Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Final_Maria Grencho Faria_vf.pdf1.85 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final insere-se na Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, ministrada pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa. O problema objeto de estudo “Avaliação da qualidade de escrita e da fluência na leitura de sujeitos do 6.º Ano do 2.º CEB” emerge do contexto de prática pedagógica do 6.º Ano do 2.º CEB. Objetiva-se no objetivo geral: Avaliar a qualidade da escrita e a fluência de leitura de sujeitos de 6.º Ano do 2.º CEB, subdividido nos seguintes objetivos específicos: (i) Analisar a fluência leitora (precisão, velocidade e entoação) antes e depois da intervenção; (ii) Avaliar a qualidade de escrita de texto narrativo (reconto) antes e depois da intervenção; (iii) Comparar o nível de qualidade de escrita e indicadores de fluência da leitura antes e depois de um programa de intervenção. Trata-se de uma Investigação-Ação (diagnose, intervenção e avaliação), tendo sido utilizada uma metodologia de investigação de natureza mista. Foram utilizados a constituição de corpus escrito, corpus de leitura em voz alta, entrevista e focus group. Os resultados do presente estudo sugerem que a intervenção foi bem-sucedida, tendo a escrita e a fluência da leitura melhorado em quase todos os parâmetros. Os alunos revelam-se motivados para a aprendizagem com mais-valias ao nível das competências avaliadas e, também, da consciência de estratégias de aprendizagem.
This final report is part of the curricular unit Supervised Teaching Practice II of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, taught by the School of Education of the Polytechnic Institute of Lisbon. The problem object of study “Evaluating the quality of writing and reading fluency in subjects of the 6th Grade of 2nd CBE” emerges from the context of pedagogical practice of the 6th Grade students in the 2nd CBE. The general objective is to evaluate the quality of writing and reading fluency of subjects of the 6th Grade students in the 2nd CBE, subdivided into the following specific objectives: (i) Analyse reading fluency (accuracy, speed and intonation) before and after the intervention; (ii) Evaluate the quality of writing of narrative text (recounting) before and after the intervention; (iii) Compare the level of writing quality and indicators of reading fluency before and after an intervention programme. This study adopts an Action-Research approach (diagnosis, intervention and evaluation), using a mixed research methodology. It envolves the collection of written corpus, reading corpus, interview and focus group. The results of the present study suggest that the intervention was successful, with an improvement in writing and reading fluency in almost all parameters. Students were motivated to learn with improvements in the skills assessed and also in the awareness of learning strategies.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Fluência da Leitura Qualidade da Escrita Ensino de fluência e de escrita 2.º Ciclo do Ensino Básico Reading fluency Writing quality Teaching fluency and writing 2nd cycle of basic education

Citation

Faria, M. G. (2023). Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16852

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue