Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Melhorar a qualidade do ar interior numa escola básica com jardim de infânciaPublication . Bagulho, José Dias; Silva, Maria João; Sarreira, PedroCom este trabalho pretende-se transmitir conhecimento à população escolar sobre as questões que envolvem a Qualidade do Ar Interior (QAI) numa escola EB1 com J.I. e simultaneamente dotar os intervenientes de ferramentas que lhes permitam uma ação de cidadania interventiva que resulte numa melhoria do QAI da escola. Pretende-se também criar nos participantes, a vontade de alterar comportamentos menos corretos valorizando e sistematizando a adoção de novas práticas potenciadoras da promoção de uma boa QAI na escola. O diagnóstico revelou a inexistência de um conjunto de normas e procedimentos para ventilar as salas de aula e que a renovação do ar interior era feita de acordo com a procura de conforto térmico por parte do docente. Neste diagnóstico, foram feitos inquéritos aos docentes para aferir os seus hábitos relacionados com a ventilação natural da sala, foram medidas e analisadas as concentrações de CO2 existentes na sala com e sem ocupantes e verificada a aberturas de janelas e portas. A implementação do plano de ação, foi fortemente condicionada devido à pandemia por COVID-19, tendo terminado presencialmente em julho de 2020. As tarefas das crianças incluíram a observação de vídeos a resposta a inquéritos, a medição da QAI com sensores, a elaboração de desenhos e a criação de regras para garantir uma boa QAI. A qualidade dos trabalhos produzidos e as propostas apresentadas constituem um indicador de que esta temática os sensibilizou, interessou e despertou um sentido interventivo nas crianças. Foi verificado também que as atividades poderão ter suscitado maior interesse nas crianças do pré-escolar e 1º e 2º ano do que nas de 3º e 4º ano de escolaridade. Ao longo de todo o estudo e através das ações de Educação Ambiental desenvolvidas, e dos resultados apresentados, ficou evidenciado que a estratégia concebida e implementada foi um motor possível e eficaz de consciencialização e agência desta população para a promoção da QAI nesta escola. No ano letivo 2020/21, a promoção da QAI, está presente no Plano Geral de Atividades desta escola participante com a apresentação em todas as turmas dos dois filmes deste Projeto e uma pequena sessão formativa para os docentes.
- As caraterísticas mais valorizadas no conteúdo produzido pelos YouTubers de moda, beleza e lifestyle, em PortugalPublication . Ferreira, Ana Catarina Figueiredo; Pina, Helena FigueiredoA sociedade em que nos inserimos hoje é resultado de um avanço tecnológico constante e necessário, e que se efetuou previsível com a evolução dos tempos. Se há 15 anos nos dissessem que estaríamos hoje perante formas de comunicação, promoção, divulgação (e tantos outros) como aquelas a que atualmente temos acesso, provavelmente não acreditaríamos. Mas é aí que está “magia” da evolução. Alterou-se o tipo de relações entre pessoas e as ambições passaram também a ser outras. Aqueles que nos fazem querer ter e ser deixaram de estar distantes e de ser aspirações impossíveis e identificam-se como sendo iguais a “nós”. Criou-se uma proximidade entre a marca e o seu público, mediada, em muitos casos, por pessoas cuja credibilidade e influência é muitas vezes momentânea e por fases. Falamos de influenciadores digitais ou celebridades online. E, consequentemente, da importância de aferir como e o porquê desta influência perdurar no tempo e designar-se, a longo prazo, uma estratégia duradoura para as marcas que decidem investir na mesma. O YouTube, por si só, sempre teve um impacto significativo devido a tudo aquilo que permite e por ser uma plataforma inovadora. Atualmente, e devido ao seu crescimento exponencial (no mundo, como em Portugal), justificado pelas diversas utilizações e fins que possibilita, ganhou uma importância que se considera relevante analisar. Por essa razão, neste trabalho propusemo-nos a perceber de que forma o YouTube pode, efetivamente, ser uma mais valia para criar valor, através dos influencers, por meio do conteúdo oferecido por estes a nível nacional. Para tal, focar-nos-emos no segmento de Moda, Beleza e Lifestyle, género de conteúdo que ocupa um lugar de destaque no que diz respeito aos vídeos disponibilizados e consumidos na plataforma. Assim, pretendeu-se estudar as características predominantes deste conteúdo, de forma a produzir conhecimento útil e valioso para a área, através de uma pesquisa exploratória, com recurso ao método qualitativo por meio de uma análise de conteúdo. Concluiu-se que existem fatores que influenciam a recetividade, o sucesso e o interesse, sendo importante ter isto em conta antes da criação de conteúdo na plataforma.
- PopStore Magazine: Plano de Content Marketing para o social media YoutubePublication . Sousa, João Bernardo Pires de; Pina, Helena FigueiredoA disseminação dos serviços de streaming e a acessibilidade facilitada a milhares de conteúdos e as novas produções criaram o ambiente ideal para que em Portugal o mundo do cinema e das séries alargasse o seu público. Nos últimos anos é claro o envolvimento do grande público com a cultura pop e, consequentemente, o interesse por merchandising relacionado com esta manifestação cultural tem vindo a aumentar. A emergência do novo consumidor e o avanço das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) que fez surgir novas plataformas de comunicação, refletiram-se na menor eficácia das estratégias exclusivamente baseadas na publicidade convencional. Este novo panorama levou à reformulação da atuação das marcas que têm vindo a apostar em estratégias de Inbound Marketing em contraposição ao Outbound Marketing. O Content Marketing como ferramenta do Inbound Marketing A marca PopStore é uma loja online que comercializa produtos de merchandising de filmes, séries, videojogos e bandas de música que também marca presença em diversos eventos de cultura pop em Portugal. Este projeto centra-se na elaboração de uma estratégia de Content Marketing para a PopStore – marca de merchandising de cultura pop. Tem como objetivos: (1) aumentar os níveis de awareness da marca; (2) demarcá-la da concorrência; (3) torná-la na marca de referência do merchandising de cultura pop a atuar em Portugal. De forma a sustentar o projeto, foi realizado um inquérito a uma amostra de 90 indivíduos cujo universo é residentes em Portugal que subscrevem serviços de streaming. Dos 90 inquiridos, 93,3% afirma ter como hobby assistir filmes e séries, ou seja, a grande maioria dos respondentes fazem parte do público-alvo da marca. A análise dos resultados permitiu sustentar o desenho do projeto pois foi fundamental para o reconhecimento de oportunidades que devem ser exploradas. No sentido de desenvolver uma estratégia de Content Marketing para a PopStore, o projeto consiste num programa em formato de magazine de cinema para o canal de Youtube da marca.