ISEL - Eng. Gest. Ind. - Dissertações de Mestrado
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Browsing ISEL - Eng. Gest. Ind. - Dissertações de Mestrado by advisor "Anes, Vítor Manuel Rodrigues"
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- Abordagem multicritério de apoio à decisão no planeamento da manutenção: estudo de casoPublication . Patel, Chandni Hitesh; Anes, Vítor Manuel RodriguesO papel da manutenção tem vindo a evoluir devido ao reconhecimento da sua importância em diversas vertentes, nomeadamente na qualidade das prestações do serviço de uma empresa, garantido a fiabilidade e a segurança dos equipamentos, mas também nas vertentes financeiras e económicas pela otimização do ciclo de vida dos equipamentos. O objetivo do presente trabalho consistiu numa análise crítica da situação atual de uma PME, cuja finalidade é a prestação de serviços de alojamento a pessoas com incapacidade física e mental, e criar uma estratégia de gestão de manutenção a ser implementada, baseada na construção de um plano de manutenções de elevadores, de forma a melhorar o resultado empresarial e a qualidade do serviço prestado. Para atingir o objetivo mencionado acima foram necessários vários procedimentos, começando com a análise do equipamento mais critico e o respetivo modo de falha mais critico, com a ajuda das ferramentas de decisão multicritério AHP, Método dos 5 Porquês e FMEA, de forma a decidir para que equipamento e para que finalidade o plano de manutenções deverá ser desenvolvido. Uma vez elaborado o plano de manutenções, fez-se um estudo da viabilidade económica do projeto através das ferramentas de análise de investimento, VAL e TIR, assim como a análise de risco através do processo do Bowtie. Através da identificação dos principais perigos e fontes de risco, desenvolveram-se duas barreiras de prevenção fundamentais a serem incluídas no plano de manutenções de forma a evitar a interrupção ou a não implementação mesmo. Após a introdução das barreiras de prevenção, avaliou-se novamente a viabilidade económica do projeto, onde foram necessários alguns reajustes em relação ao investimento inicial e o tempo de vida útil do projeto. Um dos trabalhos futuros a ser desenvolvido com base no plano de manutenções elaborado, será a criação do programa de Gestão Lean a longo prazo para a organização ser capaz de combater o aumento da taxa de inflação e os respetivos custos, promovendo uma melhor qualidade de serviço ao cliente. Outro aspeto a considerar seria o desenvolvimento de um programa de controlo de circulação diária nos elevadores, de forma a tornar o processo mais rápido e eficaz, regularizando a circulação por todos os elevadores.
- Aplicação do system thinking na adoção do hidrogénio em PortugalPublication . Meneses, Micael Duarte Almeida; Anes, Vítor Manuel RodriguesA crise climática, impulsionada pelo aumento de fenómenos extremos e pela necessidade de reduzir emissões, exige uma transição energética urgente. O Acordo de Paris e as metas europeias de neutralidade carbónica até 2050 destacam o hidrogénio verde como um vetor estratégico, sendo uma das principais apostas de Portugal para descarbonizar setores como a energia, os transportes e a indústria. Esta dissertação aplica o pensamento sistémico para analisar a adoção do hidrogénio em Portugal, avaliando as interações entre políticas energéticas, infraestrutura e aceitação social. O estudo combina uma análise estática de custos ao longo da cadeia de valor com modelação sistémica para avaliar os impactos de políticas energéticas e critérios de viabilidade técnica, económica e social. Os resultados indicam que estratégias de incentivo ao investimento na produção, aliadas a políticas de apoio à comercialização, podem tornar o hidrogénio competitivo face aos combustíveis convencionais. No entanto, desafios como custos iniciais elevados e a necessidade de infraestrutura adequada persistem, sendo a integração entre produção, distribuição e consumo determinante para o sucesso desta transição. Conclui-se que a abordagem sistémica permite otimizar a transição energética em Portugal, promovendo uma coordenação eficaz entre políticas, investimentos e aceitação social. O estudo reforça o papel do hidrogénio na diversificação energética e neutralidade carbónica, sugerindo futuras investigações sobre a escalabilidade da infraestrutura e os impactos socioeconómicos da sua implementação.
- Avaliação do impacto dos riscos associados a projetos na competitividade da organização. Caso de estudo.Publication . Mendes, Adriana Narciso; Abreu, António João Pina da Costa Feliciano; Anes, Vítor Manuel RodriguesPerante uma dinâmica entre mercados e a indústria cada vez mais desafiante, competitiva e globalizado, as organizações têm trabalhado em prol de se tornarem mais flexíveis e inovadoras a fim de alcançar uma vantagem competitiva e diferenciadora face aos seus concorrentes, com a colocação de novos produtos no mercado. O desenvolvimento de novos produtos para além de ser complexo, exige recursos e competências às organizações, apresentando-se como riscos que podem colocar em causa a sustentabilidade das mesmas. Para se ser competitivo, inovador e diferenciador é necessário colocar em prática a estratégia delineada pelo Project Manager, implementada através de projetos e assim alcançar os objetivos com sucesso. A gestão de um projeto tem a si associados riscos desde a definição de âmbito, tempo, orçamentos, alocação de recursos, entre outros. O Processo de Gestão de Risco permite a identificação e avaliação do risco e respetiva a monitorização, permitindo a gestão de incertezas, identificando as oportunidades e ameaças em termos dos seus impactos e probabilidade de ocorrência, contribuindo para a minimização dos efeitos negativos. A presente dissertação pretende desenvolver um modelo de avaliação dos potenciais modos de falha associados a projetos na indústria automotiva, de forma a priorizar o tratamento de eventos que apresentam um índice de risco superior e maior probabilidade de ocorrerem. Com o objetivo de a organização gerir e detetar quais apresentam impacto negativo sobre a sua competitividade, o modelo apresentado é suportado em duas metodologias, FMEA e Fuzzy Logic, concluindo qual o projeto que apresenta uma taxa de risco considerada aceitável pela organização, permitindo a conquista da competitividade através dos seus produtos e, consequentemente, de quota de mercado.
- Avaliação e gestão do risco em projetos AgilePublication . Salgado, André Ataíde; Anes, Vítor Manuel RodriguesEste projeto de dissertação, inserido no plano de estudos do curso de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, analisa a Avaliação e Gestão de Risco em Projetos Ágil. A inevitabilidade do risco em qualquer projeto é uma certeza . Ter consciência dos riscos envolvidos ao longo do ciclo de vida dos projetos e e star capacitado para avaliar e tomar decisões com base nos princípios ágeis para ultrapassar dificuldades é um fator de diferenciação nas empresas e equipas. A avaliação precisa do risco é fulcral para uma gestão eficaz. O caso de estudo analisado teve como principal objetivo a análise da avaliação dos riscos em projetos ágeis e a implementação de métodos e mais valias na gestão á g i l, focados na melhoria da gestão de projetos. Assim, foi iniciada a investigação com uma revisão da literatura sobre a Gestão de Risco, o método Agile, a metodologia SCRUM, a teoria Fuzzy Logic e a implementação de uma ferramenta qualitativa para projetos híbridos. Em seguida, foi analisado um caso de estudo relativo a uma empresa multinacional de ascensores realizando-se um diagnóstico do seu estado a t u a l, procedimentos, desempenho e dificuldades do sistema. Concluída a análise, foi proposto um novo modelo de atuação híbrido com propostas de intervenção, em resposta aos principais problemas identificados. Foi desenvolvido um questionário onde s e analisou a opinião de profissionais que realizam posições de gestão de projeto na empresa em questão, com vista a conhecer quais a s maiores dificuldades que enfrentam neste momento, aferir a sua recetividade na aplicação de novos métodos ágeis e sensibilidade relativamente à avaliação do risco durante o projeto.
- Dimensionamento de uma Cadeia de Abastecimento para o setor AeroespacialPublication . Borrega, Raquel Diniz da Gama Bento; Anes, Vítor Manuel RodriguesDado o estado atual e panorama do futuro próximo da Indústria e Exploração Espaciais, esta investigação procurou avaliar qual seria a viabilidade de uma Cadeia de Abastecimento que apoiasse a sobrevivência e a prosperidade de um Empreendimento Agrícola no Planeta Marte como exemplo do objectivo principal de provar a viabilidade do apoio logístico à expansão da Humanidade para além da Terra. Para tal, foi realizada uma Revisão da Literatura que permitiu a obtenção de dados e a compreensão das implicações, tecnologias, dinâmicas e restantes aspetos relevantes para se definir um Estudo de Caso com base na mesma, assim como o desenvolvimento de três cenários de resposta ao mesmo — com diferentes níveis de dependência de abastecimento alimentar terrestre entre si, desde um cenário caracterizado por uma colónia capaz de, teoricamente, cultivar a totalidade dos alimentos de que necessitaria (juntando-se-lhe, a determinado ponto e, também, crescendo gradualmente, a produção de animais), a outro em que seriam produzidas, também em teoria, metade das suas necessidades alimentares — que consistiram, cada um, numa simulação, durante 60 anos (a ser iniciada em 2035/36), do que seriam as necessidades agrícolas para o funcionamento sustentável do empreendimento descrito (cuja arquitectura e localização foram definidas conceptualmente), tendo-se, a partir das mesmas, calculado a capacidade — tecnológica e financeira — da sua resposta logística, assim como analisado a viabilidade desta, tendo, naturalmente, os resultados obtidos por cenário explorado variado. Não obstante, perante qualquer um dos cenários apresentados — que consistiram, igualmente, na proposta de utilização de um veículo atualmente, ainda, em fase de desenvolvimento e de testes (o Starship-Super Heavy, da empresa SpaceX) —, acredita-se, em conclusão, ter-se validado a possibilidade tecnológica e financeira (num futuro relativamente próximo) da realização do objetivo logístico pretendido, esperando-se, com o presente estudo, gerar-se dados que, de alguma forma, pudessem contribuir para a obtenção de perspetivas e possibilidades no campo de investigação e indústria estudados.
- O efeito da indústria 5.0 na produçãoPublication . Silva, Edvânia da Glória e; Anes, Vítor Manuel RodriguesA dissertação examina a Indústria 5.0 e o seu potencial impacto nas operações industriais. A revisão da literatura começa por introduzir o conceito de Indústria 5.0, destacando as suas raízes históricas e os seus princípios. Além disso, compara a Indústria 5.0 com sua antecessora, a Indústria 4.0, e destaca exemplos de implementações bem-sucedidas. O uso da simulação como ferramenta na otimização dos processos industriais é discutido, incluindo sua evolução histórica, objetivos e vantagens. O software Arena® é apresentado como uma ferramenta de modelação para este estudo, abordando os seus princípios e distribuições estatísticas. A Análise Custo-Benefício (ACB) é introduzida como uma metodologia para avaliar propostas de melhoria, com foco na relação entre ACB e a tecnologia 5.0. As etapas da ACB e os indicadores-chave são detalhados. A secção do caso de estudo descreve o objetivo, contexto e modelação do processo produtivo atual, incluindo os resultados da simulação e são apresentadas propostas de melhoria. A validação das propostas é realizada através da comparação de indicadores de produção e da análise ACB e a tomada de decisão é discutida com base nestes resultados. Finalmente, a dissertação conclui com um resumo das descobertas da pesquisa, incluindo as limitações e propostas para trabalhos futuros. Este trabalho contribui para o entendimento da Indústria 5.0 e seu potencial para otimizar operações industriais, destacando a importância da simulação e da análise custo-benefício nesse contexto.
- Implementação de metodologias lean na requisição de material: redução de desperdícios e melhoria de processosPublication . Inácio, Manuel Pedro Marques Quintela Martins; Anes, Vítor Manuel RodriguesO objetivo deste estudo foi investigar e analisar a aplicação de metodologias Lean ao processo interno de aquisição de materiais de uma empresa, de modo a reduzir o desperdício e melhorar a eficiência operacional. Foram identificadas várias deficiências nas melhores práticas e o seu impacto, nomeadamente redundâncias no atual processo de aquisição de materiais que causam um elevado nível de retrabalho e conduzem a ineficiências e a um consumo excessivo de recursos. Processos ineficientes que conduzem a paragens significativas ao longo do processo, afetando a eficiência e os calendários de aquisição de materiais, afetando a eficiência global e causando problemas operacionais. Atrasos na prestação de serviços que afetam negativamente as operações e as oportunidades de negócio da empresa. A fim de atenuar ou eliminar as deficiências identificadas, foram efetuadas as seguintes tarefas (1) Realizar uma análise detalhada do atual processo interno de compras e criar um modelo de simulação para testar vários cenários de melhoria. (2) Identificar e analisar períodos de inatividade (tempos mortos) aplicando a técnica VSM (Value Stream Mapping) com o objetivo de visualizar e compreender áreas com potencial para melhorar a eficiência do processo; (3) Desenvolver uma simulação para um processo mais digitalizado que permita uma comparação com o processo existente; (4) Realizar um estudo de viabilidade para a implementação do novo processo digitalizado. Os resultados mostram que as sugestões de melhoria propostas irão melhorar a eficiência do processo, o que terá um impacto positivo na empresa.
- Modelo de apoio à decisão na gestão de ativosPublication . Lopes, Carlos André Dias; Anes, Vítor Manuel RodriguesA calibração de instrumentos de medição constitui um elemento central na gestão inteligente de ativos físicos, sendo ainda mais crítica no contexto da Indústria 4.0, onde as decisões operacionais dependem fortemente de dados provenientes de sensores. Apesar desta importância crescente, a definição das periodicidades de calibração, na maioria dos casos, a basear-se em métodos empíricos e reativos, sem considerar a variabilidade real dos sensores nem os riscos associados a não conformidades. Este trabalho propõe um modelo quantitativo e orientado ao risco para a definição ótima das periodicidades de calibração de sensores industriais. A metodologia integra cinco etapas principais: o tratamento estatístico dos dados de calibração, as simulações de Monte Carlo para a estimativa da probabilidade de não conformidade, a definição de critérios de avaliação, a estruturação multicritério via AHP e a avaliação quantitativa do risco. O modelo foi aplicado a uma base de dados composta por 36 calibrações de sensores de pH. Enquanto o método tradicional de Schumacher sugeriu extensões até 12 semanas, o modelo proposto permitiu considerar extensões até 20 semanas, mantendo níveis de risco controlado. Este resultado demonstra ganhos concretos na otimização da periodicidade de calibração, contribuindo para uma gestão mais eficiente dos ativos e para a redução dos custos operacionais. A solução foi implementada em Python e disponibilizada online como uma aplicação interativa, facilitando a sua adoção prática em ambientes industriais. As principais limitações do modelo incluem a dependência de dados históricos de calibração e a ausência de integração direta com sistemas de manutenção ou ERP. Ainda assim, o modelo revela potencial de generalização para outros tipos de sensores e contextos industriais, constituindo uma base sólida para futuras investigações em gestão metrológica baseada em risco.