ESCS - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESCS - Dissertações de Mestrado by advisor "Barros, João Avelino Soares"
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- Divulgação do Muay Thai em Portugal: plano de content marketing para a rede social youtubePublication . Chitas, João Pedro Oliveira; Barros, João Avelino SoaresO muay thai, enquanto arte marcial e modalidade desportiva, carece ainda de algum reconhecimento em Portugal. Para além deste facto, é importante referir que existem outras modalidades de combate presentes há mais tempo na mente dos portugueses, merecendo inclusivamente maior destaque por parte dos media, sendo por isso necessário divulgar a modalidade, através da apresentação das suas especificidades e características diferenciadoras. Nesse sentido, o presente projeto destina-se à divulgação do muay thai em Portugal, através do desenvolvimento de conteúdos vídeo para um canal do Youtube da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muay Thai. O projeto é composto por uma componente teórica e uma prática, sendo a primeira a contextualização das temáticas envolvidas e a segunda a parte empírica do desenvolvimento do projeto (das ideias iniciais à fase conclusiva do projeto, onde se pretende concluir com a criação de conteúdos para o canal de Youtube). Com este projeto, o mestrando pretende compreender até que ponto uma abordagem distinta do desporto, enquanto forma de entretenimento, poderá surtir efeitos positivos na divulgação e afirmação de uma modalidade desportiva. Como é que o Youtube, utilizado como uma plataforma de partilha de informação e conteúdo, será capaz de impactar os indivíduos e de que forma poderá permitir que estes se relacionem de forma mais intensa com uma atividade ou um desporto? Como resultado, espera-se um aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos, na área de Publicidade e Marketing.
- Motivações subjacentes à compra online: o caso da ZaraPublication . Tempéra, Ana Isabel Albuquerque da Cunha; Miranda, Sandra Marisa Lopes; Barros, João Avelino SoaresA crescente utilização e evolução da internet veio alterar a forma como as empresas e as pessoas se apropriam deste meio, dando origem ao crescimento do comércio eletrónico. Hoje, a partir de casa o utilizador tem a capacidade de efetuar múltiplas transações e de adquirir todo o tipo de produtos através de poucos cliques sem ter de abdicar do conforto do seu lar. O setor da moda centra cada vez mais o seu negócio no comércio eletrónico, procurando uma extensão da comunicação que faz através das suas lojas físicas. Oferece cada vez mais serviços que complementam a experiência real do utilizador. Este tipo de comércio permite assim, que as marcas se tornem mais versáteis, que acompanhem as tendências e que deem resposta às necessidades dos seus consumidores. Tendo por base o conceito de comércio eletrónico e a sua envolvente, a presente dissertação centra-se nas motivações de compra associadas à aquisição de vestuário online. Utilizando como base para a investigação o estudo de caso da Zara, pretendendo ajudar a compreender quais as motivações subjacentes a este tipo de compra nesta insígnia e qual a relevância que as mesmas têm na intenção de compra do consumidor. Neste sentido e respeitando o método quantitativo, foi desenvolvido um trabalho de investigação, que permitiu analisar de forma consistente os dados obtidos através de um questionário a uma amostra de 417 indivíduos. As análises efetuadas permitem concluir que as motivações que mais influenciam a intenção de compra desta amostra são o preço, a notoriedade da marca e também a conveniência das lojas. A atualidade do tema e a abundante existência de literatura científica sobre as questões aqui abordadas justificam o interesse – particularmente, para a área do marketing e da publicidade – deste estudo, que abre portas a uma importante reflexão sobre o contributo das motivações para a compra online.
- Proposta de Comunicação para a marca de leite Nova AçoresPublication . Serrão, Manuel Stock; Barros, João Avelino Soares; Correia, RosárioEste projeto insere-se na área da Publicidade, visando encontrar uma solução de comunicação para uma marca em específico: a Nova Açores, marca do setor dos lacticínios em Portugal. Cada vez menos pessoas consomem leite, logo, para manter o nível de consumo, as marcas viram-se forçadas a responder a este problema, apresentando leites de origens de produção mais sustentáveis e amigas do ambiente, entre outros. A Nova Açores apresenta várias alternativas ao leite normal, entre os quais o leite “Pastagem”, produto ecológico que representa um pequeno segmento em crescimento desde 2015. Com o intuito de tornar a marca mais competitiva no mercado, apresenta-se uma solução comunicacional. Para o desenvolvimento deste projeto foi abordada a teoria publicitária, desde meados do século XX até à atualidade. Seguidamente, foi aprofundada a realidade-alvo: a marca, o mercado e seus envolventes. Por fim, foi planeada e executada uma Investigação de Suporte. A Investigação de Suporte recorreu ao método quantitativo de inquérito por questionário, na qual os objetivos foram: compreender a notoriedade da marca; aferir as motivações de compra dos consumidores; verificar a perceção da marca por parte do público-alvo. As conclusões da Investigação de Suporte sustentaram as escolhas criativas da campanha proposta para o problema de comunicação. A campanha foi estruturada com base no quadro teórico.