Publication
O projeto artístico-pedagógico como meio de pensar e construir a aprendizagem
dc.contributor.author | Ferreira, Joana | |
dc.contributor.author | Matos, Joana | |
dc.date.accessioned | 2021-08-31T13:04:22Z | |
dc.date.available | 2021-08-31T13:04:22Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | O projeto artístico-pedagógico, tem vindo a ser desenvolvido na Unidade Curricular de Artes Plásticas II da Licenciatura em Educação Básica, na Escola Superior de Educação de Lisboa como um meio de pensar e construir a aprendizagem. Enquadrado numa metodologia de trabalho assente em processos criativos no campo das artes plásticas, os projetos desenvolvidos têm vindo a promover a utilização de recursos de natureza diversa, processos de trabalho de pesquisa e integração de conhecimentos de natureza variada, traduzindo-se em abordagens que se valorizam sempre como resultado de caminhos pessoais e de descoberta. O desenvolvimento de processos criativos no campo das artes plásticas permite ainda perceber como estruturar as aprendizagens tendo em vista as práticas profissionais em contexto educativo formal e não formal. Pretende-se mostrar alguns dos processos de trabalho desenvolvidos, nomeadamente os processos criativos, entendidos enquanto método de investigação e pesquisa em educação artística, através de utilização de técnicas e ferramentas que tornam o pensamento mais visual e percetível, tais como o brainstorming ou o mindmap. Pretende-se ainda evidenciar que o processo de trabalho de natureza artística, como exercício de investigação multidisciplinar, promove um maior e mais ancorado envolvimento com o projeto em si mesmo, desenvolvendo simultaneamente o sentido crítico e criativo sobre os assuntos. Em termos de resultados, analisam-se alguns projetos exemplificativos que mobilizam conhecimentos de natureza técnica, estética e cultural tendo em conta as questões pedagógicas, como revisão e reflexão sobre as metodologias de trabalho desenvolvidas, cujos meios passam ainda pela utilização de recursos digitais. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-53236-1-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/13664 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://projetos.ese.ips.pt/cief/wp-content/uploads/2021/07/LivroATAS_SeminarioDarAsasSaber_2021_VF2.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Processo criativo | pt_PT |
dc.subject | Mapas mentais | pt_PT |
dc.subject | Projeto | pt_PT |
dc.subject | Práticas artísticas investigativas | pt_PT |
dc.title | O projeto artístico-pedagógico como meio de pensar e construir a aprendizagem | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Setúbal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 164 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 157 | pt_PT |
person.familyName | Cardoso Ferreira | |
person.familyName | Gaudêncio Matos | |
person.givenName | Joana | |
person.givenName | Joana Isabel | |
person.identifier | A-8277-2012 | |
person.identifier.ciencia-id | A910-13EB-21D1 | |
person.identifier.ciencia-id | 6819-396E-C9F7 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9438-4185 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5406-8340 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7403252327 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 1ed1a1fb-b34e-4926-900c-41fec6736491 | |
relation.isAuthorOfPublication | b96c1c54-d105-4e56-acd5-8e39a4d556da | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b96c1c54-d105-4e56-acd5-8e39a4d556da |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 157_O projeto artístico-pedagógico como meio de pensar e construir a aprendizagemLivroATAS_SeminarioDarAsasSaber_2021_VF2.pdf
- Size:
- 648.14 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format