Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
738.35 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O objectivo desta dissertação é analisar se os modelos de desempenho dos recursos humanos, baseados no Balanced Scorecard (BSC), influenciam positivamente a performance dos hotéis portugueses de quatro e cinco estrelas.
O estudo foi desenvolvido com base em entrevistas a especialistas da área e através do envio de um questionário aos directores hoteleiros, abrangendo uma amostra de 103 respostas, que foram analisadas estatisticamente e tratadas pela análise univariada e
multivariada (análise factorial e análise de consistência interna). Posteriormente, foi desenvolvido um projecto de modelo de medição do desempenho dos recursos humanos, utilizando o modelo de equações estruturais.
Destas análises, verificou-se a necessidade de um modelo com as características do BSC para medir o desempenho dos recursos humanos, sendo os indicadores de motivação, empowerment e alinhamento aqueles que reúnem maior interesse, porque influenciam
positivamente o controlo e a motivação dos colaboradores através de ferramentas como a capacidade de motivação e o esforço de formação para a motivação.
Description
Mestrado em Contabilidade
Keywords
Turismo Sector hoteleiro Balanced scorecard BSC Aprendizagem e Crescimento Avaliação de desempenho Colaboradores