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Melhorar a qualidade do ar interior numa escola básica com jardim de infância

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Abstract(s)

Com este trabalho pretende-se transmitir conhecimento à população escolar sobre as questões que envolvem a Qualidade do Ar Interior (QAI) numa escola EB1 com J.I. e simultaneamente dotar os intervenientes de ferramentas que lhes permitam uma ação de cidadania interventiva que resulte numa melhoria do QAI da escola. Pretende-se também criar nos participantes, a vontade de alterar comportamentos menos corretos valorizando e sistematizando a adoção de novas práticas potenciadoras da promoção de uma boa QAI na escola. O diagnóstico revelou a inexistência de um conjunto de normas e procedimentos para ventilar as salas de aula e que a renovação do ar interior era feita de acordo com a procura de conforto térmico por parte do docente. Neste diagnóstico, foram feitos inquéritos aos docentes para aferir os seus hábitos relacionados com a ventilação natural da sala, foram medidas e analisadas as concentrações de CO2 existentes na sala com e sem ocupantes e verificada a aberturas de janelas e portas. A implementação do plano de ação, foi fortemente condicionada devido à pandemia por COVID-19, tendo terminado presencialmente em julho de 2020. As tarefas das crianças incluíram a observação de vídeos a resposta a inquéritos, a medição da QAI com sensores, a elaboração de desenhos e a criação de regras para garantir uma boa QAI. A qualidade dos trabalhos produzidos e as propostas apresentadas constituem um indicador de que esta temática os sensibilizou, interessou e despertou um sentido interventivo nas crianças. Foi verificado também que as atividades poderão ter suscitado maior interesse nas crianças do pré-escolar e 1º e 2º ano do que nas de 3º e 4º ano de escolaridade. Ao longo de todo o estudo e através das ações de Educação Ambiental desenvolvidas, e dos resultados apresentados, ficou evidenciado que a estratégia concebida e implementada foi um motor possível e eficaz de consciencialização e agência desta população para a promoção da QAI nesta escola. No ano letivo 2020/21, a promoção da QAI, está presente no Plano Geral de Atividades desta escola participante com a apresentação em todas as turmas dos dois filmes deste Projeto e uma pequena sessão formativa para os docentes.
Abstract The purpose of this work is to provide information to the school population about the issues that involve Indoor Air Quality (IAQ) in a EB1 School with J.I. and, at the same time, to supply the participants with tools that allow them to participate in an interventive citizenship that results in an improvement in the school's QAI. It is also intended to create in the participants the desire to change less correct behaviors, valuing and systematizing the adoption of new practices that encourage the promotion of a good IAQ at school. The diagnosis revealed the lack of a set of rules and procedures for classroom ventilation and the renovation of the indoor air was done according to the demand for the teacher’s thermal comfort. In this diagnosis, surveys were made to teachers to assess their habits related to the natural ventilation of the classroom, the CO2 concentrations in the room with and without occupants were measured and analyzed and the openings of windows and doors were checked. The implementation of the action plan was heavily conditioned due to the COVID-19 pandemic, having the classroom activities ended in July 2020. The children's tasks included watching videos, responding to surveys, measuring IAQ with sensors, preparing drawings and the creation of rules to guarantee a good IAQ. The quality of the works produced and the proposals presented are an indicator that this theme has sensitized, interested and stimulated an interventionist sense in children. It was also found that the activities may have produced greater interest in pre-school and in the1st and 2nd year children than in the 3rd and 4th year students. Throughout the study, the Environmental Education actions developed, and through the presented results, it was demonstrated that the strategy conceived and implemented was a possible and effective engine of awareness and agency of this population for the promotion of IAQ in this school. In the academic year 2020/21, the promotion of IAQ is present in the General Plan of Activities of this school with the presentation in all classes of the two films of this Project and a short training session for teachers.

Description

Projeto de intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Ambiental

Keywords

Educação básica Educação pré-escolar Educação ambiental Qualidade do ar interior Ventilação natural Interior air quality Environmental education Kindergarden education Basic education Natural ventilation

Citation

Bagulho, B. J. D. (2021). Melhorar a qualidade do ar interior numa escola básica com jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/13061

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Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

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