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- A utilização de Inteligência Artificial em interfaces aplicacionais: fatores determinantes da confiança do utilizadorPublication . Rodrigues, Catarina Inês Spínola; Montargil, Filipe; Santos, VítorA presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Audiovisual e Multimédia, tem como objetivo analisar a confiança percecionada pelos utilizadores como resultado da utilização de princípios de computação afetiva em interfaces aplicacionais com recurso a Inteligência Artificial. A confiança é um dos aspetos mais fundamentais da vida e é frequentemente idealizada como uma propriedade desejável na interação entre qualquer utilizador e a Inteligência Artificial. No entanto, a falta desta é um dos principais obstáculos que impedem o aproveitamento total dos benefícios que a Inteligência Artificial tem para oferecer nas interfaces aplicacionais. A existência de agentes inteligentes que apresentam a capacidade de reconhecer e expressar emoções para aumentar a naturalidade da interação, podem afetar em termos de comportamento de confiança. Por isso, compreender os fatores que influenciam a confiança torna-se uma grande preocupação na interação homem-máquina. A primeira e segunda parte da investigação são dedicadas ao enquadramento teórico e investigativo do tema. Relativamente à terceira parte, centra-se na metodologia de análise. Através de uma abordagem que combina aspetos de metodologia qualitativa e quantitativa (métodos mistos), foi desenvolvido dois chatbots (Anna e Zoe), ambos na área de saúde. Um dos chatbots incorpora, de forma clara, computação afetiva, enquanto o outro não utiliza este método na sua conceção. Esta fase foi também apoiada pela elaboração de um questionário, de modo a validar e expandir os resultados qualitativos com os quantitativos. Tem ocorrido gradualmente um estudo, interesse e desenvolvimento neste ramo. A pesquisa presente na investigação vem comprovar que é completamente fulcral dedicar tempo e esforços a melhorar os chatbots que poderão vir a ser aliados na humanidade, em aspetos fundamentais para a sociedade.
- Flexibilidade tímbrica na flauta transversal: contextualização e abordagem metodológicaPublication . Cancela, Mariana Alexandra Pereira; Inácio, NunoResumo I - O presente relatório descreve o estágio profissional realizado na Escola Profissional da Metropolitana, no ano letivo de 2020/2021. Este foi efetuado em regime de observação, do qual fizeram parte três alunos, dois integram o ensino secundário e um o ensino básico. O Aluno A frequenta o 11º ano, assim como o aluno C, embora se encontrem em níveis díspares. O Aluno B encontra-se no 9º ano. Marina Camponês foi a professora cooperante desta instituição. Esta primeira parte do Relatório de Estágio está dividida em vários capítulos. Em primeiro lugar são apresentadas as expetativas iniciais do Mestrando, onde o mesmo expõe as competências a desenvolver e os seus objetivos para o estágio em questão. Segue-se uma descrição completa da Escola Profissional da Metropolitana (EPM), a qual abrange a sua história, a sua organização, a oferta educativa, o ambiente desta instituição, entre outras questões. Logo depois são explanadas as Práticas Educativas Desenvolvidas, onde se fica a conhecer os alunos que foram objeto de observação, bem como uma descrição das aulas observadas/lecionadas. Por último, é apresentada uma reflexão final do Mestrando, estando presente uma análise crítica à atividade do docente cooperante.
- Fatores contributivos para a boa inserção de uma criança com NEE em JIPublication . Querido, Ana Cristina Pedro Pereira da Silva; Toledo, LeonorO presente relatório enquadra-se no estágio realizado em contexto de jardim de infância (JI), numa sala constituída por 21 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Nesta sala está incluída uma criança com NEE, diagnosticada com Síndrome de Angelman. Este estudo incide na análise, fundamentação e reflexão do trabalho efetuado durante a Prática Profissional Supervisionada II. Tem como principal intenção apresentar a caraterização do contexto da prática pedagógica e compreender “que fatores contribuem para a boa inserção escolar de uma criança com NEE em JI”. Recorreu-se a uma investigação de natureza qualitativa, tendo como abordagem interpretativa o estudo de caso. Todo o relatório tem por base o Movimento da Escola Moderna, refletindo essencialmente sobre a importância da inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais (NEE), com o objetivo de procurar integrar a prática e a observação cuidada, no sentido de conhecer e compreender o contexto educativo, e as perceções de cada um sobre o processo de inclusão da criança com NEE. Perceber também qual o papel do adulto e dos pares na sua participação ativa no JI. Neste sentido, justifiquei todas as minhas escolhas pedagógicas e metodológicas com base nos meus registos diários e nas minhas reflexões semanais que resultaram da minha observação, e ainda com fundamentação teórica com base em literatura especifica. Foi realizada ainda uma entrevista semiestruturada à educadora cooperante de forma a conhecer quais as perceções da mesma em relação ao processo de inclusão desta criança no JI. Possibilitou ainda o desenvolvimento de um percurso que se refletiu na construção de novas aprendizagens e na estrutura da minha profissionalidade enquanto futura educadora de infância.
- Proposta de Comunicação para a marca de leite Nova AçoresPublication . Serrão, Manuel Stock; Barros, João Avelino Soares; Correia, RosárioEste projeto insere-se na área da Publicidade, visando encontrar uma solução de comunicação para uma marca em específico: a Nova Açores, marca do setor dos lacticínios em Portugal. Cada vez menos pessoas consomem leite, logo, para manter o nível de consumo, as marcas viram-se forçadas a responder a este problema, apresentando leites de origens de produção mais sustentáveis e amigas do ambiente, entre outros. A Nova Açores apresenta várias alternativas ao leite normal, entre os quais o leite “Pastagem”, produto ecológico que representa um pequeno segmento em crescimento desde 2015. Com o intuito de tornar a marca mais competitiva no mercado, apresenta-se uma solução comunicacional. Para o desenvolvimento deste projeto foi abordada a teoria publicitária, desde meados do século XX até à atualidade. Seguidamente, foi aprofundada a realidade-alvo: a marca, o mercado e seus envolventes. Por fim, foi planeada e executada uma Investigação de Suporte. A Investigação de Suporte recorreu ao método quantitativo de inquérito por questionário, na qual os objetivos foram: compreender a notoriedade da marca; aferir as motivações de compra dos consumidores; verificar a perceção da marca por parte do público-alvo. As conclusões da Investigação de Suporte sustentaram as escolhas criativas da campanha proposta para o problema de comunicação. A campanha foi estruturada com base no quadro teórico.
- A participação ativa das criançasPublication . Pimenta, Alexandra Filipa Louro; Rosa, ManuelaO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada módulo II (PPS II), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. A PPS II foi realizada num Jardim de Infância (JI) privado em Lisboa, com um grupo de vinte e duas crianças em que as idades estão compreendidas entre os 3 e os 6 anos da idade. Este documento tem como objetivo retratar o percurso percorrido enquanto estagiária durante seis meses de intervenção pedagógica. Inclui uma componente descritiva e reflexiva de toda a ação pedagógica realizada em interação com as crianças, equipa educativa, famílias e restante comunidade educativa. É desenvolvida e retratada também uma componente investigativa sobre uma temática selecionada no decorrer da prática pedagógica. Esta investigação foi desenvolvida numa sala que segue os princípios orientadores do modelo pedagógico Movimento da Escola Moderna, privilegiando assim os princípios defendidos pelo mesmo, que assentam na promoção da participação das crianças através da gestão partilhada do currículo e do ambiente educativo. Neste sentido senti necessidade de aprofundar possíveis estratégias para alcançar um ambiente educativo que colocasse em prática o direito à participação por parte das crianças. Assim, o aprofundamento da temática em estudo permitiu-me clarificar alguns conceitos, nomeadamente o de participação. Possibilitou ainda, ficar a conhecer os diferentes níveis de participação e os elementos que os influenciam. Por outro lado, permitiu-me analisar quais são os instrumentos e momentos da rotina potenciadores ou não de uma participação ativa. Para além disto, verifiquei a potencialidade dos momentos comunicativos no que diz respeito à participação ativa das crianças no ambiente educativo. Como esperado, devido à dimensão do tema, esta problemática deixou vários caminhos em aberto no que diz respeito a ambiente participativos e como promovê-los. O relatório apresenta ainda uma reflexão final onde mais uma vez exponho o meu olhar sobre a construção da minha profissionalidade docente enquanto futura educadora de infância.
- Plano de Comunicação para a Federação de Campismo e Montanhismo de PortugalPublication . Silva, Francisco Ramos; Pina, Helena FigueiredoA FCMP, sigla de Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão coordenar, promover, regulamentar e disciplinar o movimento campista e as atividades de montanha no território nacional. (FCMP, 2020). Desta forma, a FCMP procura atrair simpatizantes do universo campista de forma a conseguir aumentar o seu capital disponível e reinvestir em atividades de interesse para os seus associados. Está também ao encargo da Federação representar perante a Administração Pública os interesses dos seus filiados e assegurar a participação competitiva de Portugal em provas desportivas, campeonatos e taças de campismo e montanhismo. O Turismo de Natureza, o mercado de atuação da FCMP, é uma das áreas que mais tem contribuído para o desenvolvimento do sector do Turismo, resultado das mudanças dos estilos de vida e pela consequente alteração das necessidades e motivações dos turistas. Ademais, verifica-se uma saturação dos destinos turísticos exclusivamente de sol e mar, principalmente pelas gerações mais jovens. O caso português não é exceção, já que Portugal é um destino por excelência para a prática de Turismo de Natureza por possuir uma enorme variedade de paisagens e elevada diversidade de habitats naturais, com condições favoráveis à realização de programas e atividades turísticas com potencial para turistas e populações. O sector do Turismo de Natureza é assim um bom escape para um nicho de mercado: indivíduos que procuram um escape ou o designado unplugged das ferramentas digitais das quais estão dependentes socialmente e laboralmente. Este tipo de Turismo designado de Turismo de Detox Digital, procura oferecer ao seu público destinos perfeitos para a desconexão, sem Wi-Fi, ideais para escapar da pressão tecnológica e para promover a saúde mental. O presente trabalho é um projeto de natureza aplicada no âmbito da Publicidade e Marketing, alicerçado no enquadramento conceptual e em investigações exploratórias de suporte ao desenvolvimento de um plano de comunicação para a marca FCMP, dirigida às geração X e Y, com o objetivo gerar comportamentos e atitudes da população em relação à atividade campista através de um Rebranding e do desenvolvimento de uma campanha fundamentado no Detox Digital
- Conceções de educadoras sobre o trabalho pedagógico com grupos heterogéneos - entre os três e os seis anosPublication . Nobre, Raquel Patrícia Lopes; Lino, DalilaSurge o presente relatório com o intuito de apresentar, fundamentadamente, toda a minha intervenção educativa no decorrer da Prática Profissional Supervisionada, módulo II (PPS II). O mesmo decorreu num contexto de Jardim de Infância (JI), com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. A realização deste estágio possibilitou o contacto com uma nova prática educativa, na qual surgiu a oportunidade de adquirir novas aprendizagens relevantes na construção da minha identidade profissional. Ao longo da PPS II, pude conhecer um novo grupo de crianças; interagir com as mesmas e as suas respetivas famílias; conhecer e colaborar com a equipa educativa, sendo esta um importante apoio no decorrer de todo o processo. Pude inclusive refletir acerca da minha prática e das aprendizagens que fui adquirindo, aspeto fundamental e essencial à construção da minha profissionalidade. A este relatório está, igualmente, associada uma componente investigativa que emergiu durante a PPS II. A investigação tem como foco a temática dos grupos heterogéneos, nomeadamente as conceções de educadoras de infância acerca do trabalho pedagógico com grupos heterogéneos. Após uma revisão teórica acerca da temática, foi realizada uma apresentação dos dados obtidos com a investigação, através da aplicação de uma entrevista a educadoras de infância. A investigação permitiu-me apurar que perante um mesmo tema, o qual considero relevante em educação de infância, existem diferentes perspetivas e pontos de vista por parte das educadoras de infância, o que pode estar relacionado não só com a essência e valores pessoais das educadoras, como das suas experiências profissionais. Enquanto futura educadora de infância, tenciono valorizar todas as aprendizagens adquiridas ao longo de todo este processo e, assim, desenvolver uma prática educativa assente em valores como a confiança, o respeito, a partilha, a cooperação, para com todos os intervenientes dos contextos socioeducativos. Acima de tudo, e sendo as crianças o centro da minha prática, valorizo o afeto, as relações fortalecidas, o reconhecimento da criança como agente ativo no seu processo de aprendizagem, a promoção da autonomia acreditando estar a contribuir para o bem-estar e desenvolvimento das crianças.
- Futebol sem Nexo: proposta para a criação de um programa de análise e comentário sobre futebolPublication . Antunes, Tiago Eugénio de Freitas; Faustino, PauloPartindo do princípio de que o jornalismo de futebol tem hipóteses de ser melhorado, explorando as várias hipóteses existentes no mercado internacional e ainda os diversos canais de transmissão existentes nos dias que correm, o presente trabalho tem como metas principais compreender quais são os costumes do mercado televisivo nacional quanto a produtos relacionados com o futebol, perceber ainda quais são as falhas nesse mercado, compreender quais são as oportunidades de mercado e, com base nessa análise, desenvolver uma ideia nova para um programa de análise e comentário de futebol, a implementar no mercado nacional. Desenvolveu-se ainda neste trabalho um plano de negócios que apoie a proposta de produto, assente numa ideia sustentável e ambiciosa, que prevê um crescimento gradual do negócio com o passar do tempo. Desenvolvido no âmbito do Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social.