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- Computer simulation study about the dependence of amorphous silicon photonic waveguides efficiency on the material qualityPublication . Fantoni, Alessandro; Costa, João; Lourenço, Paulo; Vieira, ManuelaAmorphous silicon PECVD photonic integrated devices are promising candidates for low cost sensing applications. This manuscript reports a simulation analysis about the impact on the overall efficiency caused by the lithography imperfections in the deposition process. The tolerance to the fabrication defects of a photonic sensor based on surface plasmonic resonance is analysed. The simulations are performed with FDTD and BPM algorithms. The device is a plasmonic interferometer composed by an a-Si:H waveguide covered by a thin gold layer. The sensing analysis is performed by equally splitting the input light into two arms, allowing the sensor to be calibrated by its reference arm. Two different 1 × 2 power splitter configurations are presented: a directional coupler and a multimode interference splitter. The waveguide sidewall roughness is considered as the major negative effect caused by deposition imperfections. The simulation results show that plasmonic effects can be excited in the interferometric waveguide structure, allowing a sensing device with enough sensitivity to support the functioning of a bio sensor for high throughput screening. In addition, the good tolerance to the waveguide wall roughness, points out the PECVD deposition technique as reliable method for the overall sensor system to be produced in a low-cost system. The large area deposition of photonics structures, allowed by the PECVD method, can be explored to design a multiplexed system for analysis of multiple biomarkers to further increase the tolerance to fabrication defects.
- Conceções alternativas acerca do sistema cardiovascular: identificação e desconstrução em alunos do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gonçalves, Sara Filipa Francisco; Almeida, AntónioO presente relatório procura descrever todo o trabalho realizado com duas turmas do 6.º ano de escolaridade durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Na primeira parte, são abordados os aspetos essenciais desta prática nas dimensões da observação e intervenção, envolvendo uma caracterização da instituição onde a mesma se realizou, dos princípios orientadores dos docentes e dos grupos turma, bem como uma análise dos períodos de observação e intervenção. Na segunda parte é apresentado um estudo realizado com duas turmas de 6.º ano de escolaridade, sendo uma experimental e outra de controlo, sobre a temática das conceções alternativas acerca do sistema cardiovascular. A prática realizada neste contexto teve uma duração de nove semanas, sendo duas semanas de observação e sete de intervenção. No decorrer desta prática foram lecionadas as disciplinas de matemática e de ciências naturais, contando com o apoio de duas professoras cooperantes, uma de cada disciplina, e de dois professores orientadores da ESELx. Relativamente ao estudo em questão, este partiu da identificação de algumas conceções alternativas acerca do sistema do corpo humano nos alunos das duas turmas já referidas. Esta identificação foi efetuada a partir de um questionário construído para o efeito, administrado às duas turmas em dois momentos separados por cerca de mês e meio. Durante este período uma das turmas vivenciou um plano de intervenção constituído por uma série de sessões com a finalidade expressa de as desconstruir (turma experimental). O plano de intervenção recorreu essencialmente a atividades de exposição com discussão e a atividades experimentais acerca dos conteúdos abordados. Na outra turma o tema foi lecionado sem a intervenção das estagiárias, tendo sido as sessões idealizadas pela professora cooperante sem a finalidade expressa de desconstruir conceções alternativas (turma de controlo). Os alunos de ambas as turmas, independentemente das estratégias e atividades diferenciadas, diminuíram significativamente as suas conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular, não se podendo afirmar que o plano de intervenção tivesse sido mais eficaz na finalidade expressa. Algumas limitações do estudo são também discutidas, que procuram justificar a não existência de ganhos mais significativos na turma experimental.
- O desenvolvimento do conhecimento lexical a partir da integração curricular com o Estudo do MeioPublication . Estêvão, Ana Catarina Rodrigues; Pereira, SusanaO presente relatório descreve a prática pedagógica ocorrida na Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) com duas turmas do 6.º ano do 2.º Ciclo de Ensino Básico (CEB). O relatório inclui ainda o estudo que se previa desenvolver no contexto da PES II, com uma turma do 3.º ano do 1.º CEB. A investigação que aqui se apresenta emergiu de uma fragilidade identificada no 2.º CEB relacionada com o volume de conhecimento lexical dos alunos. Em virtude da sua importância no desenvolvimento escolar, surgiu a necessidade de enriquecê-lo no 1.º CEB. O tema da investigação sintetiza-se da seguinte forma: O desenvolvimento do conhecimento lexical a partir da integração curricular com o Estudo do Meio. O estudo desenvolvido é conduzido pela seguinte questão orientadora: De que forma a integração curricular do Português com o Estudo do Meio pode contribuir para o desenvolvimento do conhecimento lexical no 3.º ano de escolaridade? A partir da questão orientadora definida surgiram os seguintes objetivos: i) explorar as potenciali-dades da Literatura para a Infância para o enriquecimento do conhecimento lexical; ii) conceber uma intervenção didática promotora da integração curricular do Português com o Estudo do Meio como forma de potenciar o conhecimento lexical; iii) avaliar os efeitos da intervenção didática no desenvolvimento lexical dos alunos, designadamente no domínio de conceitos científicos. As atividades foram construídas com o foco no de-senvolvimento da competência lexical e incluem a leitura de uma obra literária e o de-senvolvimento de um projeto relacionado com o Universo por ser um conteúdo da área disciplinar do Estudo do Meio que permite a integração curricular. Um estudo desta natureza implicaria metodologicamente a implementação de uma metodologia com características similares à investigação-ação com técnicas de recolha e tratamento de dados de natureza qualitativa e quantitativa em que se apoiaria na observação direta e indireta.
- Formação de uma comunidade matemática: Descobrir a Geometria e Medida do 3.º anoPublication . Gomes, Ruben José Afonso; Caseiro, AnaToda a prática de ensino é acompanhada por uma ação reflexiva sobre o processo de caraterização dos elementos inerentes a essa atividade, a planificação dos objetivos a alcançar e, por último, a implementação das estratégias utilizadas e seus resultados. O presente relatório, apresenta a prática, anteriormente, descrita num contexto relativo a duas turmas do 5.º ano, do 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas áreas disciplinares da Matemática e das Ciências Naturais. O mesmo, também, contempla a delineação de uma investigação empírica. A aquisição de novo conhecimento científico é, amplamente, proporcionada por investigações realizadas pelas comunidades científicas. Os alunos são elementos pertencentes a uma pequena comunidade, que se insere no seio da comunidade educativa, e, tal como as comunidades científicas, também ambicionam desenvolver as suas capacidades e ampliar os seus conhecimentos, por meio da descoberta e da experimentação. O presente estudo propõe a formação de uma comunidade matemática, para possibilitar que os alunos do 3.º ano se envolvam no seu processo de ensino-aprendizagem e desenvolvam e aprofundem os seus conhecimentos em conteúdos de Geometria e Medida. Para investigar o problema objeto de estudo, é inevitável apelar e desenvolver à capacidade transversal da comunicação matemática dos alunos, para que, em comunidade matemática, se consiga incentivar a construção de um referencial de conceitos partilhados, bem como, o desenvolvimento de procedimentos matemáticos. Esta Investigação Empírica é um Estudo de Caso que assenta numa metodologia de natureza qualitativa. A recolha dos seus dados será efetuada através do método categorial e do método descritivo, que, por sua vez, serão analisados por meio de uma abordagem estruturada. A ação investigativa encontra-se organizada em quatro fases. Primeiramente, irá cumprir uma observação direta, para, então, proceder à fase da planificação de uma unidade didática. De seguida ocorrerá uma observação participante, orientada pela planificação delineada anteriormente, e, por fim, prosseguir-se-á para a fase de análise e interpretação dos dados recolhidos. Devido às consequências sociais e institucionais inerentes à pandemia SARS-Cov-2, não foi possível desenvolver o estudo de caso e obter os resultados basilares.