Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Emoções, pensamento crítico e cidadania: experiência didática no ensino da História e da Geografia no ensino básico a partir de questões sociais relevantes

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório é elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. O documento encontra-se organizado em duas partes: a primeira é dedicada à análise descritiva e comparativa das práticas desenvolvidas em ambos os ciclos de ensino; na segunda é apresentado um estudo empírico sobre o tema emoções e pensamento crítico na aprendizagem das ciências sociais, no 2.º CEB. A investigação realizada, decorre das fragilidades apresentadas pelos alunos, nomeadamente a dificuldade em pensar criticamente sobre situações da realidade social do passado e do presente. Tendo em conta o contexto socioeducativo a problemática que orientou o estudo tem a seguinte definição: A resolução de situações problema emergentes da realidade social e a análise das emoções que as mesmas suscitam contribuem para o desenvolvimento de competências de pensamento crítico, de empatia e de valorização da dignidade humana e dos direitos humanos. O estudo, de natureza qualitativa e quantitativa mobiliza um quadro teórico que articula conceitos que explicitam a relação entre emoções e pensamento crítico, competências de empatia e valorização da dignidade humana e dos direitos humanos. A análise dos resultados da experiência didática permite concluir que os alunos mobilizam as emoções na análise das questões sociais relevantes e desenvolvem pensamento crítico, demonstrando, ainda, competências de empatia e valorização da dignidade humana e dos direitos humanos na análise e procura de soluções para os problemas sociais.
This report was written as part of the Supervised Teaching Practice II course, part of the Master's Degree in Teaching Primary School and Portuguese and History and Geography of Portugal in Primary School, at the Lisbon School of Education. The document is organized in two parts: the first is dedicated to a descriptive and comparative analysis of the practices developed in both teaching cycles; the second presents an empirical study on the subject of emotions and critical thinking in the learning of social sciences in the 2nd cycle of basic education. The research carried out stems from the weaknesses presented by the students, namely the difficulty in thinking critically about past and present social reality situations. Taking into account the socio-educational context, the problem that guided the study is defined as follows: Solving problem situations emerging from social reality and analyzing the emotions they arouse contribute to the development of critical thinking skills, empathy and appreciation of human dignity and human rights. The study, of a qualitative and quantitative nature, mobilizes a theoretical framework that articulates concepts that explain the relationship between emotions and critical thinking, empathy skills and valuing human dignity and human rights. The result analysis of the didactic experience leads to the conclusion that students use their emotions when exposed to relevant social issues, they developed critical thinking while demonstrating empathy skills and high regards for human dignity, human rights and the search for solutions to social problems.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Emoções Pensamento crítico Cidadania democrática Questões sociais relevantes História e Geografia de Portugal Critical thinking Emotions Democratic citizenship Relevant social issues History and Geography of Portugal

Citation

Bandarra, C. C. M. (2024). Emoções, pensamento crítico e cidadania: experiência didática no ensino da História e da Geografia no ensino básico a partir de questões sociais relevantes (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/18035

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue