Repository logo
 
Publication

Contributos para uma didática da escrita académica no ensino superior: Um percurso centrado no artigo científico

dc.contributor.authorCardoso, Adriana
dc.contributor.authorPinto, Mariana Oliveira
dc.date.accessioned2020-03-02T11:48:04Z
dc.date.available2020-03-02T11:48:04Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA constatação de que as dificuldades de escrita constituem um obstáculo às aprendizagens dos alunos está na base da emergência de diferentes movimentos pedagógicos cujo enfoque se centra na definição das estratégias propiciadoras da aprendizagem efetiva da escrita em todas as disciplinas (Applebee, 1984; Bazerman et al., 2005; Catel, 2001; Emig, 1977; Tynjälä, Mason & Lonka, 2001). Um exemplo disso é o movimento Write-to-Learn, nascido primeiramente em Inglaterra, nos finais dos anos 60, sob a influência de Britton, que passa a ter um enorme sucesso nos Estados Unidos, a partir do momento em que, face às dificuldades de escrita manifestadas pelos alunos à entrada no ensino superior, se equaciona a necessidade de lhes serem proporcionados cursos de escrita, integrados ou não nos cursos científicos (Catel, 2001).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, A., & Pinto, M. (2019). Contributos para uma didática da escrita académica no ensino superior: um percurso centrado no artigo científico. In F. Caels, L. F. Barbeiro, & J. V. Santos (Orgs.), Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção (pp. 153-181). CELGA-ILTEC/Universidade de Coimbra, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Politécnico de Leiria.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54679-0-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11174
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCELGA-ILTEC – Universidade de Coimbra, ESECS – Politécnico de Leiriapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDidática da escritapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.titleContributos para uma didática da escrita académica no ensino superior: Um percurso centrado no artigo científicopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage181pt_PT
oaire.citation.startPage153pt_PT
oaire.citation.titleDiscurso Académico: Uma Área Disciplinar em Construçãopt_PT
person.familyNameCardoso
person.givenNameAdriana
person.identifier.orcid0000-0003-3551-0740
person.identifier.scopus-author-id47561208400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3a2df282-b948-491a-a82c-36146974cb6a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3a2df282-b948-491a-a82c-36146974cb6a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Cardoso Pinto (2019).pdf
Size:
1.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: