concluir que, na generalidade, os conflitos surgiram entre crianças em contexto de brincadeira livre. No entanto, concluiu-se também que as crianças têm noção dos conflitos e sabem como reagir e gerir as situações com ou sem o apoio de um adulto. A partilha é algo que não se chega a pensar diariamente, mas sempre que possível deve ser promovido com o grupo de crianças. Os resultados, igualmente, indicaram que as crianças participantes do estudo consideram que a escolha dos pares não se define pelo sexo das crianças, apesar de existir alguma influência, ou idade das crianças, mas sim por ser uma relação de partilha de afetos e em que a brincadeira é a atividade central para essa interação.
- Competências de localização geográfica: uma experiência didática em História e Geografia de Portugal no 6.º ano de escolaridadePublication . Carvalho, Rui Pedro Sobreira de; Hortas, Maria JoãoO presente Relatório de Estágio, intitulado de “Competências de localização geográfica: uma experiência didática em História e Geografia de Portugal no 6.º ano de escolaridade”, desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da ESELx. Este documento encontra-se organizado em duas partes interligadas, sendo a primeira, a caracterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas implementadas em ambos os ciclos e, a segunda, o estudo empírico, desenvolvido a partir de uma problemática emergente do contexto de prática do 2.º CEB, que apresenta a seguinte formulação: O desenvolvimento de competências de localização geográfica implica o recurso a estratégias e atividades que mobilizem os alunos na leitura e interpretação de mapas. O estudo procura, assim, responder a três objetivos: i) Analisar as competências prévias de localização dos alunos de uma turma de 6.º ano; (ii) Refletir sobre as estratégias e as atividades implementadas para desenvolver competências de localização geográfica no 6.º ano; e, (iii) Analisar o contributo das estratégias e atividades implementadas, com recurso a mapas, para o desenvolvimento das competências de localização pelos alunos. Tendo em conta os objetivos definidos, durante a prática pedagógica foram planificadas atividades que implicavam os alunos na leitura, análise e interpretação de mapas, recorrendo a mapas temáticos de diferentes escalas, de acordo com os conteúdos histórico-geográficos que se encontravam a ser explorados. A análise dos produtos escritos dos alunos e das taxas de sucesso dos indicadores de avaliação definidos, para cada objetivo específico, foram objeto de reflexão neste estudo. Foram três as competências espaciais desenvolvidas pelos alunos: Localização de cidades e regiões em diferentes escalas; Mobilização dos elementos do mapa para a leitura e descodificação da informação representada; e, Leitura do mapa para analisar e interpretar a distribuição espacial do fenómeno nele representado. Os resultados da avaliação de cada uma destas competências indicam-nos que os alunos conseguiram desenvolver parcialmente cada competência, revelando ter dificuldades, em particular, no uso da legenda para ler e interpretar o mapa e consequentemente para analisar a distribuição espacial de um fenómeno histórico-geográfico.
- Aprender na relação: um estudo de caso sobre as interações entre adultos e criançasPublication . Wemans, Maria Madalena Cordeiro De Sousa; Toledo, LeonorO presente relatório decorre da Prática Profissional Supervisionada II, realizada em contexto de jardim de infância entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Realizado a partir da observação e intervenção numa sala de crianças de 3 anos, este documento procura apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, todo o percurso interventivo e investigativo exercido no contexto. A problemática “Quais as reações das crianças às diferentes interações/posicionamentos do adulto?” surgiu a partir das observações realizadas no decorrer da prática, nas quais foi possível constatar a diversidade de reações das crianças às diferentes interações dos adultos. Neste sentido, para a investigação desenvolvida, definiram-se os seguintes objetivos: (i) caracterizar as formas de interações dos adultos com as crianças, aprofundado as suas possíveis vantagens e desvantagens; (ii) analisar e caracterizar as reações diretas das crianças às interações dos adultos; e (iii) identificar os comportamentos de empatia, autonomia e entreajuda que possam evidenciar uma aprendizagem a partir das interações das crianças com os adultos. A presente investigação caracteriza-se por ser um estudo de caso de natureza qualitativa. As técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação participante e não participante, pesquisa documental e notas de campo. Através da análise dos dados foi possível verificar que, ao oferecer uma solução fundamentada, muitas vezes, o adulto acaba por fazer também uma proposta de autonomia. A autonomia vai sendo adquirida ao longo do tempo e apenas é possível que uma criança seja autónoma se for incentivada a isso. Para tal, é necessário que o adulto esteja aberto ao erro, às tentativas falhadas. Estar aberto ao erro implica que reaja de forma calma e com naturalidade, tendo a possibilidade de modular a emoção da criança. Todas estas ações, com o hábito, promovem a entreajuda e os comportamentos de empatia entre as crianças. Ao relacionar-se com as crianças, o adulto ajuda-as a aprenderem como se podem relacionar também umas com as outras.
- A discourse analysis of Russia’s invasion of Ukraine by listed European entities from the energy-related sectorsPublication . Albuquerque, Fábio; Gomes dos Santos, PaulaRussia invaded Ukraine in March 2022, reinitiating a military conflict. Since Europe relied on Russian energy imports, entities in the energy sector may be affected. Based on content analysis, this exploratory paper assesses the disclosures by listed European entities in the energy sector in 2022 regarding Russia´s invasion of Ukraine, since the impacts of this event should at least be reported under International Accounting Standard (IAS) 10. The impression management (IM) strategies behind the entities´ disclosures are explored by using financial or integrated reporting as a source of information for the period ending in 2021. The findings mostly indicate a lower disclosure level among the entities that reported this event. Further, figures are often missing, and the entities´exposure to this non-adjustable event and its likely future impacts are usually unclear and vague within the notes on the subsequent events. Finally, messages´tone and readability might be aligned with concealment strategies. To the best of the authors´knowledge, this is the first research that uses this theme and IAS 10 notes as the object and source of analysis, respectively. The paper contributes to the literature by providing insights into the different patterns revealed by the entities concerning a current topic that has relevant social and economic impacts globally, as well as the characteristics of the entities´IAS 10 disclosures.