dc.contributor.author | Batista, Diana Filipa Bastos | |
dc.date.accessioned | 2020-05-25T11:36:11Z | |
dc.date.available | 2020-05-25T11:36:11Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O presente estudo partiu da Unidade Curricular de Projeto realizada no âmbito do Curso de Pós-Graduação em Creche e outros Equipamentos para Crianças dos 0 aos 3 anos, lecionado pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Para esta UC foi-nos pedido que identificássemos uma problemática da creche onde exercemos funções e que realizamos um projeto a partir dai. O estudo partiu, assim, da necessidade, sentida na creche onde me encontro a exercer funções, de reflexão e de avaliação da prática pedagógica. Temos como base do nosso trabalho diário com as crianças o respeito pela escuta e pela própria criança, a partilha de poder, a aprendizagem ativa. Um modelo em que as vozes e vontades da criança sejam ouvidas e valorizadas. Seguimos alguns conceitos e metodologias do Modelo Pedagógico HighScope, mas faltam-nos algumas bases no que concerne à observação, registo, planeamento e avaliação. São, assim, objetivos do presente trabalho: conhecer as práticas pedagógicas das educadoras; refletir acerca da qualidade do trabalho desenvolvido; identificar as potencialidades e as fragilidades; deixar pistas de trabalho para o processo de observação, de registo e de observação. A reflexão realizada ao longo do estudo será sustentada por um quadro conceptual no âmbito da Pedagogia e da Sociologia. Metodologicamente realizou- se uma investigação-ação efetuando-se, numa primeira fase, um focus group e, posteriormente, procurando implementar as práticas dai resultantes. Os resultados sugerem que o envolvimento dos profissionais de educação de infância em momentos de reflexão contribui para um olhar mais critico da sua ação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Batista, D. F. (2018). (Des) construindo práticas ativas em Creche. In C. Tomás, T. Almeida & D. Lino (Coords.), Educação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia. (pp. 191-247) .Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-05-3 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.035 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.035 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-05-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/11701 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/e-book_final_compressed_0.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_PT |
dc.subject | HighScope | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.title | (Des) construindo práticas ativas em creche | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 247 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 191 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- DesConstruindo Práticas AtivasemCrecheEducação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos_e-book.pdf
- Size:
- 282.65 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format