Repository logo
 
Publication

Segurança rodoviária: legislação e boas práticas em meio urbano

dc.contributor.advisorCarvalheira, Carmen de Jesus Geraldo
dc.contributor.advisorFontes, Maria João de Moreira
dc.contributor.authorNascimento, Marta Filipa Silva do
dc.date.accessioned2017-06-06T10:07:49Z
dc.date.available2017-06-06T10:07:49Z
dc.date.issued2017-02-03
dc.descriptionDissertação para obtenção do grau mestre em Engenharia Civil na área de especialização em Vias de Comunicação e Transportespt_PT
dc.description.abstractNa última década, a cultura de segurança rodoviária na União Europeia (UE) tem vindo a ser reforçada, através da criação de novas diretivas, planos e guias de boas práticas. Como parte integrante da UE, Portugal tem adotado e adaptado a legislação europeia, de modo a acompanhar as políticas europeias para este setor. No entanto, e apesar da evolução positiva na redução da sinistralidade rodoviária ao longo da última década, a segurança rodoviária em território nacional, nomeadamente em ambiente urbano, mantém-se abaixo da média dos Estados membros. Os problemas que advêm da não correta consideração da legislação, provocam um planeamento e gestão do território nem sempre eficientes, dando origem a falhas na aplicação de metodologias de intervenção na infraestrutura. A informação descentralizada é um dos fatores que contribui também para uma deficiente aplicabilidade da legislação. A presente dissertação surge, assim, no sentido de reunir e catalogar a legislação e guias de boas práticas referentes à segurança rodoviária e mobilidade. A mobilidade em meio urbano considera vários fatores como sejam: a gestão territorial, os utentes vulneráveis, a sinalização, a mobilidade elétrica, a fiscalização, as campanhas de sensibilização e diversos outros fatores. De modo a garantir que este trabalho é uma mais valia para a ajuda ao investigador e/ou ao projetista, reuniu-se toda a informação necessária para as decisões a nível das intervenções na infraestrutura em dois casos de estudo selecionados pelo tipo de problemática que apresentam, sendo avaliada a aplicabilidade dos instrumentos legislativos disponíveis. Como objetivo final, surge a construção de um website onde se centraliza toda a informação legislativa e bibliográfica recolhida, por forma a garantir uma plataforma de consulta acessível, seja qual for o motivo de procura e o estatuto de utente assumido na via.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Over the past decade, road safety culture in the European Union (EU) has been strengthened through the creation of new policies, plans and guides for good practices. As part of the EU, Portugal has adopted and adapted European legislation, to follow European policies for this sector. However, despite the positive trend in the reduction of road accidents over the past decade, road safety in the country, especially in urban environment, remains below the average of Member States. The problems that come from not proper consideration of legislation, land planning and management not always efficient, leading to failures in the application of intervention methodologies in infrastructure. Decentralized information is one of the factors that contributes to poor applicability of the legislation. This work thus arises, to gather and catalog the legislation and guides for good practices related to road safety and mobility. Such mobility in urban areas consider several factors such as: territorial management, vulnerable users, signaling, electric mobility, road inspection, awareness campaigns and various other factors. In order to ensure that this work is an asset to help the investigator and / or the designer, met all the necessary information for decisions at the level of interventions in infrastructure in two case studies selected by the type of problems they present, being evaluated the applicability of legislative instruments. As a final goal, the construction of a website appears where it centralized all the collected legislative and bibliographic information, in order to ensure an accessible platform for consultation, whatever the reason of search and user status taken on the road.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Marta Filipa Silva do - Segurança rodoviária: legislação e boas práticas em meio urbano. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2017. Dissertação de mestrado.pt_PT
dc.identifier.tid201703882
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/7154
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Engenharia de Lisboapt_PT
dc.subjectSegurança rodoviáriapt_PT
dc.subjectRoad safetyen
dc.subjectLegislaçãopt_PT
dc.subjectLegislationen
dc.subjectBoas práticaspt_PT
dc.subjectGood practicesen
dc.subjectMeio urbanopt_PT
dc.subjectUrban landscapeen
dc.subjectGestão do territóriopt_PT
dc.subjectTerritory managementen
dc.subjectMobilidadept_PT
dc.subjectMobilityen
dc.subjectUtentes vulneráveis da viapt_PT
dc.subjectVulnerable usersen
dc.subjectSinalizaçãopt_PT
dc.subjectRoad signalingen
dc.subjectFiscalização rodoviáriapt_PT
dc.subjectRoad inspectionen
dc.subjectCampanhas de sensibilizaçãopt_PT
dc.subjectAwareness campaignsen
dc.titleSegurança rodoviária: legislação e boas práticas em meio urbanopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação.pdf
Size:
3.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: