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Abstract(s)
O presente texto propõe-se analisar o pensamento educativo de alguns
dos principais professores de pedagogia e de didática da Escola
do Magistério Primário de Lisboa durante o período do Estado Novo.
Procuraremos, em particular, refletir sobre a forma como esses professores
interpretaram a tradição da “escola ativa”, que procuram corporizar,
conjugando-a com as ideias conservadoras e de inspiração católica que,
na maior parte dos casos, guia o seu pensamento num contexto muito
particular, o do regime autoritário criado por Salazar.
A antiga Escola Normal Primária de Lisboa, como as suas congéneres,
viu a sua designação alterada para Escola do Magistério Primário
de Lisboa em 1930, ainda durante a Ditadura Militar que antecedeu o
Estado Novo. No entanto, a preservação do espírito republicano nestas
instituições, e a permanência dos professores que de alguma maneira o
personificavam, conduziu o ministro Carneiro Pacheco, em 1936, a uma
opção mais radical, a suspensão das matrículas o que, na prática, ditou
um encerramento, ainda que provisório, dessas escolas. Reformadas em
1942, e dotadas de novos programas em 1943, as Escolas do Magistério
Primário reabriram as suas portas já mais adaptadas, em termos políticos
e pedagógicos, aos novos tempos conservadores que então se viviam.
Description
Keywords
Escola do Magistério Primário de Lisboa Estado Novo Escola Superior de Educação de Lisboa Arquivo Histórico
Pedagogical Context
Citation
Pintassilgo, J. (2018) A Escola do Magistério Primário de Lisboa durante o estado novo: atores, currículo, pedagogia in Ferreira, N., Estrela, A., & Valente, B. (2018) O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferências. (pp. 77-101) CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.059
Publisher
CIED-Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa
