Repository logo
 
Publication

A ação do educador na promoção do trabalho cooperativo nas crianças

dc.contributor.advisorRosa, Manuelapt_PT
dc.contributor.authorCruz, Ana Catarina Sequeira
dc.date.accessioned2018-04-16T14:13:26Z
dc.date.available2018-04-16T14:13:26Z
dc.date.issued2017-04-07
dc.descriptionRelatório de Prática profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório, solicitado no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada, realizado no Mestrado em Educação Pré-Escolar no contexto de Jardim de Infância, que decorreu no período de 26 de setembro a 20 de janeiro, tem como objetivo registar de forma reflexiva a prática pedagógica realizada, tendo em conta as intenções delineadas e a concretização das mesmas. Para além disso, pretende-se evidenciar a problemática que surgiu da própria prática, ilustrando qual a ação do educador na promoção do trabalho cooperativa nas crianças. Deste modo, foi utilizada a metodologia de investigação ação que tem como base uma abordagem qualitativa, recorrendo a técnicas como a observação participante, consulta documental, redação de notas de campo, o registo fotográfico e áudio. A análise dos dados foi realizada a partir dos resultados obtidos das notas de campo a partir das atividades propostas pelo adulto e das atividades iniciadas pelas crianças. Contudo, para a realização desta análise foi necessária uma revisão da literatura, de modo a compreender o trabalho cooperativo nas crianças desta faixa etária, bem como, a importância do papel do educador na promoção desse trabalho. Através da análise de dados foi possível observar comportamentos de entreajuda e cooperação entre as crianças, como também a aquisição de competências sociais que anteriormente não era verificável no grupo. Por fim, o presente relatório pretende fazer uma avaliação de todo processo vivenciado ao longo dos dois módulos, Creche e Jardim de Infância para construção da identidade profissional, como também, referir quais as contribuições da problemática identificada para o desenvolvimento e aprendizagem do grupo de crianças.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report, requested in the Course Professional Practice Supervised held in Master in Preschool Education in the context of kindergarten, accomplished between 26th September until 20th of January with the objective, register reflectively teaching practice carried out taking into account the intentions outlined and the implementation thereof. 6 Furthermore, it aims to highlight the problems emerged from the own pratice, illustrating the action of the educator in promoting cooperative work children. Thus it was used a methodology based on a qualitative approach, using techniques as participant, observation, document research, writing field notes, and photographic record and audio. Data analysis was carried out from the results obtained writing field notes built from the activities proposed by the adult and the activities initiated by the children. However, was necessary to review the literature in order to understand the cooperative work in the children of this age group, as well as the importance of the role of the educator in promoting this work. Through the analysis of data it was possible to observe behaviors of mutual aid and cooperation among children, as well as the acquisition of social skills that previously was not verifiable in the group. Finally, this report intends to make an evaluation of all processes experienced during the two modules, childcare center and Kindergarten to build the professional identity, as well as to indicate which contributions of the problem identified for the development and learning of the group of children.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201823349
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8406
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática profissional supervisionadapt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_PT
dc.subjectTrabalho cooperativopt_PT
dc.subjectSupervised professional practiceen
dc.subjectChildhood educationen
dc.subjectCooperative learningen
dc.subjectCooperative worken
dc.titleA ação do educador na promoção do trabalho cooperativo nas criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
RELATÓRIO DE PPS 2_Ana Cruz_MEPEA.pdf
Size:
939.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
ANEXOS_ANA CRUZ_2015148_PPSII_MEPEA.pdf
Size:
15.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: