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- Avaliação analítica do teor de carotenoides em produtos hortícolas e pratos compostos representativos do consumo da população portuguesaPublication . Almeida, Ana Catarina Ruas de; Serra, Maria Celeste; Dias, Maria da Graça S. Bento M. LeitãoNo presente trabalho determinaram-se os teores dos carotenoides, α-caroteno, β-caroteno, β-criptoxantina, licopeno, luteína e zeaxantina presentes em amostras, de produtos hortícolas e pratos compostos representativos da alimentação da população portuguesa, recolhidas no âmbito do projeto TDSEXPOSURE (Total Diet Stu dy Exposure – Estudo de dieta total para avaliação da exposição). Os resultados obtidos são um contributo para a avaliação da ingestão de carotenoides em Portugal. As amostras foram sujeitas a um procedimento analítico validado que incluiu etapas de extração, assim como de saponificação, quando o teor de gordura e/ou a presença de ésteres de carotenoide o justificou. A determinação dos analitos foi realizada através do método de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) de fase reversa comdetetor DAD-UV/Vis e, a sua quantificação foi feita através de calibração externa e recorrendo também a um padrão interno. O desempenho do método analítico foi avaliado com dois tipos de materiais de referência, o material de referência certificado (NIST 2383) e o material de referência interno preparado no laboratório. Os resultados obtidos para z-score permitiram concluir que os valores medidos são exatos. O processo de homogeneização das amostras foi também avaliado estudando a homogeneidade da matriz alimentar tomate com pele e grainhas. A análise estatística dos resultados permitiu confirmar a homogeneidade das amostras. Os carotenoides que se encontraram na maioria das amostras foram o β-caroteno (0,018-14 mg/100 g) e a luteína (0,0014-8,2 mg/100 g). Em 25% das amostras não foi detetado qualquer carotenoide. O estudo sobre o efeito da sazonalidade no teor de carotenoides em produtos hortícolas recolhidos em duas estações do ano (outono e inverno) evidenciou alterações no teor de β -caroteno no feijão-verde, de luteína na couve-flor e de zeaxantina no pimento. A determinação da atividade pró-vitamina A evidenciou um maior valor de equivalentes de retinol (RE) para a cenoura (2710 µg/100 g).
- Segurança rodoviária: legislação e boas práticas em meio urbanoPublication . Nascimento, Marta Filipa Silva do; Carvalheira, Carmen de Jesus Geraldo; Fontes, Maria João de MoreiraNa última década, a cultura de segurança rodoviária na União Europeia (UE) tem vindo a ser reforçada, através da criação de novas diretivas, planos e guias de boas práticas. Como parte integrante da UE, Portugal tem adotado e adaptado a legislação europeia, de modo a acompanhar as políticas europeias para este setor. No entanto, e apesar da evolução positiva na redução da sinistralidade rodoviária ao longo da última década, a segurança rodoviária em território nacional, nomeadamente em ambiente urbano, mantém-se abaixo da média dos Estados membros. Os problemas que advêm da não correta consideração da legislação, provocam um planeamento e gestão do território nem sempre eficientes, dando origem a falhas na aplicação de metodologias de intervenção na infraestrutura. A informação descentralizada é um dos fatores que contribui também para uma deficiente aplicabilidade da legislação. A presente dissertação surge, assim, no sentido de reunir e catalogar a legislação e guias de boas práticas referentes à segurança rodoviária e mobilidade. A mobilidade em meio urbano considera vários fatores como sejam: a gestão territorial, os utentes vulneráveis, a sinalização, a mobilidade elétrica, a fiscalização, as campanhas de sensibilização e diversos outros fatores. De modo a garantir que este trabalho é uma mais valia para a ajuda ao investigador e/ou ao projetista, reuniu-se toda a informação necessária para as decisões a nível das intervenções na infraestrutura em dois casos de estudo selecionados pelo tipo de problemática que apresentam, sendo avaliada a aplicabilidade dos instrumentos legislativos disponíveis. Como objetivo final, surge a construção de um website onde se centraliza toda a informação legislativa e bibliográfica recolhida, por forma a garantir uma plataforma de consulta acessível, seja qual for o motivo de procura e o estatuto de utente assumido na via.
- Modelação e análise da máquina linear tubular de ímanes permanentes, através do método dos elementos finitosPublication . Leitão, Júlio Martins; Luís, Ricardo Jorge FerreiraEsta Tese descreve a aplicação do método dos elementos finitos ao estudo e análise de uma máquina linear tubular de ímanes permanentes. Apresentam-se algumas aplicações relevantes deste tipo de máquinas elétricas, nas áreas da energia, indústria e dos transportes. Neste trabalho desenvolve-se o modelo geométrico da máquina linear tubular recorrendo à ferramenta de desenvolvimento baseada no método dos elementos finitos, Finite Element Method Magnetics, FEMM©. O modelo de elementos finitos da máquina linear tubular é testado em ambiente de simulação numérica Matlab/Simulink®, que integra os componentes de um posicionador eletromecânico linear constituído pela máquina linear tubular, conversor de eletrónica de potência e sistema de controlo. Descrevem-se todas as sub-rotinas desenvolvidas para a integração do modelo de elementos finitos da máquina linear tubular no modelo de simulação numérica do posicionador eletromecânico linear. Desta forma, é possível obter de forma automática as suas características de funcionamento. O modelo de elementos finitos da máquina linear tubular desenvolvido, permitiu obter os parâmetros analíticos que modelam matematicamente o comportamento dinâmico da máquina elétrica, bem como algumas características internas, como sejam a força eletromotriz desenvolvida, a força de retenção e a força eletromagnética desenvolvida em função do ângulo de carga. O modelo de elementos finitos da máquina linear tubular contém um modelo geométrico paramétrico que, através da linguagem de programação Lua©, permitiu ajustar de forma automática todos os elementos construtivos do modelo geométrico às características conhecidas da máquina elétrica real.
- Gestão e controlo de circulação de tráfegos rodoviário e ferroviárioPublication . Martins, Sara Filipa Grencho; Martins, Armando do Carmo; Pena, José EduardoO presente documento tem como principais objetivos a análise e avaliação da Gestão e Controlo de Circulação de Tráfego na Rede Rodoviária e na Rede Ferroviária em Portugal, (ambas geridas pela IP – Infraestruturas de Portugal), com especial atenção para esta última. Complementarmente, pretende-se a apresentação de propostas de melhoria na infraestrutura tendo em vista a sua otimização. Na Rede Rodoviária, embora de forma superficial, realizou-se uma análise do Centro de Comando Operacional, da Segurança na Circulação e das atividades de Conservação e Manutenção. Na Rede Ferroviária, dada a sua especificidade, o principal objetivo traduziu-se na abordagem da Gestão da Capacidade envolvendo as diversas etapas, designadamente o processo de Afetações de Tráfego, e as suas principais fases, nomeadamente os pedidos de Canais Horários e a elaboração do Projeto de Horário Técnico e na Gestão da Circulação, onde foram identificados os principais intervenientes e a sua estrutura funcional na IP, incluindo os CCO - Centros de Comando Operacionais que têm um papel fulcral na gestão da circulação de tráfego ferroviário e onde se encontram instaladas várias funções integradas num mesmo espaço, permitindo assim uma maior eficácia na circulação, como foi possível de observar em resultado de visita técnica ao CCO de Lisboa. Ainda na Rede Ferroviária, para além de aspetos ligados à Conservação e Manutenção, foram igualmente objeto de análise as componentes de Monitorização e Segurança da mesma, envolvendo Sistemas de Comunicação, Sinalização e Controlo de Velocidade. Para além de uma análise geral das principais caraterísticas físicas da Rede Ferroviária (nomeadamente tipologia de via, bitola, eletrificação, comprimento útil de linhas em estações de cruzamento e cargas por eixo), foi realizado uma análise mais detalhada das linhas do Minho, Leixões, Norte, Beira Alta, Beira Baixa, Leste, Oeste, Vendas Novas, Alentejo, Sul, Évora e Sines, sendo que estas linhas foram entendidas como importantes, dado que estas estão associadas a ligações a portos e terminais de mercadorias, à fronteira espanhola, ao transporte de mercadorias e ao fecho de “malha”. Finalmente, dadas as implicações em termos de complementaridade com a Rede Ferroviária e a necessidade de criação / otimização de interfaces (marítimos e rodoviários) com a ferrovia, procedeu-se ainda a uma breve caraterização dos principais portos e terminais de mercadorias, designadamente Sines, Setúbal, Lisboa, Figueira da Foz, Leixões e Aveiro e ao nível rodoviário: Darque, Tadim, Irivo, Leixões, Valongo, Cacia, Guarda, Mangualde, Fundão, Alfarelos, Entroncamento, Poceirão, Praias Sado, Vale da Rosa e Loulé.