Repository logo
 
Publication

A publicidade em Portugal: monitorização e análise: 2003

dc.contributor.authorFaísca, José
dc.contributor.authorPereira, Francisco José Costa
dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.date.accessioned2020-02-19T15:34:36Z
dc.date.available2020-02-19T15:34:36Z
dc.date.issued2004-12
dc.description.abstractPretende o presente relatório sintetizar a análise efectuada semanalmente à publicidade veiculada em Portugal entre 4 de Janeiro de 2003 e 2 de Janeiro de 2004, cujo objectivo passou por identificar possíveis infracções ao Código da Publicidade e investigar as tendências discursivas e sociais da publicidade. É de salientar que esta análise, que deveria terminar a 31 de Dezembro de 2003, inclui ainda os dois primeiros dias do mês de Janeiro, uma vez que, a última semana (Dezembro-semana 52) da análise terminou já no mês de Janeiro. Neste período de 52 semanas foi analisada uma multiplicidade de áreas temáticas ao nível da publicidade em geral, bem como, o estudo de outras formas de comunicação comercial, por exemplo a análises das comunicações comerciais inseridas em certos programas de televisão, de forma a verificar da conformidade com a legislação aplicável. Esta actividade correspondeu ao visionamento de 533 horas de televisão, dos operadores em sinal aberto; à audição de 178 horas de rádio; à consulta de 669 títulos de imprensa nacional, repetidos muitos deles; a 1034 visitas aos portais nacionais mais solicitados pelo público da Internet e à visualização de 220 suportes de publicidade exterior da Grande Lisboa e zonas limítrofes que continham publicidade referente aos temas em análise. Deste modo dos 52 temas objecto de análise, foram recolhidas 3610 mensagens publicitárias veiculadas nos mass media, internet, outdoors e 138 folhetos. Foram também visionados 122 programas televisivos, de onde se aferiram 1040 patrocínios televisivos, 146 formas de product placement e 326 auto-promoções.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFaísca, J., Pereira, F.C., & Veríssimo, J. (2004). A publicidade em Portugal: Monitorização e análise: 2003. Lisboa: Observatório da Publicidade.pt_PT
dc.identifier.isbn972-8715-24-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11123
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherObservatório da Publicidadept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectDiscurso publicitáriopt_PT
dc.subjectAnálise publicitáriapt_PT
dc.subjectMeios de publicidadept_PT
dc.subjectAnálise psicossocialpt_PT
dc.titleA publicidade em Portugal: monitorização e análise: 2003pt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleA publicidade em Portugal: monitorização e análise: 2003pt_PT
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
LIVRO-A publicidade em Portugal.pdf
Size:
144.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections