Publication
Desocultando questões de género entre crianças pelo/no Teatro: uma intervenção pedagógica no 1.º CEB
dc.contributor.author | Glenda, Nadine | |
dc.contributor.author | Falcão, Miguel | |
dc.contributor.author | Tomás, Catarina | |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T11:19:20Z | |
dc.date.available | 2020-07-06T11:19:20Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Numa sociedade como a portuguesa, que se proclama democrática e tem na igualdade de oportunidades um dos princípios fundadores da sua lei fundamental, a Constituição da República Portuguesa, as questões de género impõem-se no plano de ação da política institucional e como um dos aspetos essenciais a serem discutidos e trabalhados na escola. Apesar do caminho seguido em prol da igualdade de oportunidades, a realidade ainda é pautada por assimetrias de poder entre géneros, inclusive na escola. Neste texto, apresentamos o trabalho desenvolvido com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em torno da identificação e do mapeamento de estereótipos de género, que envolveu o diálogo entre o Teatro e a Sociologia, realizado com um grupo de crianças de 4.º ano, que se consubstanciou, entre outras dimensões, na realização de três sessões de focus group, de quatro sessões de Teatro e na leitura de três obras de referência sobre género. Os dados relevam narrativas contrastantes das crianças. Se, por um lado, as crianças assumem, nos seus discursos, práticas assentes em masculinidades e feminilidades hegemónicas, por outro lado, a intervenção aponta para algumas mudanças nas suas narrativas e ações. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Glenda, N., Falcão, M., Tomás, C. (2017) Desocultando questões de género entre crianças pelo/no Teatro. Uma Intervenção Pedagógica no 1.º CEB in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (86-96) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-8912-00-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/12007 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/3oeme_atas_compressed.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Teatro na educação | pt_PT |
dc.subject | Género | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.title | Desocultando questões de género entre crianças pelo/no Teatro: uma intervenção pedagógica no 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 96 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 86 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
person.familyName | Falcão | |
person.familyName | Tomás | |
person.givenName | Miguel | |
person.givenName | Catarina | |
person.identifier.ciencia-id | 2A1B-2FDE-132C | |
person.identifier.ciencia-id | 3F16-59D0-6D9E | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5506-0516 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9220-964X | |
person.identifier.scopus-author-id | 15027833000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e5f2fbf4-97c9-4b0c-b8ad-017e16dfca78 | |
relation.isAuthorOfPublication | b5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Desocultando questões de géneroentre crianças pelono Teatro3oeme_atas.pdf
- Size:
- 130.01 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format