Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento do ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. um estudo com o 4º ano de escolaridade

dc.contributor.authorCruz, Rita
dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.date.accessioned2020-06-15T10:53:55Z
dc.date.available2020-06-15T10:53:55Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNa perspetiva atual sobre o ensino/aprendizagem das operações aritméticas básicas e o desenvolvimento das competências de cálculo, ser competente em Matemática exige equilíbrio entre o conhecimento de factos, a compreensão de conceitos e o domínio de procedimentos. O estudo baseia-se nesta perspetiva. Teve como objetivo perceber o que é que alunos do 4º ano já sabiam sobre a divisão e como desenvolver o seu ensino/aprendizagem com compreensão e incentivar a utilização de estratégias mais sofisticadas. Como resultado, verificou-se que embora inicialmente a estratégia de divisão mais utilizada fossem os procedimentos de construção, a preferida acabou por ser os algoritmos alternativos. Sobre as ideias fundamentais da divisão, aquela em que os alunos revelaram algum domínio foi na identificação desta operação em situações de partilha e de medida. Mostraram dificuldade na identificação da relação entre situações de medida e partilha, na utilização do modelo retangular, da relação inversa entre a multiplicação e divisão e na compreensão do papel do resto. Verificou-se que o cálculo mental esteve presente em quase todas as estratégias desenvolvidas e quase sempre associado à estimativa e tentativa e erro. Sobre a contribuição das interações entre alunos e com o professor, apurou-se que fizeram surgir oportunidades adicionais de aprendizagem sobre aspetos fundamentais da divisão, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias mais sofisticadas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCruz, R., Serrazina M. (2019) Desenvolvimento do ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. um estudo com o 4º ano de escolaridade in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (105-119) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-10-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11843
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/livro_atas_4eme_vf_0.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDivisãopt_PT
dc.subjectSentido do númeropt_PT
dc.subjectEstratégias de cálculopt_PT
dc.subjectInteraçõespt_PT
dc.subjectCompreensãopt_PT
dc.titleDesenvolvimento do ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. um estudo com o 4º ano de escolaridadept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage119pt_PT
oaire.citation.startPage105pt_PT
oaire.citation.titleAtas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
person.familyNameSerrazina
person.givenNameMaria de Lurdes
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.scopus-author-id55849544400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Desenvolvimento doensinoaprendizagem dadivisão com compreensãolivro_atas_4eme.pdf
Size:
314.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections