Repository logo
 
Publication

Processos identitários e fantasmagoria em Riscado

dc.contributor.advisorMendes, Marta
dc.contributor.authorCiochetti, Gabriel Paixão
dc.date.accessioned2022-01-13T11:21:38Z
dc.date.available2022-01-13T11:21:38Z
dc.date.issued2021-09-30
dc.descriptionDissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projecto - especialização em Narrativas Cinematográficaspt_PT
dc.description.abstractIntenciono, a partir da experiência do filme Riscado (2010), refletir sobre processos de construção identitária e produção de imagens, à luz de Marie-José Mondzain, no que tange a condição inerente e dual do sujeito como produtor e espectador de imagens, um espectador constantemente sob ameaça de anulação; Walter Benjamin e o seu conceito de fantasmagoria, no que tange o território sociocultural; e flertando com Gaston Bachelard e o seu conceito de concha, no que tange o íntimo. O recorte dá-se ao redor de uma personagem que é atriz, e está em constante oscilação entre desejo de ação e condição de trabalho, onde os atos artísticos estão submissos à poréns do meio. Observamos como formas de legitimação da imagem do indivíduo na contemporaneidade ditam o vir-a-ser possível de sua experiência; e como a funcionalização do corpo molda o universo íntimo, pontualmente neste panorama traçado pelas vivências performáticas da personagem em questão.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - I intend to reflect upon processes of identity construction and image production, stemming from the movie Craft (2010), in the light of Marie-José Mondzain, as to what concerns the dual and inherent condition of the subject as a producer and product of images, a spectator under constant threat of annulation; Walter Benjamin and his concept of phantasmagoria, as to what concerns the sociocultural territory and the audio-visual image of the body; and flirting with Gaston Bachelard and his concept of shell, as to what concerns the innerness of oneself. The frame here lies around a character who is an actor, one in a constant sway between a desire for action and work condition, where the artistic acts are subject to environmental propositions. We shall observe how ways of legitimizing the image of oneself in contemporaneity dictate the possible come-to-be of their experience; and how the functionalization of the body shapes its inner universe, punctually in this panorama made of the performative experiences of the character in question.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202774180
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14152
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectFantasmagoriapt_PT
dc.subjectEspectadorpt_PT
dc.subjectImagempt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectConchapt_PT
dc.subjectPhantasmagoriapt_PT
dc.subjectSpectatorpt_PT
dc.subjectImagept_PT
dc.subjectIdentitypt_PT
dc.subjectShellpt_PT
dc.titleProcessos identitários e fantasmagoria em Riscadopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titleProcessos identitários e fantasmagoria em Riscadopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Projeto de Mestrado - Gabriel Paixão - Revisado.pdf
Size:
37.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format