Repository logo
 
Publication

Melhorar o conforto térmico na escola: um estudo exploratório com alunos do ensino básico no contexto da formação inicial de professores

dc.contributor.authorGomes, Cristina Azevedo
dc.contributor.authorNovais, Anabela
dc.contributor.authorAbrantes, Isabel
dc.date.accessioned2020-05-14T10:47:39Z
dc.date.available2020-05-14T10:47:39Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste capítulo apresenta um estudo exploratório sobre a utilização de sensores digitais para exploração do conforto térmico com crianças do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo foi desenvolvido com a colaboração de quatro alunas da licenciatura em Educação Básica no contexto da Iniciação à Prática Profissional. As alunas desenharam um conjunto de propostas didáticas que implementaram no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Matemática do 6.º ano de escolaridade. A partir do registo e tratamento de dados recolhidos com sensores de temperatura e humidade, as crianças foram convidadas a propor soluções de melhoria do ambiente da sua escola, apresentando-as a toda a comunidade escolar. As potencialidades da integração dos sensores em temáticas de ciências e matemática são discutidas em função da análise das planificações e reflexões de alunas da licenciatura em Educação Básica, bem como da análise das soluções propostas pelas crianças do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Reflete-se sobre os impactos nos processos de ensino aprendizagem nas crianças, valorizando a compreensão dos fatores associados ao conforto térmico e a alteração de atitudes e comportamentos. Discute-se, também, sobre o percurso de aprendizagens evidenciado pelos alunos, futuros professores, enfatizando a importância da mobilização deste tipo de dispositivos em abordagens transdisciplinares.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGomes, C. A.,Novais, A., Abrantes, I. (2019). Melhorar o conforto térmico na escola: um estudo exploratório com alunos do ensino básico no contexto da formação inicial de professores. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 124-136). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-07-7 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.009pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.009pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-07-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11648
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relationLISBOA-01-0145-FEDER-023235pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/e-book_mjs_19_07_19.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConforto térmicopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectEco-Sensors4Healthpt_PT
dc.subjectLISBOA-01-0145-FEDER-023235pt_PT
dc.titleMelhorar o conforto térmico na escola: um estudo exploratório com alunos do ensino básico no contexto da formação inicial de professorespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage136pt_PT
oaire.citation.startPage124pt_PT
oaire.citation.titleUtilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolaspt_PT
person.familyNameAzevedo Gomes
person.givenNameCristina
person.identifier.ciencia-idDB16-B6F8-52F6
person.identifier.orcid0000-0002-1494-2459
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationcbeff227-339c-4ace-b136-31c4d8739a90
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycbeff227-339c-4ace-b136-31c4d8739a90

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Melhorar oconforto térmico na escolae-book_mjs_19_07_19.pdf
Size:
1.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format