Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Cultura visual, práticas artísticas e intertextualidade: Uma proposta transdisciplinar envolvendo atividades expressivas e colaborativas no ensino da disciplina de Português

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta proposta apresenta um exemplo de atividades artísticas e respetivas articulações didático-pedagógicas centradas na leitura de uma obra do escritor português Eça de Queiroz e enquadradas no ensino da disciplina de Português do ensino básico em Portugal. O estudo apoiou-se, essencialmente, na metodologia Investigação-Ação. A maioria dos alunos considerou que as atividades de expressão artística contribuíram para facilitar, enriquecer, consolidar e valorizar a leitura do texto literário, para além de relevarem a importância do trabalho colaborativo em sala de aula.
Abstract: This proposal presents an example of artistic activities and respective didactic-pedagogical articulations centred on the reading of a work by the Portuguese writer Eça de Queiroz and framed in the teaching of Portuguese in Elementary education in Portugal. The study was based, essentially, on the Research-Action methodolog!. Most students considered that artistic expression activities contributed to facilitate, enrich, consolidate and enhance the reading of literary texts, in addition to highlighting the importance of collaborative work in the classroom.

Description

Keywords

Cultura visual Intertextualidade Colagens Leitura Português Visual culture Intertextuality Collages Reading Portuguese

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa e Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA)

Collections