Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
314.92 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Na perspetiva atual sobre o ensino/aprendizagem das operações aritméticas básicas e o
desenvolvimento das competências de cálculo, ser competente em Matemática exige
equilíbrio entre o conhecimento de factos, a compreensão de conceitos e o domínio de
procedimentos. O estudo baseia-se nesta perspetiva. Teve como objetivo perceber o que é
que alunos do 4º ano já sabiam sobre a divisão e como desenvolver o seu
ensino/aprendizagem com compreensão e incentivar a utilização de estratégias mais
sofisticadas. Como resultado, verificou-se que embora inicialmente a estratégia de divisão
mais utilizada fossem os procedimentos de construção, a preferida acabou por ser os
algoritmos alternativos. Sobre as ideias fundamentais da divisão, aquela em que os alunos
revelaram algum domínio foi na identificação desta operação em situações de partilha e de
medida. Mostraram dificuldade na identificação da relação entre situações de medida e
partilha, na utilização do modelo retangular, da relação inversa entre a multiplicação e divisão
e na compreensão do papel do resto. Verificou-se que o cálculo mental esteve presente em
quase todas as estratégias desenvolvidas e quase sempre associado à estimativa e tentativa e
erro. Sobre a contribuição das interações entre alunos e com o professor, apurou-se que
fizeram surgir oportunidades adicionais de aprendizagem sobre aspetos fundamentais da
divisão, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias mais sofisticadas.
Description
Keywords
Divisão Sentido do número Estratégias de cálculo Interações Compreensão
Citation
Cruz, R., Serrazina M. (2019) Desenvolvimento do ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. um estudo com o 4º ano de escolaridade in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (105-119) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa