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Abstract(s)
O presente texto propõe-se analisar o pensamento educativo de alguns
dos principais professores de pedagogia e de didática da Escola
do Magistério Primário de Lisboa durante o período do Estado Novo.
Procuraremos, em particular, refletir sobre a forma como esses professores
interpretaram a tradição da “escola ativa”, que procuram corporizar,
conjugando-a com as ideias conservadoras e de inspiração católica que,
na maior parte dos casos, guia o seu pensamento num contexto muito
particular, o do regime autoritário criado por Salazar.
A antiga Escola Normal Primária de Lisboa, como as suas congéneres,
viu a sua designação alterada para Escola do Magistério Primário
de Lisboa em 1930, ainda durante a Ditadura Militar que antecedeu o
Estado Novo. No entanto, a preservação do espírito republicano nestas
instituições, e a permanência dos professores que de alguma maneira o
personificavam, conduziu o ministro Carneiro Pacheco, em 1936, a uma
opção mais radical, a suspensão das matrículas o que, na prática, ditou
um encerramento, ainda que provisório, dessas escolas. Reformadas em
1942, e dotadas de novos programas em 1943, as Escolas do Magistério
Primário reabriram as suas portas já mais adaptadas, em termos políticos
e pedagógicos, aos novos tempos conservadores que então se viviam.
Description
Keywords
Escola do Magistério Primário de Lisboa Estado Novo Escola Superior de Educação de Lisboa Arquivo Histórico
Citation
Pintassilgo, J. (2018) A Escola do Magistério Primário de Lisboa durante o estado novo: atores, currículo, pedagogia in Ferreira, N., Estrela, A., & Valente, B. (2018) O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferências. (pp. 77-101) CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.059
Publisher
CIED-Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa