ESCS - Escola Superior de Comunicação Social
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESCS - Escola Superior de Comunicação Social by advisor "Batista, Manuel José Marques"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Merchandising e comunicação visual: uma aplicação na sinalética nos pontos de venda ALDI SupermercadosPublication . Serra, Adriana Braga; Batista, Manuel José MarquesA ALDI é uma das principais empresas comerciais de retalho da Europa. Na Alemanha, são líderes no segmento discount e o número um em promoções. Em todo o mundo, o discount está a ganhar quota de mercado ao restante retalho. Dados de um estudo da Boston Consulting Group feito em 14 países, incluindo Portugal, demonstra que a quota de mercado do discount cresceu de 12% para 18%, entre 2000 e 2015, continuando a crescer ao longo destes anos. As lojas de discount estão a abrir maiores pontos de venda, a oferecer funcionalidades inovadoras, a alargar as suas gamas de produtos frescos e orgânicos e a comercializar marcas próprias que desafiam cada vez mais as marcas principais dos fabricantes. Mas, de todo este crescimento do qual a ALDI também padece, umas das questões que se levanta é a sua simples estratégia de ter uma seleção de produtos mínima e economizar na própria loja, com a decoração, publicidade ou mesmo no armazenamento dos produtos, para que toda a economia possa ser revertida para o consumidor final, tendo assim preços aliciantes para os mesmos. Esta simples estratégia, num contexto concorrencial cada vez mais complexo e com o crescimento cada vez maior, já não é viável. Neste sentido o presente relatório de estágio incide na melhoria de uma técnica de merchandising, mais concretamente, a sinalética nos pontos de venda dos supermercados ALDI, tendo como objetivo melhorar o aspeto visual dentro da loja, mas acima de tudo facilitar a compra para os seus clientes. O estágio com a duração de três meses decorreu no departamento de marketing da ALDI Portugal, Supermercados. Com o estágio foi possível aferir toda a envolvente organizacional necessária para poder implementar a estratégia de marketing nas lojas. A implementação do plano de ação permitirá à empresa melhorar a sua comunicação visual nos pontos venda para os seus clientes, e consequentemente proporcionará uma melhoria no volume de vendas. Os principais resultados para este relatório de estágio serão tornar as lojas visualmente mais organizadas para a realização das compras pelos clientes; facilitar a identificação da localização dos produtos; criar mais luminosidade dentro da loja e tornar visualmente mais harmoniosa toda a informação a constar nas peças da loja.
- Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-MarPublication . Gonçalves, João Sérgio Pinho; Batista, Manuel José MarquesO SC Beira-Mar é o mais reconhecido clube da região de Aveiro e dos mais icónicos a nível nacional. Com quase 100 anos de existência, tenta nos dias de hoje voltar a erguer-se depois de ter sofrido uma grave crise que deixou o clube completamente desfalcado. Para tal, conta não só com quem trabalha no clube, mas também com a ajuda dos adeptos, pais, voluntários e, neste caso, estagiários. Este relatório diz respeito ao estágio curricular realizado na Secção de Basquetebol do SC Beira Mar, durante o período de 4 meses. Estágio esse que permitiu aliar a via académica aquilo que é a realidade de uma organização desportiva e a maneira como esta atua, de forma a conseguir desenvolver um plano, ações, iniciativas e ideias de marketing que possam melhorar a secção de Basquetebol do SC Beira-Mar. O objetivo deste trabalho é averiguar que técnicas, estratégias e ações de marketing podem ser levadas a cabo de forma a melhorar e otimizar a secção de basquetebol do SC Beira-Mar. A metodologia aplicada foi um estudo (inquérito por questionário) junto do público e, posteriormente, a uma proposta de plano de ação para a secção de basquetebol do SC Beira-Mar. A elaboração deste relatório permitiu perceber o potencial, a nível comunicacional e da aplicação da vertente marketing que esta modalidade detém no distrito de Aveiro, principalmente no que toca ao SC Clube Beira Mar e à sua secção de basquetebol.