Repository logo
 
Publication

Flexibilidade de cálculo aditivo suportada por relações numéricas

dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.date.accessioned2020-01-23T11:11:21Z
dc.date.available2020-01-23T11:11:21Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo discutir o modo como alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico desenvolvem a flexibilidade de cálculo aditivo, interligando-a com a evolução na construção do conceito de número. São apresentadas duas tarefas, uma explorada numa turma do 1.º ano e outra no 2.º ano na mesma turma, com a mesma professora. Os dados foram recolhidos através da observação participante, apoiada pela videogravação e posterior transcrição das atividades desenvolvidas. Na análise de dados procura-se compreender como é que os alunos abordam cada uma das situações de modo a resolverem o problema e como isso está interligado com o seu desenvolvimento concetual e a flexibilidade de cálculo aditivo. Nas duas turmas, os alunos começaram por explorar as tarefas autonomamente, seguindo-se um momento de discussão coletiva. Os dados evidenciam evolução na flexibilidade de cálculo dos alunos interligada com o seu desenvolvimento concetual. Os alunos estabelecem relações numéricas, nomeadamente fazendo múltiplas decomposições do 13, no 1.º ano, e usando factos numéricos conhecidos para deduzir valores desconhecidos, no 2.º ano.pt_PT
dc.description.abstractAbstract. This article aims to discuss how students in the first cycle of basic education develop the additive calculation flexibility, interconnecting it with the evolution in the construction of number concept. Two tasks are presented, one explored in a first grade and another in the second grade in the same class, with the same teacher. The data were collected through participant observation, supported by video recording and subsequent transcription of the activities developed. In the data analysis we try to understand how the students approach each of the situations in order to solve the problem and how this is intertwined with their conceptual development and the additive calculation flexibility. In both classes, the students began by exploring the tasks autonomously, followed by a moment of collective discussion. The data show an evolution in the students' flexibility of calculation interconnected with their conceptual development. Students establish numerical relationships, namely, in the first grade, the various possibilities of decomposition of 13 and the understanding of the commutative property of addition, and in the second grade, the relationships between different decompositions of the numbers that are used to deduce unknown values.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSerrazina, L., & Rodrigues, M. (2019). Flexibilidade de cálculo aditivo suportada por relações numéricas. Quadrante, 28(2), 72-99. ISSN 2183-2838pt_PT
dc.identifier.issn2183-2838
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11029
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAPM - Associação de Professores de Matemáticapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/480pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFlexibilidade de cálculo aditivopt_PT
dc.subjectRelações numéricaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento concetualpt_PT
dc.subjectPrimeiros anospt_PT
dc.subjectAdditive calculation flexibilitypt_PT
dc.subjectNumber relationspt_PT
dc.subjectConceptual developmentpt_PT
dc.subjectEarly yearspt_PT
dc.titleFlexibilidade de cálculo aditivo suportada por relações numéricaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage99pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage72pt_PT
oaire.citation.titleQuadrantept_PT
oaire.citation.volume28pt_PT
person.familyNameRodrigues
person.familyNameSerrazina
person.givenNameMargarida
person.givenNameMaria de Lurdes
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.scopus-author-id57202834296
person.identifier.scopus-author-id55849544400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
480-Texto Artigo-834-1-10-20191228.pdf
Size:
1.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections