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- O papel do teatro na era digital: as crianças-ecrãPublication . Silva, Marta Sofia Sousa; Monteiro, LuísaO presente relatório reporta-se ao estágio efetuado na Associação Grupo Popular Cabanense, enquadrando-me enquanto professora de teatro infantojuvenil. Tem como âmbito aferir a importância da tecnologia na criatividade em teatro comunitário. Esta experiência com crianças e jovens e a sua envolvência com os meios digitais despertou em mim a necessidade de pesquisar mais sobre a influência que a tecnologia tem no seu quotidiano e a forma como afeta a sua criatividade. Pretendo analisar como o teatro comunitário pode ser um ponto de equilíbrio entre o universo digital e a realidade, num mundo absorvido por meios tecnológicos que trazem benefícios, mas cuja utilização excessiva prejudica o desenvolvimento infantil e juvenil. Para atingir o objetivo proposto, inseri-me enquanto observadora-participante, realizando exercícios, analisando a postura das alunas face ao tema através da criação coletiva de um espetáculo sobre o mesmo, além da elaboração de questionários e análise dos mesmos.
- Emoções, pensamento crítico e cidadania: experiência didática no ensino da História e da Geografia no ensino básico a partir de questões sociais relevantesPublication . Bandarra, Célia Cristiana De Matos Viegas; Hortas, Maria JoãoO presente relatório é elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. O documento encontra-se organizado em duas partes: a primeira é dedicada à análise descritiva e comparativa das práticas desenvolvidas em ambos os ciclos de ensino; na segunda é apresentado um estudo empírico sobre o tema emoções e pensamento crítico na aprendizagem das ciências sociais, no 2.º CEB. A investigação realizada, decorre das fragilidades apresentadas pelos alunos, nomeadamente a dificuldade em pensar criticamente sobre situações da realidade social do passado e do presente. Tendo em conta o contexto socioeducativo a problemática que orientou o estudo tem a seguinte definição: A resolução de situações problema emergentes da realidade social e a análise das emoções que as mesmas suscitam contribuem para o desenvolvimento de competências de pensamento crítico, de empatia e de valorização da dignidade humana e dos direitos humanos. O estudo, de natureza qualitativa e quantitativa mobiliza um quadro teórico que articula conceitos que explicitam a relação entre emoções e pensamento crítico, competências de empatia e valorização da dignidade humana e dos direitos humanos. A análise dos resultados da experiência didática permite concluir que os alunos mobilizam as emoções na análise das questões sociais relevantes e desenvolvem pensamento crítico, demonstrando, ainda, competências de empatia e valorização da dignidade humana e dos direitos humanos na análise e procura de soluções para os problemas sociais.