ISCAL - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCAL - Dissertações de Mestrado by advisor "Almeida, Maria do Céu"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A contabilidade até à harmonização contabilística: as grandes mudanças do SNC e seus impactosPublication . Susana Maria dos Reis, Machado; Almeida, Maria do CéuDesde sempre, a contabilidade tem estado presente no quotidiano das pessoas, tendo evoluído por forma a se adaptar a uma realidade económica em constante mudança. O facto da mesma ser elaborada de acordo com as regras internas de cada país impunha condicionalismos, quer em termos de transparência das demonstrações financeiras, quer em termos de comparabilidade entre empresas semelhantes de diferentes países. Com vista a ultrapassar estes condicionalismos, que assumem uma maior importância com a internacionalização das empresas e com o crescimento e globalização do mercado financeiro, surge o International Accounting Standards Committee (posteriormente designado de International Accounting Standards Board), que assume a responsabilidade de criar um conjunto de normas contabilísticas internacionalmente reconhecidas e aceites. Em Portugal, o processo harmonizador teve o seu primeiro grande impacto em 2005, ano em que, por via do Regulamento (CE) n.º 1606/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho, as normas internacionais se tornaram de aplicação obrigatória na apresentação das contas consolidadas sobretudo para as empresas com títulos cotados. Seguiu-se, em 2010, a entrada em vigor do Sistema de Normalização Contabilística (SNC), por revogação do Plano Oficial de Contabilidade (POC), o qual tem por base um conjunto de normas que constituem uma aproximação às normas internacionais. A presente dissertação visa estudar a alteração da contabilidade decorrente do SNC, a sua dificuldade e complexidade e o seu impacto na informação financeira, quer em termos de transparência quer de relevância. Concluiu-se que, em regra, os alunos são conhecedores das alterações, apesar de considerem o processo de transição complexo. Consideram ter existido ganhos em termos de transparência da informação financeira, comprovados pelo aumento das divulgações obrigatórias. Por outro lado, são da opinião que a informação financeira se assume como mais relevante, na medida em que disponibiliza informação mais aderente à realidade, contribuindo, deste modo, para uma melhor tomada de decisão por parte de todos os utilizadores interessados.
- A cultura, os valores contabilísticos e o julgamento profissional dos preparadores e dos revisores/auditores portuguesesPublication . Albuquerque, Fábio; Almeida, Maria do CéuA teoria da relevância cultural da Contabilidade proposta por Gray (1988) destaca a ligação dos valores contabilísticos com as práticas que se materializam na forma, conteúdo e características qualitativas apresentadas no relato financeiro. Mais recentemente, a nova Estrutura Conceptual, em fase de elaboração conjunta pelo FASB e pelo IASB, representa um capítulo de significativo interesse no contexto de aprofundamento do movimento de harmonização contabilística internacional. Esta dissertação analisa a classificação atribuída por Gray (1988) a Portugal, com base nos valores contabilísticos identificados para os preparadores e revisores/auditores da informação financeira. Este trabalho passa ainda por analisar o julgamento destes profissionais relativamente à importância e entendimento dos conceitos relacionados com as características qualitativas e os constrangimentos à informação, tal como submetidos à discussão pública no âmbito do projecto da nova Estrutura Conceptual. Os dados foram recolhidos a partir de um questionário conduzido a uma amostra de 80 Técnicos Oficiais de Contas e 80 Revisores Oficiais de Contas, posteriormente submetidos a testes não-paramétricos e a técnicas de análise multivariada. Os resultados encontraram um forte apoio para o valor contabilístico do controlo estatutário, um razoável apoio para a uniformidade e o conservadorismo e um fraco apoio para o secretismo, sugerindo uma reclassificação do país ou a redefinição de tais valores. Por outro lado, embora tenham sido encontradas diferenças significativas entre os preparadores e os revisores/auditores relativamente à importância dos conceitos relacionados com as características qualitativas e os constrangimentos à informação, não foram encontradas diferenças significativas relativamente ao entendimento de tais conceitos por parte dos referidos profissionais. Pretende-se que esta dissertação e posteriores desenvolvimentos deste estudo ajudem a considerar a importância dos aspectos subjectivos relacionados com a qualidade da informação no processo de relato financeiro.
- A divulgação de informação sobre planos de benefícios de reforma em Portugal e a sua relação com o endividamento: Uma análise do PSI geralPublication . Pereira, Helena Sofia Gomes; Almeida, Maria do Céu; Caldeira, Osvaldo VisitaçãoOs sistemas de pensões existentes, nomeadamente a Segurança Social e a Caixa Geral de Aposentações, encontram-se em sérias dificuldades financeiras e físicas. Tendo em conta esta problemática e a responsabilidade das empresas na vida pós-activa dos seus empregados, pretende-se verificar a atenção dada ao nível do relato financeiro pelas entidades cotadas na Euronext Lisboa (PSI geral). Pretende-se assim estudar, através da análise dos relatórios e contas, a divulgação da informação relativa aos planos de benefícios de reforma e a sua relação com factores explicativos desta, nomeadamente o endividamento. Para o efeito foram utilizadas numa primeira fase técnicas de análise univariada e, posteriormente, a análise bivariada, a regressão linear e a análise de variância (ANOVA). Os resultados empíricos, entre 2005 e 2008, sugerem que as empresas aumentaram em 7% o seu nível de divulgação de informação sobre planos de benefícios de reforma, tendo sido validadas as hipóteses de investigação que relacionam a divulgação efectuada com os factores explicativos.
- Impacto da adopção das IAS/IFRS no capital próprio e no resultado líquido nas empresas portuguesas cotadasPublication . Gomes, Lídia Maria; Almeida, Maria do CéuCom a aprovação do Regulamento (CE) n.º 1606/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia, todas as sociedades com valores mobiliários admitidos à cotação num mercado regulamentado ficaram obrigadas a preparar e apresentar as Demonstrações Financeiras Consolidadas de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade (IAS/IFRS), emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB). A identificação dos principais impactes nas Demonstrações Financeiras decorrentes da transição dos normativos nacionais para o normativo do IASB, tem vindo a ser estudada e está presente na literatura nacional e internacional de referência. Estes estudos, feitos na sua grande maioria a partir da análise à informação constante nas bases de dados internacionais, incidem essencialmente sobre empresas de grande dimensão, cotadas, operacionalmente internacionalizadas, auditadas pelas principais empresas internacionais de auditoria e, por isso, condicionadas à adopção das IAS/IFRS desde Janeiro de 2005. Considerando esses pressupostos, o presente estudo tem como objectivo principal analisar os impactes da adopção das IAS/IFRS no capital próprio e no resultado líquido das empresas portuguesas cotadas, no exercício de 2005. Os resultados obtidos permitem quantificar os impactes registados quer nos capitais, quer nos resultados. Apenas as normas: IFRS 3, IAS 40 e IAS 36 tiveram, simultaneamente, impacte positivo nos capitais próprios e nos resultados líquidos das empresas analisadas.
- Importância das medidas da perspectiva de aprendizagem e crescimento do balanced scorecard nos hotéis portugueses de 4 e 5 estrelasPublication . Domingos, Alexandra Margarida Clemente Rodrigues; Almeida, Maria do Céu; Francisco, Rui BorgesO objectivo desta dissertação é analisar se os modelos de desempenho dos recursos humanos, baseados no Balanced Scorecard (BSC), influenciam positivamente a performance dos hotéis portugueses de quatro e cinco estrelas. O estudo foi desenvolvido com base em entrevistas a especialistas da área e através do envio de um questionário aos directores hoteleiros, abrangendo uma amostra de 103 respostas, que foram analisadas estatisticamente e tratadas pela análise univariada e multivariada (análise factorial e análise de consistência interna). Posteriormente, foi desenvolvido um projecto de modelo de medição do desempenho dos recursos humanos, utilizando o modelo de equações estruturais. Destas análises, verificou-se a necessidade de um modelo com as características do BSC para medir o desempenho dos recursos humanos, sendo os indicadores de motivação, empowerment e alinhamento aqueles que reúnem maior interesse, porque influenciam positivamente o controlo e a motivação dos colaboradores através de ferramentas como a capacidade de motivação e o esforço de formação para a motivação.