Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
130.01 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Numa sociedade como a portuguesa, que se proclama democrática e tem na igualdade de
oportunidades um dos princípios fundadores da sua lei fundamental, a Constituição da
República Portuguesa, as questões de género impõem-se no plano de ação da política
institucional e como um dos aspetos essenciais a serem discutidos e trabalhados na escola.
Apesar do caminho seguido em prol da igualdade de oportunidades, a realidade ainda é
pautada por assimetrias de poder entre géneros, inclusive na escola.
Neste texto, apresentamos o trabalho desenvolvido com crianças do 1.º Ciclo do Ensino
Básico, em torno da identificação e do mapeamento de estereótipos de género, que envolveu
o diálogo entre o Teatro e a Sociologia, realizado com um grupo de crianças de 4.º ano, que
se consubstanciou, entre outras dimensões, na realização de três sessões de focus group, de
quatro sessões de Teatro e na leitura de três obras de referência sobre género. Os dados
relevam narrativas contrastantes das crianças. Se, por um lado, as crianças assumem, nos seus
discursos, práticas assentes em masculinidades e feminilidades hegemónicas, por outro lado, a
intervenção aponta para algumas mudanças nas suas narrativas e ações.
Description
Keywords
Teatro na educação Género Crianças Currículo 1.º ciclo do ensino básico
Citation
Glenda, N., Falcão, M., Tomás, C. (2017) Desocultando questões de género entre crianças pelo/no Teatro. Uma Intervenção Pedagógica no 1.º CEB in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (86-96) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais