Repository logo
 
Publication

Formação de uma comunidade matemática: Descobrir a Geometria e Medida do 3.º ano

dc.contributor.advisorCaseiro, Anapt_PT
dc.contributor.authorGomes, Ruben José Afonso
dc.date.accessioned2021-03-02T09:55:01Z
dc.date.available2021-03-02T09:55:01Z
dc.date.issued2020-07-07
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractToda a prática de ensino é acompanhada por uma ação reflexiva sobre o processo de caraterização dos elementos inerentes a essa atividade, a planificação dos objetivos a alcançar e, por último, a implementação das estratégias utilizadas e seus resultados. O presente relatório, apresenta a prática, anteriormente, descrita num contexto relativo a duas turmas do 5.º ano, do 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas áreas disciplinares da Matemática e das Ciências Naturais. O mesmo, também, contempla a delineação de uma investigação empírica. A aquisição de novo conhecimento científico é, amplamente, proporcionada por investigações realizadas pelas comunidades científicas. Os alunos são elementos pertencentes a uma pequena comunidade, que se insere no seio da comunidade educativa, e, tal como as comunidades científicas, também ambicionam desenvolver as suas capacidades e ampliar os seus conhecimentos, por meio da descoberta e da experimentação. O presente estudo propõe a formação de uma comunidade matemática, para possibilitar que os alunos do 3.º ano se envolvam no seu processo de ensino-aprendizagem e desenvolvam e aprofundem os seus conhecimentos em conteúdos de Geometria e Medida. Para investigar o problema objeto de estudo, é inevitável apelar e desenvolver à capacidade transversal da comunicação matemática dos alunos, para que, em comunidade matemática, se consiga incentivar a construção de um referencial de conceitos partilhados, bem como, o desenvolvimento de procedimentos matemáticos. Esta Investigação Empírica é um Estudo de Caso que assenta numa metodologia de natureza qualitativa. A recolha dos seus dados será efetuada através do método categorial e do método descritivo, que, por sua vez, serão analisados por meio de uma abordagem estruturada. A ação investigativa encontra-se organizada em quatro fases. Primeiramente, irá cumprir uma observação direta, para, então, proceder à fase da planificação de uma unidade didática. De seguida ocorrerá uma observação participante, orientada pela planificação delineada anteriormente, e, por fim, prosseguir-se-á para a fase de análise e interpretação dos dados recolhidos. Devido às consequências sociais e institucionais inerentes à pandemia SARS-Cov-2, não foi possível desenvolver o estudo de caso e obter os resultados basilares.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The whole teaching practice is accompanied by a reflexi action on the process of characterizing the elements inherent to this activity, the planning of the objectives to be achieved and, finally, the implementation of the strategies used and their results. This report presents the described practice, in a context related to two 5th year classes, from the 2sd Cycle of Basic Education, in the disciplinary áreas of Mathematics and Natural Science. It also contemplates the out line of an empirical investigation. The acquisition of new scientific knowledge is, largely, provided by investigations carried out by scientific communities. Students are members of a small community, which is part of the educational community, and like the scientific communities they aim to develop their skills, as well as expand their knowledge, through discovery and experimentation. The present study proposes the formation of a mathematical community, to enable 3rd year students to be involved in their teaching-learning process and to develop and deepen their knowledge in Geometry and Measurement content. In order to research the problem under study, it is necessary to appeal and develop the transversal ability of mathematical communication of students, so that, in the mathematical community, it is possible to promote the construction of a referential of shared concepts, as well as the development of mathematical procedures. This Empirical Research is a Case Study based on a qualitative methodology. The collection of data will be carried out through the categorical method and the descriptive method, which, in turn, will be analyzed through a structured approach. The investigative action is organized in four phases. Firstly, it takes place a direct observation, then proceed to the phase of planning a didactic unit. Then the researcher makes a participant observation, guided by the privious planning, and, finally, proceeds to the analysis and interpretation phase of the collected data. Due to the social and institutional consequences inherent to the SARSCov- 2 pandemic, it was not possible to develop the case study and obtain basic results.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationGomes, R. J. A. (2019). Formação de uma comunidade matemática: Descobrir a Geometria e Medida do 3.º ano (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/13007pt_PT
dc.identifier.tid202629309
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13007
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectComunicação matemáticapt_PT
dc.subjectComunidade matemáticapt_PT
dc.subjectReferencial de conceitos partilhadospt_PT
dc.subjectValidação de procedimentospt_PT
dc.subjectGeometria e medidapt_PT
dc.subjectMathematical communitypt_PT
dc.subjectReferential of shared conceptspt_PT
dc.subjectValidation of procedurespt_PT
dc.subjectMathematical communicationpt_PT
dc.subjectGeometry and measurementpt_PT
dc.titleFormação de uma comunidade matemática: Descobrir a Geometria e Medida do 3.º anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final - Ruben Afonso - 2018088.pdf
Size:
3.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format