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- Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-MarPublication . Gonçalves, João Sérgio Pinho; Batista, Manuel José MarquesO SC Beira-Mar é o mais reconhecido clube da região de Aveiro e dos mais icónicos a nível nacional. Com quase 100 anos de existência, tenta nos dias de hoje voltar a erguer-se depois de ter sofrido uma grave crise que deixou o clube completamente desfalcado. Para tal, conta não só com quem trabalha no clube, mas também com a ajuda dos adeptos, pais, voluntários e, neste caso, estagiários. Este relatório diz respeito ao estágio curricular realizado na Secção de Basquetebol do SC Beira Mar, durante o período de 4 meses. Estágio esse que permitiu aliar a via académica aquilo que é a realidade de uma organização desportiva e a maneira como esta atua, de forma a conseguir desenvolver um plano, ações, iniciativas e ideias de marketing que possam melhorar a secção de Basquetebol do SC Beira-Mar. O objetivo deste trabalho é averiguar que técnicas, estratégias e ações de marketing podem ser levadas a cabo de forma a melhorar e otimizar a secção de basquetebol do SC Beira-Mar. A metodologia aplicada foi um estudo (inquérito por questionário) junto do público e, posteriormente, a uma proposta de plano de ação para a secção de basquetebol do SC Beira-Mar. A elaboração deste relatório permitiu perceber o potencial, a nível comunicacional e da aplicação da vertente marketing que esta modalidade detém no distrito de Aveiro, principalmente no que toca ao SC Clube Beira Mar e à sua secção de basquetebol.
- A grande reportagem na Antena 1Publication . Simões, Edgar da Silva; Lopes, Anabela de SousaO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. A investigação resulta de três meses de estágio curricular na direção de informação da Antena 1 e tem como tema central a grande reportagem na rádio pública. Antes de nos debruçarmos sobre o objeto de estudo deste trabalho, traçamos noções importantes sobre o serviço público, a rádio, a linguagem radiofónica e a reportagem. A literatura recolhida será essencial para, numa segunda fase deste estudo, situarmos a Grande Reportagem Antena 1 no contexto da rádio pública. Iremos identificar a sua linha editorial, a forma como se organiza, a sua extensão digital e quem são os repórteres que lhe dão vida. Na última fase da investigação, acompanhamos as rotinas de produção de ‘Diálogos entre a vida e a morte’ uma grande reportagem de Rita Colaço. Nesta etapa, e recorrendo à observação realizada na redação e no terreno, pretendemos perceber como é produzida uma grande reportagem com o selo Antena 1 e analisá-la enquanto peça jornalística. Queremos desconstruir a narrativa, revelando o jogo de elementos sonoros e sua função na criação da mensagem radiofónica. Ao mesmo tempo que nos focamos na Grande Reportagem Antena 1, este trabalho pretende, em simultâneo, contribuir com reflexões significativas sobre a grande reportagem radiofónica e sobre o serviço público de rádio em Portugal.
- Os trabalhos para casa (TPC) no ensino remoto de emergênciaPublication . Breda, Inês Sofia Cardoso; Cardoso, AdrianaO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. O relatório encontra-se organizado em duas partes. Na primeira parte, apresenta-se uma análise crítica e reflexiva do período de observação, intervenção e avaliação pedagógica desenvolvido nos contextos do 1.º e do 2.º CEB. Na segunda parte, apresenta-se um estudo sobre o tema “Os Trabalhos Para Casa (TPC) no Ensino Remoto de Emergência”. Este estudo tem como objetivo geral contribuir para a investigação sobre o processo de realização de TPC no contexto de ensino remoto de emergência. Complementarmente, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (i) caracterizar o processo de realização de TPC dos alunos; (ii) analisar a perceção dos alunos sobre os TPC; (iii) aplicar um programa de intervenção centrado no uso de tecnologias digitais para promover o aumento da taxa de realização de TPC; (iv) avaliar o impacto do programa de intervenção na taxa de realização dos TPC. Para o desenvolvimento do estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza mista. Como instrumentos de recolha de dados, privilegiou-se o inquérito por questionário (online) e a utilização de grelhas de observação para analisar o desempenho dos alunos nos TPC nas áreas disciplinares de Português e História e Geografia de Portugal. Participaram no estudo 20 alunos do 2.º CEB. O tratamento dos dados foi realizado com recurso ao programa Microsoft Excel. Os resultados do estudo permitem evidenciar o contributo positivo que as tecnologias digitais têm no aumento da taxa de realização dos TPC no ensino remoto de emergência.
- O website como canal de comunicação de sustentabilidade e a sua associação na reputação e valor organizacional: o caso Delta CafésPublication . Carmo, Alline Cristina do; Miranda, Sandra Marisa LopesA comunicação entre os seus diversos fins é amplamente utilizada em sites institucionais das empresas para estabelecer um relacionamento com seus diferentes stakeholders, sobretudo, como meio de divulgar ações organizacionais, incluindo as de responsabilidade social e sustentabilidade, também utilizada estrategicamente na construção de sua imagem. No entanto, através do enquadramento teórico realizado nesta dissertação, certificaram-se opiniões divergentes dos autores em relação à associação que tal comunicação provoca nos públicos, mais especificadamente, nos consumidores. Podendo ser positiva na maioria das vezes, mas, também negativa, caso o consumidor presuma que seja como uma estratégia de interesse próprio. Assim, tais questões foram levadas em consideração e abordadas em pesquisa qualitativa, com análise das estratégias de comunicação, sobretudo as de sustentabilidade no website da Delta Cafés, empresa na qual baseou-se a investigação, e posteriormente em pesquisa quantitativa, por meio de inquérito por questionário, com o objetivo de perceber a associação dessa estratégia na percepção dos consumidores, sobretudo na reputação e valor da marca. O resultado revelou que há associação entre a comunicação de sustentabilidade divulgada no website da organização, com a reputação e o valor da marca, ou seja, um processo estratégico de comunicação sustentado por uma empresa que interfere na perspectiva dos consumidores para com a marca, potencializando suas vatangens competitivas relacioanadas à sua imagem. Além disso, outras percepções foram reveladas com os dados gerados pela pesquisa como, de modo geral os consumidores acreditam que as empresas devem ser mais socialmente responsáveis, mas não percebem as ações na prática. Entretanto, com a Delta Cafés, verificou-se satisfação pela comunicação divulgada, para além de reconhecimento e admiração pela marca.
- Os padrões de repetição no desenvolvimento do pensamento algébrico numa turma de 1.º ano de escolaridadePublication . Alves, Catarina Martins; Brunheira, LinaO presente relatório resulta da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II e emerge de duas intervenções pedagógicas realizadas com uma turma de 1.º ano de escolaridade e com duas turmas do 5.º ano de escolaridade. O estudo que se apresenta foi realizado no 1.º ciclo com o intuito de compreender de que forma é que a exploração de padrões de repetição potencia o desenvolvimento do pensamento algébrico numa turma do 1.º ano de escolaridade. O estudo procurou responder às seguintes questões: (i) Que estratégias adotam os alunos do 1.º ano na identificação de termos distantes em padrões de repetição?; (ii) Que tipo de generalizações, associadas aos padrões de repetição, constroem os alunos do 1.º ano?; e (iii) Que tipo de padrões de repetição se revelaram mais adequados ao trabalho com alunos do 1.º ano?. Dado o objetivo geral do estudo, a metodologia que se revelou mais adequada foi a investigação-ação. A recolha de dados foi realizada através da observação direta e da análise documental, tendo como instrumentos de registo o diário de bordo, de modo a registar os principais acontecimentos decorridos em cada sessão e as produções dos alunos, relativas às resoluções das seis tarefas implementadas. Através da análise da tarefa diagnóstica selecionou-se três alunos com características e desempenhos distintos. As resoluções dos alunos foram analisadas segundo três categorias decorrentes das questões de investigação e que emergiram dos dados. De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que os alunos utilizam com mais regularidade a contagem dos termos do padrão de repetição, para a identificação dos termos distantes. Em relação às generalizações, foram identificadas relações numéricas entre os termos e a sua posição no padrão e entre o número de elementos da unidade de repetição com o padrão. Em suma, a exploração de padrões de repetição promoveu o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos.
- Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridadePublication . Marques, Filipa Taquelim de Oliveira; Silva, Encarnação; Gonçalves, CarolinaO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho visa descrever e analisar de forma reflexiva a prática pedagógica desenvolvida com uma turma do 1.º ano do 1.º CEB e com duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB. Apresenta-se, igualmente, a investigação realizada durante a intervenção no 1.º ano de escolaridade. Considerando a importância que o texto narrativo tem na vida das crianças, o contributo que o contacto com a literatura para a infância pode trazer para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e afetivo das crianças e tendo em conta o contexto, foi desenvolvida uma investigação designada: Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade. A questão orientadora formulada para o estudo foi a seguinte: “Qual o impacto da implementação de uma rotina semanal de reconto no desenvolvimento da competência narrativa de alunos de 1.º ano de escolaridade?”. No âmbito da investigação, foi levada a cabo uma intervenção didática que compreendeu a implementação de uma rotina semanal de reconto e foi organizado um corpus constituído por recontos orais, recolhidos antes e depois da intervenção. Face ao objeto de estudo, optou-se por uma investigação-ação, de natureza mista, com recurso à observação participante, observação indireta e análise documental. Os resultados do estudo permitem confirmar uma evolução positiva no desenvolvimento da competência narrativa oral das crianças, comprovando-se, igualmente, a eficácia do programa de treino do reconto que foi implementado.
- O grupo nominal como indicador de qualidade textualPublication . Seabra, Andreia Filipa Narciso; Ferreira, PatríciaO relatório apresentado é constituído por duas partes correlacionadas: i) descrição, análise crítica e comparativa das práticas desenvolvidas no 1.º e no 2.º CEB e ii) estudo empírico, desenvolvido no 1.º CEB. O estudo empírico decorreu da análise das fragilidades e potencialidades dos alunos, enquadrando-se a temática no projeto de investigação Desenvolvimento e Qualidade textual – O que mudou em duas décadas? (DeQ20). Foi seguido um percurso de investigação-ação, concretizado através de uma diagnose inicial, seguida da operacionalização de uma sequência didática e finalizada por uma avaliação final. A recolha de dados nas várias etapas foi feita através da observação direta e da análise documental. A problemática definida para investigação foi O Grupo Nominal como indicador de qualidade textual, definindo-se como objetivos gerais: A) comparar as produções dos alunos no reconto de “O Pássaro Verde”, de Alice Vieira, com dois corpora (2000 e 2019); B) compreender a viabilidade da aplicação de uma Sequência Didática, como indutor da expansão do grupo nominal; C) desenvolver as competências de produção escrita; D) e caracterizar a qualidade textual das produções dos alunos. Os resultados apontam para a influência da composição dos grupos nominais presentes no texto modelo narrativo na constituição destas estruturas nos recontos feitos pelos alunos, contrastando com os textos descritivos, nos quais, de um modo geral, os grupos nominais foram mais reduzidos e menos ricos. A sequência didática como indutor da expansão e diversificação dos grupos nominais revelou-se adequada, uma vez que, globalmente, se verificou uma maior eficácia descritiva, garantida pela expansão do grupo nominal. Registaram-se progressos na produção escrita, nas etapas de planificação e textualização, ficando o impacto da intervenção sobre a etapa da revisão aquém do esperado. Pode concluir-se que o Grupo Nominal é, de facto, um indicador de qualidade textual, potenciando a eficácia descritiva incluída nas produções textuais.
- Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunosPublication . Isabel, Inês Alexandra Batalha; Figueira, ConceiçãoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste trabalho, numa primeira parte são descritos e analisados de forma reflexiva os períodos de observação e intervenção nos contextos de 1.º e 2.º CEB. A Prática do 1.º CEB, desenvolvida numa turma de 4.º ano de escolaridade, decorreu numa instituição de ensino pública, situada na periferia da cidade de Lisboa, mais precisamente na freguesia dos Olivais. A Prática do 2.º CEB foi realizada em duas turmas de 5.º ano de escolaridade, também numa instituição de ensino pública, na freguesia de Telheiras. Na segunda parte do presente relatório é apresentado um estudo realizado no contexto da PES II, denominado por Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos. Esta investigação, realizada numa turma de 4.º ano de escolaridade, foi desenvolvida com o intuito de estudar os processos de autonomização e responsabilização dos alunos durante o Conselho de Cooperação Educativa. Para tal formularam-se três objetivos específicos: i) Identificar os temas abordados pelos alunos do Diário de Turma; ii) Descrever o modo como os temas/assuntos expressos no Diário de Turma são resolvidos em Conselho de Cooperação Educativa; e iii) Caracterizar as competências desenvolvidas pelos alunos durante o Conselho de Cooperação Educativa. Em conformidade com o objeto de estudo, utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, recorrendo a diversas técnicas de recolha de dados, designadamente a observação direta e participante, as notas de campo e a análise documental. Quanto ao tratamento de dados, foram seguidos os procedimentos propostos por Bardin (2013). Os resultados deste estudo permitiram identificar o Conselho de Cooperação Educativa como uma dinâmica de sala de aula promotora de momentos de reflexão e cooperação, que contribuem para o desenvolvimento de competências de autonomia e responsabilização dos alunos.
- O poder da embalagem na prateleira: o caso dos cereais de pequeno-almoçoPublication . Simões, Adriana Pereira; Silvestre, Cláudia Marisa Vasconcelos; Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira doNos últimos anos, o consumidor tem influenciado a forma como as empresas comunicam e vendem os seus produtos. Com mercados cada vez mais exigentes, competitivos e dinâmicos, torna-se cada vez mais difícil atrair a atenção do consumidor, tendo este à sua disponibilidade uma diversidade de produtos com as mesmas funcionalidades. Neste sentido é crucial perceber quais os fatores preponderantes no momento de decisão de compra de um produto. Para a presente dissertação foi selecionada uma categoria alimentar – cereais de pequeno almoço – por ser um produto familiar e de consumo rotineiro, mas também por ser uma opção que sofreu, nos últimos anos, atualizações, seja ao nível da receita, da embalagem, da comunicação de produto, entre outros. No âmbito desta investigação, foi desenvolvido um inquérito por questionário online, focado nesta categoria alimentar. Com uma amostra de 335 inquiridos, foi possível contribuir com inputs sobre os motivos que incentivam o consumidor à compra de um produto em detrimento de outro. Os resultados do inquérito por questionário permitiram confirmar nove das treze hipóteses da investigação, sendo a experiência anterior, o sabor, a conveniência, a embalagem, o rótulo alimentar, o preço, a estratégia promocional, a comunicação, a embalagem sustentável e a pandemia são fatores considerados pelo consumidor no momento de decisão de compra de cereais de pequeno-almoço.
- Esquemas conceptuais e desenvolvimento de competências de comunicação em História e Geografia no 2.º CEBPublication . Valinhas, Inês de Almeida; Dias, AlfredoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES) II, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, com o objetivo de descrever e analisar as práticas desenvolvidas nas intervenções realizadas em contexto do 1.º e 2.º Ciclo. O estudo desenvolvido no presente relatório centrou-se numa turma do 6.º ano de escolaridade no 2.º CEB. Como tal, realizou-se um estudo através das práticas implementadas e desenvolvidas durante o período de intervenção, recorrendo a metodologias quantitativas. De forma a responder às seguintes questões: (i) analisar a capacidade de mobilização do vocabulário histórico-geográfico nos momentos de avaliação sumativa; (ii) analisar o desempenho dos alunos durante o período de intervenção educativa na aplicação dos conceitos histórico-geográficos; (iii) reconhecer o papel que os esquemas conceptuais assumem no desenvolvimento de competências comunicativas em História e Geografia, enquanto recurso de sistematização do conhecimento. Recorremos a uma metodologia mista, com base em técnicas quantitativas e qualitativas e, realizou-se a análise dos dados obtidos, tendo-se concluído que a elaboração de mapas conceptuais permite aos alunos, não só a sistematização dos conceitos histórico-geográficos, como a comunicação naquelas duas áreas do saber. No entanto, é necessário ter em conta as características de um estudo desta natureza tendo em conta as limitações nomeadamente situação pandémica em que este foi desenvolvido.
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