Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.03 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este capítulo apresenta um estudo exploratório sobre a utilização
de sensores digitais para exploração do conforto térmico com crianças
do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo foi desenvolvido com a
colaboração de quatro alunas da licenciatura em Educação Básica no
contexto da Iniciação à Prática Profissional. As alunas desenharam um
conjunto de propostas didáticas que implementaram no âmbito das
disciplinas de Ciências Naturais e Matemática do 6.º ano de escolaridade.
A partir do registo e tratamento de dados recolhidos com sensores
de temperatura e humidade, as crianças foram convidadas a propor
soluções de melhoria do ambiente da sua escola, apresentando-as a
toda a comunidade escolar. As potencialidades da integração dos sensores
em temáticas de ciências e matemática são discutidas em função
da análise das planificações e reflexões de alunas da licenciatura em
Educação Básica, bem como da análise das soluções propostas pelas
crianças do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Reflete-se sobre os impactos
nos processos de ensino aprendizagem nas crianças, valorizando a
compreensão dos fatores associados ao conforto térmico e a alteração
de atitudes e comportamentos. Discute-se, também, sobre o percurso
de aprendizagens evidenciado pelos alunos, futuros professores, enfatizando
a importância da mobilização deste tipo de dispositivos em
abordagens transdisciplinares.
Description
Keywords
Conforto térmico Escola Ensino básico Eco-Sensors4Health LISBOA-01-0145-FEDER-023235
Citation
Gomes, C. A.,Novais, A., Abrantes, I. (2019). Melhorar o conforto térmico na escola: um estudo exploratório com alunos do ensino básico no contexto da formação inicial de professores. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 124-136). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-07-7 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.009
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais