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Flexibilidade de cálculo aditivo suportada por relações numéricas

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480-Texto Artigo-834-1-10-20191228.pdf1.55 MBAdobe PDF Download

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Este artigo tem como objetivo discutir o modo como alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico desenvolvem a flexibilidade de cálculo aditivo, interligando-a com a evolução na construção do conceito de número. São apresentadas duas tarefas, uma explorada numa turma do 1.º ano e outra no 2.º ano na mesma turma, com a mesma professora. Os dados foram recolhidos através da observação participante, apoiada pela videogravação e posterior transcrição das atividades desenvolvidas. Na análise de dados procura-se compreender como é que os alunos abordam cada uma das situações de modo a resolverem o problema e como isso está interligado com o seu desenvolvimento concetual e a flexibilidade de cálculo aditivo. Nas duas turmas, os alunos começaram por explorar as tarefas autonomamente, seguindo-se um momento de discussão coletiva. Os dados evidenciam evolução na flexibilidade de cálculo dos alunos interligada com o seu desenvolvimento concetual. Os alunos estabelecem relações numéricas, nomeadamente fazendo múltiplas decomposições do 13, no 1.º ano, e usando factos numéricos conhecidos para deduzir valores desconhecidos, no 2.º ano.
Abstract. This article aims to discuss how students in the first cycle of basic education develop the additive calculation flexibility, interconnecting it with the evolution in the construction of number concept. Two tasks are presented, one explored in a first grade and another in the second grade in the same class, with the same teacher. The data were collected through participant observation, supported by video recording and subsequent transcription of the activities developed. In the data analysis we try to understand how the students approach each of the situations in order to solve the problem and how this is intertwined with their conceptual development and the additive calculation flexibility. In both classes, the students began by exploring the tasks autonomously, followed by a moment of collective discussion. The data show an evolution in the students' flexibility of calculation interconnected with their conceptual development. Students establish numerical relationships, namely, in the first grade, the various possibilities of decomposition of 13 and the understanding of the commutative property of addition, and in the second grade, the relationships between different decompositions of the numbers that are used to deduce unknown values.

Description

Keywords

Flexibilidade de cálculo aditivo Relações numéricas Desenvolvimento concetual Primeiros anos Additive calculation flexibility Number relations Conceptual development Early years

Citation

Serrazina, L., & Rodrigues, M. (2019). Flexibilidade de cálculo aditivo suportada por relações numéricas. Quadrante, 28(2), 72-99. ISSN 2183-2838

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APM - Associação de Professores de Matemática

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