Repository logo
 
Publication

Artes visuais: cenários de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia

dc.contributor.authorPereira, Teresa Matos
dc.contributor.authorAntunes, Sandra Sofia Pereira
dc.contributor.authorSá, Kátia
dc.contributor.authorMatos, Joana
dc.date.accessioned2023-12-05T15:31:16Z
dc.date.available2023-12-05T15:31:16Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractEste capítulo procura refletir acerca dos processos de trabalho desenvolvidos no âmbito do ensino das Artes Visuais, assumindo como cenários de fundo as Unidades Curriculares (UC) semestrais de Oficina de Artes, Tecnologias e Multimédia II e Arte Têxtil da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (AVT) e a UC de Artes Plásticas I da Licenciatura em Educação Básica (LEB), da Escola Superior de Educação de Lisboa. Considerando estratégias, metodologias e resultados obtidos, testemunham-se formas de adaptação do processo de ensino-aprendizagem ao modelo remoto de emergência, atendendo a contingências e potencialidades, com base na experiência de professores e estudantes. Apresentam-se, igualmente, resultados desses processos de ensino-aprendizagem, procurando nunca perder de vista: nem as especificidades das práticas artísticas visadas, baseadas numa articulação indissociável entre pensar/fazer, conceptualizar/concretizar; nem a garantia da qualidade dos processos criativos e dos objetos de arte daí resultantes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, Teresa Matos & Antunes, Sandra & Sá, Kátia & Matos, Joana (2023). “Artes Visuais: Cenários de Ensino-Aprendizagem em Tempos de Pandemia”. In Silva, Maria João & Branco, Neusa & Pessoa, Ana Maria (Coords). Do Ensino Remoto de Emergência à Inovação Pedagógica em Três Escolas Superiores de Educação em Portugal. [Online] Lisboa: Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. D.O.I.: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.166. pp.14 - 37.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.166pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-20-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16628
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArtes visuaispt_PT
dc.subjectProcessos de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectProcessos criativospt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.titleArtes visuais: cenários de ensino-aprendizagem em tempos de pandemiapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage37pt_PT
oaire.citation.startPage14pt_PT
oaire.citation.titleDo ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugalpt_PT
person.familyNameMatos Pereira
person.familyNameAntunes
person.familyNameSantos
person.familyNameGaudêncio Matos
person.givenNameTeresa
person.givenNameSandra Sofia Pereira
person.givenNameKátia
person.givenNameJoana Isabel
person.identifier.ciencia-id4A1C-9290-92E0
person.identifier.ciencia-id8E16-1A3E-5F92
person.identifier.ciencia-idA319-FCCE-32BA
person.identifier.ciencia-id6819-396E-C9F7
person.identifier.orcid0000-0002-4028-4891
person.identifier.orcid0000-0003-0579-0665
person.identifier.orcid0000-0002-5445-808X
person.identifier.orcid0000-0001-5406-8340
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication245e619d-43f0-44fd-9bff-7288172fd4d0
relation.isAuthorOfPublication25da293d-5eed-4ca9-9d18-ce318b0bcf21
relation.isAuthorOfPublication4f250dde-81c3-441d-9ed7-249758e0b9d0
relation.isAuthorOfPublicationb96c1c54-d105-4e56-acd5-8e39a4d556da
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery25da293d-5eed-4ca9-9d18-ce318b0bcf21

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
14_Artes visuaisE-book_MJS_vfinal_final.pdf
Size:
2.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: