Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
648.14 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O projeto artístico-pedagógico, tem vindo a ser desenvolvido na Unidade Curricular de Artes
Plásticas II da Licenciatura em Educação Básica, na Escola Superior de Educação de Lisboa
como um meio de pensar e construir a aprendizagem. Enquadrado numa metodologia de
trabalho assente em processos criativos no campo das artes plásticas, os projetos
desenvolvidos têm vindo a promover a utilização de recursos de natureza diversa, processos
de trabalho de pesquisa e integração de conhecimentos de natureza variada, traduzindo-se em
abordagens que se valorizam sempre como resultado de caminhos pessoais e de descoberta. O
desenvolvimento de processos criativos no campo das artes plásticas permite ainda perceber
como estruturar as aprendizagens tendo em vista as práticas profissionais em contexto
educativo formal e não formal. Pretende-se mostrar alguns dos processos de trabalho
desenvolvidos, nomeadamente os processos criativos, entendidos enquanto método de
investigação e pesquisa em educação artística, através de utilização de técnicas e ferramentas
que tornam o pensamento mais visual e percetível, tais como o brainstorming ou o mindmap.
Pretende-se ainda evidenciar que o processo de trabalho de natureza artística, como exercício
de investigação multidisciplinar, promove um maior e mais ancorado envolvimento com o
projeto em si mesmo, desenvolvendo simultaneamente o sentido crítico e criativo sobre os
assuntos. Em termos de resultados, analisam-se alguns projetos exemplificativos que
mobilizam conhecimentos de natureza técnica, estética e cultural tendo em conta as questões
pedagógicas, como revisão e reflexão sobre as metodologias de trabalho desenvolvidas, cujos
meios passam ainda pela utilização de recursos digitais.
Description
Keywords
Processo criativo Mapas mentais Projeto Práticas artísticas investigativas