ESELx - Capítulos ou partes de livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Capítulos ou partes de livros by advisor "Silva, Maria João"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Melhorar a qualidade do ar interior numa escola básica com jardim de infânciaPublication . Bagulho, José Dias; Silva, Maria João; Sarreira, PedroCom este trabalho pretende-se transmitir conhecimento à população escolar sobre as questões que envolvem a Qualidade do Ar Interior (QAI) numa escola EB1 com J.I. e simultaneamente dotar os intervenientes de ferramentas que lhes permitam uma ação de cidadania interventiva que resulte numa melhoria do QAI da escola. Pretende-se também criar nos participantes, a vontade de alterar comportamentos menos corretos valorizando e sistematizando a adoção de novas práticas potenciadoras da promoção de uma boa QAI na escola. O diagnóstico revelou a inexistência de um conjunto de normas e procedimentos para ventilar as salas de aula e que a renovação do ar interior era feita de acordo com a procura de conforto térmico por parte do docente. Neste diagnóstico, foram feitos inquéritos aos docentes para aferir os seus hábitos relacionados com a ventilação natural da sala, foram medidas e analisadas as concentrações de CO2 existentes na sala com e sem ocupantes e verificada a aberturas de janelas e portas. A implementação do plano de ação, foi fortemente condicionada devido à pandemia por COVID-19, tendo terminado presencialmente em julho de 2020. As tarefas das crianças incluíram a observação de vídeos a resposta a inquéritos, a medição da QAI com sensores, a elaboração de desenhos e a criação de regras para garantir uma boa QAI. A qualidade dos trabalhos produzidos e as propostas apresentadas constituem um indicador de que esta temática os sensibilizou, interessou e despertou um sentido interventivo nas crianças. Foi verificado também que as atividades poderão ter suscitado maior interesse nas crianças do pré-escolar e 1º e 2º ano do que nas de 3º e 4º ano de escolaridade. Ao longo de todo o estudo e através das ações de Educação Ambiental desenvolvidas, e dos resultados apresentados, ficou evidenciado que a estratégia concebida e implementada foi um motor possível e eficaz de consciencialização e agência desta população para a promoção da QAI nesta escola. No ano letivo 2020/21, a promoção da QAI, está presente no Plano Geral de Atividades desta escola participante com a apresentação em todas as turmas dos dois filmes deste Projeto e uma pequena sessão formativa para os docentes.