Repository logo
 
Publication

Emoções, pensamento crítico e cidadania: experiência didática no ensino da História e da Geografia no ensino básico a partir de questões sociais relevantes

dc.contributor.advisorHortas, Maria Joãopt_PT
dc.contributor.authorBandarra, Célia Cristiana De Matos Viegas
dc.date.accessioned2024-12-18T08:52:03Z
dc.date.available2024-12-18T08:52:03Z
dc.date.issued2024-05-16
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório é elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. O documento encontra-se organizado em duas partes: a primeira é dedicada à análise descritiva e comparativa das práticas desenvolvidas em ambos os ciclos de ensino; na segunda é apresentado um estudo empírico sobre o tema emoções e pensamento crítico na aprendizagem das ciências sociais, no 2.º CEB. A investigação realizada, decorre das fragilidades apresentadas pelos alunos, nomeadamente a dificuldade em pensar criticamente sobre situações da realidade social do passado e do presente. Tendo em conta o contexto socioeducativo a problemática que orientou o estudo tem a seguinte definição: A resolução de situações problema emergentes da realidade social e a análise das emoções que as mesmas suscitam contribuem para o desenvolvimento de competências de pensamento crítico, de empatia e de valorização da dignidade humana e dos direitos humanos. O estudo, de natureza qualitativa e quantitativa mobiliza um quadro teórico que articula conceitos que explicitam a relação entre emoções e pensamento crítico, competências de empatia e valorização da dignidade humana e dos direitos humanos. A análise dos resultados da experiência didática permite concluir que os alunos mobilizam as emoções na análise das questões sociais relevantes e desenvolvem pensamento crítico, demonstrando, ainda, competências de empatia e valorização da dignidade humana e dos direitos humanos na análise e procura de soluções para os problemas sociais.pt_PT
dc.description.abstractThis report was written as part of the Supervised Teaching Practice II course, part of the Master's Degree in Teaching Primary School and Portuguese and History and Geography of Portugal in Primary School, at the Lisbon School of Education. The document is organized in two parts: the first is dedicated to a descriptive and comparative analysis of the practices developed in both teaching cycles; the second presents an empirical study on the subject of emotions and critical thinking in the learning of social sciences in the 2nd cycle of basic education. The research carried out stems from the weaknesses presented by the students, namely the difficulty in thinking critically about past and present social reality situations. Taking into account the socio-educational context, the problem that guided the study is defined as follows: Solving problem situations emerging from social reality and analyzing the emotions they arouse contribute to the development of critical thinking skills, empathy and appreciation of human dignity and human rights. The study, of a qualitative and quantitative nature, mobilizes a theoretical framework that articulates concepts that explain the relationship between emotions and critical thinking, empathy skills and valuing human dignity and human rights. The result analysis of the didactic experience leads to the conclusion that students use their emotions when exposed to relevant social issues, they developed critical thinking while demonstrating empathy skills and high regards for human dignity, human rights and the search for solutions to social problems.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBandarra, C. C. M. (2024). Emoções, pensamento crítico e cidadania: experiência didática no ensino da História e da Geografia no ensino básico a partir de questões sociais relevantes (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/18035pt_PT
dc.identifier.tid203756053
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/18035
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectCidadania democráticapt_PT
dc.subjectQuestões sociais relevantespt_PT
dc.subjectHistória e Geografia de Portugalpt_PT
dc.subjectCritical thinkingpt_PT
dc.subjectEmotionspt_PT
dc.subjectDemocratic citizenshippt_PT
dc.subjectRelevant social issuespt_PT
dc.subjectHistory and Geography of Portugalpt_PT
dc.titleEmoções, pensamento crítico e cidadania: experiência didática no ensino da História e da Geografia no ensino básico a partir de questões sociais relevantespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final Definitivo_Célia Bandarra_2020208.pdf
Size:
15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: