ESML - Escola Superior de Música de Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESML - Escola Superior de Música de Lisboa by advisor "Anacleto, Catarina"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Análise e comparação do programa de ensino oficial de viola de arco da Escola de Música do Conservatório Nacional e o programa de exames Associated Board of the Royal Schools of MusicPublication . Barbosa, António Manuel Pereira; Muñoz, Pedro Saglimbeni; Anacleto, CatarinaEste relatório de estágio foi elaborado com duas partes distintas, o relatório de estágio e a investigação, estando estas interligadas e com o objectivo de ajudar a resolver e responder a aspectos que melhoram a nossa pedagogia enquanto docentes. A primeira parte, mostra o relatório de estágio que se centra no percurso de três alunos em análise a nível pedagógico, sendo apresentado as obras que trabalharam e os métodos utilizados para alcançar os objectivos pretendidos no ano lectivo de 2012/2013. Cada um dos alunos foi seguido e estudado minuciosamente, a nível técnico e musical, não deixando de referir todos os planos de aulas, programa anual a cumprir e conclusões da parte psicopedagógica, ao nível das competências de motivação dos alunos essenciais para um maior desenvolvimento e consciência por parte do professor, ajudando numa aprendizagem mais clara e directa para cada um dos alunos, visto que estes necessitam de ultrapassar barreiras ao longo de cada ano. A segunda parte, centra-se na análise de dois programas e metodologias de ensino, o Programa Oficial de Viola de Arco da Escola de Música do Conservatório Nacional e o Programa de Exames Associated Board of the Royal School of Music (ABRSM) aplicado no Conservatório de Música de Dança e de Arte Dramática de Lisboa (CMDADL). Estes programas são utilizados como base do ensino da viola de arco na Escola de Música do Conservatório Nacional e no Conservatório de Música de Dança e de Arte Dramática de Lisboa em Portugal. Foram realizadas oito entrevistas: duas delas a professores do Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga; dois professores do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian; uma professora da Academia de Música de Vilar do Paraíso e Escola de Artes da Bairrada; uma professora da Escola Profissional e Artística do Vale do Ave e Universidade do Minho; uma professora da Academia de Música de Espinho e Escola Profissional de Música de Espinho e uma professora da Escola de Música do Conservatório Nacional com as idades compreendidas entre os 24 anos e os 46 anos. Estas entrevistas ajudaram a compreender as vantagens e desvantagens destes dois programas aplicados ao ensino. De um modo geral, todos os professores que participaram nesta investigação gostavam de unificar um programa que fosse actualizado primeiramente e depois usado como base do ensino da viola de arco. Por fim, acabo por dizer que a metodologia e programa aplicado no ensino vão ajudar numa melhor aprendizagem e desenvolvimento a nível musical.
- O professor de instrumento: elemento motivador para uma mudança de vidaPublication . Ricardo, Sandrina Soraia Rodrigues; Neto, Tiago; Anacleto, CatarinaResumo - Esta dissertação está dividida em duas secções. A primeira refere-se ao Relatório de Estágio realizado no Conservatório de Música, Dança e Arte Dramática de Lisboa (CMDADL) e a segunda refere-se à parte de investigação, “O Professor de instrumento: elemento motivador para uma mudança de vida”. O Estágio no CMDADL tem como objetivo a avaliação pedagógica do trabalho desenvolvido com três alunos do Curso de Iniciação, 1º e 3º Graus do Curso Básico de Música. Foi realizada uma avaliação técnica e musical de cada aluno e assim feita a planificação das aulas para esse ano letivo. Foram trabalhadas várias questões técnicas e performativas com a finalidade de cumprir os objetivos traçados. Apesar das dificuldades que surgiram ao longo do ano, os três alunos apresentaram-se nas audições de classe e o resultado final acabou por ser positivo, quer para os alunos, quer para mim enquanto docente. A Orquestra Geração (OG) é um projeto inspirado na ideologia do El Sistema, criado na Venezuela. Este programa implementado no Bairro da Boavista (Lisboa), mais propriamente na Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância Arquitecto Ribeiro Telles, tem como objetivo a inclusão social através da prática intensiva de orquestra. Este estudo tem como principal objetivo verificar a evolução comportamental estimulada pelo projeto Orquestra Geração, no Bairro da Boavista, bem como as mudanças intelectuais e comportamentais que o professor pode fazer nele próprio para se tornar a primeira opção dos seus alunos. O estudo inclui a elaboração de um inquérito, distribuído aos alunos que frequentam a OG, e entrevistas feitas a um conjunto de pais e professores da orquestra.
- Relatório de estágio: a aprendizagem da leitura nos primeiros anos de ensino do pianoPublication . Antunes, Isa Catarina Flor Duarte Coelho; Henriques, Miguel; Anacleto, CatarinaResumo I (Prática Pedagógica) - A primeira secção do presente relatório é referente ao estágio do ensino especializado da música, que teve lugar no Conservatório de Música, de Dança e de Arte Dramática de Lisboa (CMDADL), durante o ano lectivo de 2012/13. O estágio incluiu a minha prática lectiva com duas alunas minhas, uma aluna do nível de Iniciação II e uma aluna de 1º grau, bem como a observação das aulas dadas pelo professor Jacinto Mateus à aluna de 4º grau. Esta primeira secção é introduzida com uma descrição breve do CMDADL, abordando a sua origem e oferta formativa nas várias artes, seguindo-se a descrição das alunas seleccionadas para o estágio. No corpo central desta secção, está o relato detalhado das práticas educativas desenvolvidas com cada aluna, nas aulas leccionadas e observadas ao longo do ano lectivo. Nesta parte são descritos os objectivos anuais traçados inicialmente para cada aluna, as abordagens e estratégias pedagógicas utilizadas, tanto na aprendizagem do repertório como no desenvolvimento de competências. Após toda a descrição do estágio é feita uma análise crítica da actividade docente, numa reflexão sobre as práticas adoptadas, resultados obtidos, dificuldades encontradas e balanço dos principais aspectos positivos e negativos. Encerra com uma conclusão sucinta sobre a experiência global do estágio e o seu impacto no meu desenvolvimento enquanto professora.