Repository logo

RCIPL

Institutional Repository of the Lisbon Polytechnic

 

About

The aim of this Scientific Repository is to disseminate the scientific production produced by the Instituto Politécnico de Lisboa academic community, to increase the visibility and the investigation impact, to ensure the storage of the intellectual memory and to promote the open access to the information.

Recent Submissions

Gestão de riscos no setor bancário
Publication . Tavares Borges, Euclides António; Bentes, Sónia
A presente dissertação aborda a gestão de riscos no setor bancário, destacando sua importância para a estabilidade do sistema financeiro. O estudo é motivado por eventos como a crise financeira de 2008 que expôs a vulnerabilidade das instituições financeiras a riscos sistémicos. Para além disso, com a crescente digitalização e automação, o setor bancário enfrenta novos desafios, como os riscos cibernéticos, que exigem estratégias de mitigação eficazes para proteger os interesses dos clientes e a integridade do sistema financeiro. Neste contexto, a parte inicial do trabalho contempla uma revisão de literatura que aborda a gestão de riscos, abrangendo desde riscos tradicionais, como crédito e mercado, até riscos emergentes, decorrentes de inovações tecnológicas. O estudo destaca a evolução das práticas de gestão de riscos, desde abordagens tradicionais, focadas na limitação de riscos, até metodologias modernas que utilizam métricas económicas para uma gestão mais ajustada ao risco. Também são discutidas as tendências, desafios e oportunidades na gestão de riscos, como o uso de tecnologias avançadas, incluindo inteligência artificial e aprendizado de máquina, para aprimorar a análise e gestão de riscos . O trabalho avalia também as regulamentações e normas que orientam a gestão de riscos no setor bancário, incluindo os Acordos de Basileia. A metodologia contemplou a aplicação de questionários a vários gestores de risco do setor bancário por um período de duas semanas. Os gestores indicaram que a metodologia de análise de risco mais utilizada é a Credit Scoring, seguida da Value at Risk e a Credit Metrics. Em relação aos riscos emergentes, as entrevistas apontaram que a cibersegurança é o fator de risco emergente mais identificado. Por fim, constatouse ainda que, a categoria de risco que a atividade bancária se encontra mais exposta é o risco de crédito.
A influência dos estilos de liderança no compromisso organizacional: uma perspetiva global e a perspetiva da geração Z
Publication . Freire Roig, Francisco; Sotomayor, Ana Maria
Este estudo visa analisar de que forma o estilo de liderança praticado pelos líderes pode impactar os níveis de compromisso organizacional dos indivíduos. A forma como a liderança é exercida torna-se relevante, na medida em que pode determinar o envolvimento de um colaborador nas suas funções e, consequentemente, na sua organização. O compromisso organizacional, bem como a liderança, representa um conceito intemporal com elevada preponderância no sucesso corporativo. Atualmente, as empresas estão inseridas num mundo globalizado e em constante mudança. Com a entrada de uma nova geração no mundo laboral, a complexidade e a necessidade de assegurar um bom entendimento entre todos os colaboradores, para que se garanta o sucesso e o cumprimento dos objetivos, são ainda maiores. Assim, exige-se dos líderes que repensem e avaliem a sua própria atuação, de maneira a fomentarem os níveis de comprometimento de todos os colaboradores e conseguirem elevar o desempenho das organizações que lideram. A presente investigação é de natureza dedutiva e abordagem quantitativa e objetiva o apuramento da influência da liderança no comprometimento, tanto global, como da geração Z. Quanto à metodologia, a recolha de dados assenta na divulgação de um questionário. Este contém itens sobre dados sociodemográficos, liderança e compromisso organizacional e obtiveram-se 110 respostas. Após análises de regressão, os resultados revelam que, em termos gerais, as lideranças transformacional, transacional e liberal influenciam o compromisso organizacional e, na geração Z, apenas os estilos transformacional e transacional impactam o comprometimento. Futuramente, seria interessante aplicar um estudo similar em áreas ou empresas específicas.
O procedimento de inspeção tributária como instrumento de combate à fraude e evasão fiscal
Publication . Samira Fernandes, Lília; Martins, Jesuíno
Os impostos são tributos legalmente impostos aos cidadãos contribuintes, cobrados pelo Estado e que visam contribuir para custear as despesas do mesmo, não apenas colaborando na satisfação das suas necessidades financeiras, como também de molde a satisfazer as necessidades coletivas dos cidadãos. A fuga ao pagamento dos impostos, concretizada através de mecanismos ilegais ou ilícitos, afeta os princípios constitucionais, contribui para a drástica diminuição das receitas fiscais do Estado e condiciona a efetivação dos valores que devem presidir à plena edificação de um Estado de Direito. Neste sentido, a Autoridade Tributária e Aduaneira (doravante AT), em conformidade com as legislações fiscais em vigor, tem vindo, ao longo das últimas décadas, a implementar inúmeras medidas cujo primacial desiderato é o combate à evasão e fraude fiscais. O procedimento de inspeção tributária insere-se precisamente nestas medidas e surgiu, como se pode ler no preâmbulo do diploma que aprovou o RCPITA – Regime Complementar do Procedimento de Inspeção Tributária e Aduaneira (DL n.º 413/98, de 31 de dezembro), como resultado da necessidade de sistematizar a ação fiscalizadora dos serviços da AT, por forma a incrementar a sua eficiência e eficácia, constituindo um instrumento fundamental no combate à denominada “economia paralela”, já que visa, não só a observação das realidades tributárias, mas também a verificação do cumprimento das obrigações tributárias e a prevenção das infrações tributárias.
A sedução do storytelling: retórica e poética ou a magia na publicidade
Publication . Verissimo, Jorge; Sousa, Vanda de
Abordamos a interseção da retórica e da poética na publicidade contemporânea, considerando a sua pertinência enquanto ferramenta promotora de comportamento ético e sustentável numa campanha publicitária. O estudo resulta da docência da Unidade Curricular (U.C.) de Narrativas & Storytelling, do mestrado em Publicidade e Marketing da E.S.C.S. – I.P.L., pelo que se procederá a uma leitura crítica aplicada com base em alguns dos trabalhos dos mestrandos. Evidenciaremos o impacto social e a eficácia de narrativas publicitárias com consciência ética na sociedade de (des)informação face à necessidade de repensar práticas e impactos sociais, demonstrando que a U.C. capacita os alunos para tal. Através do estudo da retórica clássica, e dos conceitos de storytelling e de estratégias crossmedia, os alunos são preparados para aplicar os princípios poéticos aristotélicos na criação de narrativas cativantes e alertados para a importância do storytelling no envolvimento do público. Lançamos, ainda, o repto para a adoção do conceito de Ética como fundante do ser/estar no mundo em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (O.D.S.) da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (O.N.U.).
Navigating the blue: storytelling, poetics, and rhetoric in oceanic advertising
Publication . Sousa, Vanda de; Verissimo, Jorge
This paper explores the application of poetic rhetoric in sustainable tourism advertising and its profound impact on shaping perceptions and behaviors towards sustainability. By integrating classical rhetorical techniques with modern storytelling methods, advertisements can effectively promote ethical and sustainable practices. The advertisement “It’s not tourism. It’s futourism.” employs poetic and rhetorical elements to create a narrative that is visually striking and emotionally resonant. Ethos is established through connections with cultural traditions and images, pathos appeals to feelings of hope and responsibility, and logos presents rational arguments for adopting futurism as a new sustainable approach. The discussion includes references to Jacques Cousteau’s visual narratives and Henry David Thoreau’s philosophical perspectives, enriching the approach to environmental communication. Cousteau’s films, such as “The Silent World” (1956) and “The Undersea World of Jacques Cousteau” (1968-1976), use storytelling to evoke a sense of wonder and responsibility towards marine life. Thoreau’s “Walden” (1854) emphasizes introspection and a deep connection with nature, advocating for a more conscious and sustainable way of life. Furthermore, the analysis of digital narrative in advertisements, particularly in the context of the Atlantic Ocean, underscores the importance of protecting marine resources for local and global economies. The narrative approach in advertising not only attracts tourists but also educates them about the significance of ocean conservation, ensuring a sustainable future for all. The interdisciplinary approach combining literary theory, rhetoric, and advertising provides a comprehensive perspective on crafting effective narratives for environmental communication. As digital platforms continue to evolve, the integration of storytelling techniques in advertising will play a crucial role in advancing environmental communication and promoting a sustainable future.