Publication
Implementação do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e aprendizagens essenciais: perspetivas de professores do 1.º e do 2.º ciclos do ensino básico
dc.contributor.author | Ferreira, Patrícia | |
dc.contributor.author | Leite, Teresa | |
dc.contributor.author | Melo, Nuno | |
dc.contributor.author | Caseiro, Ana | |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T13:10:25Z | |
dc.date.available | 2024-07-25T13:10:25Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Este capítulo incide sobre as perspetivas dos professores relativamente aos documentos curriculares emanados a partir de 2017, designadamente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO, 2017) e as Aprendizagens Essenciais (AE, 2018). A partir de 6 grupos focais, nos quais participaram 17 professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (CEB), foi possível recolher dados sobre: (1) conceções sobre os documentos curriculares atuais; (2) preparação da aplicação dos atuais documentos curriculares; (3) utilização dos atuais documentos curriculares; e (4) avaliação da implementação dos novos documentos curriculares. Das afirmações dos docentes, salienta-se a perceção sobre a congruência entre os documentos curriculares atuais; a noção de aprendizagens essenciais como aprendizagens basilares e não como mínimas; a discordância relativamente à ideia de que o atual currículo faça baixar o nível de exigência; a dificuldade em estabelecer articulação curricular a partir do formato em que as AE são apresentadas. Assinala- se ainda que a preparação para a implementação das AE passou sobretudo pelos órgãos intermédios das escolas e que os professores participantes neste estudo assinalam apenas a formação para as AE de Matemática. Verifica-se, ainda, que a revogação dos programas anteriores e a sua substituição pelas AE não parece ter alterado significativamente as planificações dos docentes de ambos os ciclos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ferreira, P., Leite, T., Melo, N., Caseiro, A. (2024). Implementação do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e aprendizagens essenciais: perspetivas de professores do 1.º e do 2.º ciclos do ensino básico. In Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular (67-105) Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.177 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.177 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-23-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17593 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Alunos | pt_PT |
dc.subject | Escolaridade obrigatória | pt_PT |
dc.subject | Curriculo | pt_PT |
dc.title | Implementação do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e aprendizagens essenciais: perspetivas de professores do 1.º e do 2.º ciclos do ensino básico | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 105 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 67 | pt_PT |
person.familyName | Ferreira | |
person.familyName | Leite | |
person.familyName | Melo | |
person.familyName | Caseiro | |
person.givenName | Patrícia | |
person.givenName | Teresa | |
person.givenName | Nuno | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier.ciencia-id | 2715-4578-71B8 | |
person.identifier.ciencia-id | 491D-0CCC-2971 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2423-4533 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2969-9882 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4783-1819 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4352-7614 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55798180500 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2a8e6a5f-1da2-43db-b444-5636d20887d8 | |
relation.isAuthorOfPublication | 265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975 | |
relation.isAuthorOfPublication | 68a5d3e7-d482-440e-87fb-dfc4976957fd | |
relation.isAuthorOfPublication | 1867dfc3-6808-4f34-90cc-48a611d23ea0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2a8e6a5f-1da2-43db-b444-5636d20887d8 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 67_Implementação do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e aprendizagens essenciaisE-book_BV_VFINAL.pdf
- Size:
- 519.18 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: