Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-23"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Diferentes usos, diferentes gerações: uma abordagem da teoria dos usos e gratificações aplicada às redes sociais desde os baby boomers à Geração ZPublication . Coutinho, Joana Bessone Resendes Pereira; Montargil, FilipeCom o aparecimento da Web 2.0, e o consequente desenvolvimento das redes sociais, muitas foram as mudanças que surgiram, não só na forma de utilização, como também nas motivações da população, para navegar, no que são hoje considerados os novos media. Se existem gerações consideradas nativas digitais, tendo toda a sua vida experienciado um acesso fácil e instantâneo à internet e às redes sociais, existem outras que viram o aparecimento e desenvolvimento destas tecnologias desde o seu início, tendo de adaptar as suas vidas a estes novos desafios. Através de um questionário de 25 perguntas, relativas aos usos e gratificações de cada rede social, este trabalho, teve como foco investigar quais as motivações que levam os Baby Boomers, a Geração X, Geração Y e Geração Z, a aceder ao Facebook, o Youtube, o Instagram e o TikTok, bem como as diferenças nesta utilização.
- Concept stores, marcas e clientesPublication . Fernandes, Inês Filipa Caetano; Machado, Ana Teresa; Santos, ZéliaO mercado tem vindo a mudar, principalmente com as novas tecnologias, seja ao nível da realidade aumentada, realidade virtual ou através da inteligência artificial. No entanto, é através das lojas físicas que é possível o consumidor ter o contacto humano, que irá sempre precisar. Vários são os formatos que as lojas de retalho podem estar dispostas, mas é nas Concept Stores, que este estudo é focado. Através das entrevistas a gestores de loja, obteve-se um estudo de carácter exploratório, que visa perceber se as estratégias e as táticas aplicadas pelos gestores das Concept Stores são pensadas no sentido da otimização do relacionamento com o cliente, sendo que se pretende diferenciar a relação da loja com o cliente e a relação das marcas, expostas na loja, com o cliente. Como objetivos secundários tem-se como entender as características das Concept Store, a evolução das lojas e a relação do consumidor com as lojas. Os resultados vão ao encontro do aprofundamento sobre o tema das Concept Stores, o seu conceito, a disposição das lojas, as marcas expostas e o sortido, a localização e o público envolvido, assim como o “terceiro espaço”, que é muitas vezes orientado para a socialização, sem estar vinculado à comercialização. Também as relações do consumidor com as Concept Stores são abordadas, de modo a entender como se cria e como são nutridas. A presente investigação vai contribuir para a importância dos estudos sobre as Concept Stores, que é fundamental para o enriquecimento da literatura associado ao tema do retalho e a sua evolução. Dado haver muito poucos estudos, tanto em Portugal como fora, torna-se um estudo pioneiro no tema.
- Crowdfunding as entrepreneurial funding for investigative journalism in PortugalPublication . Jesus-SIlva, N.; Dos Santos, Maria José Palma Lampreia; Baptista, Nuno; Mata, F.The 2007 financial and economic subprime crisis arising from the collapse of the Lehman Brothers Bank in the USA had severe impacts on all the economic sectors. Journalism in Portugal was highly affected, and the most remarkable impacts led to editorial budget cuts. These cuts led to a drastic decrease in human resources in newsrooms, leading to a consequent breach of investigative journalism. These aspects resulted in a surge in unemployment for many experienced journalists, a decrease in the quality of information, and the consequent impoverishment and reduction of research journalism, with losses for the entire Portuguese society. Considering this context there is the need to explore alternative sources of funding for research journalism. Crowdfunding has been portrayed as an alternative to traditional models of financing research journalism, capable of generating a new dynamic, to provide for a more skilled and informed society. The main goal of this paper is to analyze crowdfunding as a tool to fund Portuguese investigative journalism. The methods include a narrative literature review on the causes, impacts, and consequences of the decrease in Portuguese investigative journalism and a case study methodology focused on the Portuguese platform of journalism crowdfunding ‘I Fund News’. In addition, qualitative research was applied to analyze the curricula of Portuguese journalism degrees with minors in entrepreneurship, business, and economics. The results show that the number of ECTS courses in entrepreneurship, business, and economics in journalism and communication degrees is very low in the Portuguese higher education sector. A relationship between entrepreneurship, business, economics, and the capacity for journalists to readapt and find the necessary funding sources is established. These results may be of interest to Portuguese police makers and higher education stakeholders, to promote the development of study programs with increased entrepreneurship, business, and economics courses. More literate journalists in the referred subjects may enhance their entrepreneurial potential and, consequently, their freelance potential to develop investigative journalism projects.
- RP e ciberpolítica: as candidaturas independentes às eleições autárquicas. Um olhar global ao alcance localPublication . Rodrigues, Rui Alexandre Tavares Carreiro Martins; Pereira, Sandra Cristina MartinsA investigação que aqui se propõe debruça-se sobre o entendimento do papel da ciberpolítica, no auxílio dos Grupos de Cidadãos Eleitores, quando estes colocam em prática as suas estratégias de relações públicas. O ponto de partida passa pela contextualização do sistema político autárquico e pelo enquadramento da evolução histórica do poder local, desde os seus primórdios até chegar às candidaturas independentes aos órgãos de poder local. É aqui que se traça a sua evolução até aos desafios que lhes são colocados nos dias de hoje. Para além destas incursões, são definidos os conceitos de relações públicas, assim como o campo das relações públicas na política, onde se apresenta uma distinção de outros conceitos, aproximados, mas conceptualmente diferentes, como o marketing político, publicidade ou propaganda. A transformação digital é também abordada como conceito estruturante desta investigação, observada no campo das relações públicas e da própria política, resultando daqui um estudo mais alargado sobre o conceito de ciberpolítica. Os contributos para uma melhor compreensão desta realidade foram tomados por meio de entrevistas junto de uma amostra de candidatos às eleições autárquicas, nos anos de 2017 e 2021, tendo alguns deles sido eleitos presidentes de câmara. Os resultados desta investigação demonstraram que os candidatos independentes às eleições autárquicas ainda têm um longo caminho a percorrer, no sentido de tirarem o maior proveito possível da ciberpolítica como meio de impulsionar as suas estratégias de relações públicas.
- Projeto tandem: estudo sobre a qualidade da interação e participação do profissional de intervenção precoce com a criança numa atividade de construção conjuntaPublication . Reis, Carina de Jesus Magueijo dos; Fuertes, Marina; Fernandes, IsabelA criança desenvolve as suas “ideias fundamentais sobre o mundo, sobre si próprio e sobre os outros” (Bowlby, 1969) através da interação que estabelece com os seus principais cuidadores nos seus contextos de vida naturais. A criança com atraso global do desenvolvimento (i.e., elegível para os serviços de Intervenção Precoce em Portugal) pode necessitar de apoio para ser autónoma nas suas rotinas diárias, para estabelecer relações seguras, fazer amizades, brincar com os seus pares, aprender, participar e fazer escolhas nos seus contextos de vida, podendo o profissional de Intervenção Precoce ser um facilitador destas interações. Neste estudo pretendeu-se estudar a forma como este profissional atua e comunica com as crianças, em idade pré-escolar, abrangidas pela Intervenção Precoce, durante uma atividade lúdica de construção conjunta, assim como comparar estas formas de atuação e de comunicação com as educadoras de infância e mães. Para o efeito, o comportamento interativo e comunicativo dos profissionais de Intervenção Precoce, educadoras de infância e mães foi observado, na mesma situação lúdica durante 20 minutos enquanto construíam um produto à sua escolha com os materiais disponibilizados na mala Tandem. Participaram 48 díades adulto-criança, distribuídas por: i) 10 díades profissionais de Intervenção Precoce-crianças com atraso global do desenvolvimento, ii) 20 díades educadoras de infância-crianças com desenvolvimento típico, e iii) 18 díades mães-filhos(as) com desenvolvimento típico. Todas as crianças tinham idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Os resultados indicam que as profissionais de Intervenção Precoce se expressam mais com perguntas de processo, sugestões e elogios, relativamente às educadoras e às mães, e reagem mais frequentemente às emoções e comportamentos da criança, dão feedback positivo e respeitador, e apoiam menos as iniciativas da criança sem intromissões. Espera-se que este estudo contribua para o debate social e científico acerca do papel do profissional de Intervenção Precoce no desenvolvimento da criança e enquanto seu cuidador significativo.