Publication
Desenvolvimento do ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. um estudo com o 4º ano de escolaridade
dc.contributor.author | Cruz, Rita | |
dc.contributor.author | Serrazina, Maria De Lurdes | |
dc.date.accessioned | 2020-06-15T10:53:55Z | |
dc.date.available | 2020-06-15T10:53:55Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Na perspetiva atual sobre o ensino/aprendizagem das operações aritméticas básicas e o desenvolvimento das competências de cálculo, ser competente em Matemática exige equilíbrio entre o conhecimento de factos, a compreensão de conceitos e o domínio de procedimentos. O estudo baseia-se nesta perspetiva. Teve como objetivo perceber o que é que alunos do 4º ano já sabiam sobre a divisão e como desenvolver o seu ensino/aprendizagem com compreensão e incentivar a utilização de estratégias mais sofisticadas. Como resultado, verificou-se que embora inicialmente a estratégia de divisão mais utilizada fossem os procedimentos de construção, a preferida acabou por ser os algoritmos alternativos. Sobre as ideias fundamentais da divisão, aquela em que os alunos revelaram algum domínio foi na identificação desta operação em situações de partilha e de medida. Mostraram dificuldade na identificação da relação entre situações de medida e partilha, na utilização do modelo retangular, da relação inversa entre a multiplicação e divisão e na compreensão do papel do resto. Verificou-se que o cálculo mental esteve presente em quase todas as estratégias desenvolvidas e quase sempre associado à estimativa e tentativa e erro. Sobre a contribuição das interações entre alunos e com o professor, apurou-se que fizeram surgir oportunidades adicionais de aprendizagem sobre aspetos fundamentais da divisão, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias mais sofisticadas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cruz, R., Serrazina M. (2019) Desenvolvimento do ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. um estudo com o 4º ano de escolaridade in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (105-119) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-10-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/11843 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/livro_atas_4eme_vf_0.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Divisão | pt_PT |
dc.subject | Sentido do número | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de cálculo | pt_PT |
dc.subject | Interações | pt_PT |
dc.subject | Compreensão | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento do ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. um estudo com o 4º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 119 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 105 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
person.familyName | Serrazina | |
person.givenName | Maria de Lurdes | |
person.identifier.ciencia-id | D91D-9562-DA46 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3781-8108 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55849544400 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Desenvolvimento doensinoaprendizagem dadivisão com compreensãolivro_atas_4eme.pdf
- Size:
- 314.92 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format