Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
282.65 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo partiu da Unidade Curricular de Projeto realizada no
âmbito do Curso de Pós-Graduação em Creche e outros Equipamentos
para Crianças dos 0 aos 3 anos, lecionado pela Escola Superior de Educação
de Lisboa. Para esta UC foi-nos pedido que identificássemos uma
problemática da creche onde exercemos funções e que realizamos um
projeto a partir dai. O estudo partiu, assim, da necessidade, sentida na
creche onde me encontro a exercer funções, de reflexão e de avaliação
da prática pedagógica. Temos como base do nosso trabalho diário com as
crianças o respeito pela escuta e pela própria criança, a partilha de poder,
a aprendizagem ativa. Um modelo em que as vozes e vontades da criança
sejam ouvidas e valorizadas. Seguimos alguns conceitos e metodologias
do Modelo Pedagógico HighScope, mas faltam-nos algumas bases no
que concerne à observação, registo, planeamento e avaliação. São, assim,
objetivos do presente trabalho: conhecer as práticas pedagógicas
das educadoras; refletir acerca da qualidade do trabalho desenvolvido;
identificar as potencialidades e as fragilidades; deixar pistas de trabalho
para o processo de observação, de registo e de observação. A reflexão
realizada ao longo do estudo será sustentada por um quadro conceptual
no âmbito da Pedagogia e da Sociologia. Metodologicamente realizou-
se uma investigação-ação efetuando-se, numa primeira fase, um
focus group e, posteriormente, procurando implementar as práticas dai
resultantes. Os resultados sugerem que o envolvimento dos profissionais
de educação de infância em momentos de reflexão contribui para um
olhar mais critico da sua ação.
Description
Keywords
Aprendizagem ativa HighScope Creche
Citation
Batista, D. F. (2018). (Des) construindo práticas ativas em Creche. In C. Tomás, T. Almeida & D. Lino (Coords.), Educação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia. (pp. 191-247) .Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-05-3 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.035
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais