Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A Escola do Magistério Primário de Lisboa durante o estado novo: atores, currículo, pedagogia

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente texto propõe-se analisar o pensamento educativo de alguns dos principais professores de pedagogia e de didática da Escola do Magistério Primário de Lisboa durante o período do Estado Novo. Procuraremos, em particular, refletir sobre a forma como esses professores interpretaram a tradição da “escola ativa”, que procuram corporizar, conjugando-a com as ideias conservadoras e de inspiração católica que, na maior parte dos casos, guia o seu pensamento num contexto muito particular, o do regime autoritário criado por Salazar. A antiga Escola Normal Primária de Lisboa, como as suas congéneres, viu a sua designação alterada para Escola do Magistério Primário de Lisboa em 1930, ainda durante a Ditadura Militar que antecedeu o Estado Novo. No entanto, a preservação do espírito republicano nestas instituições, e a permanência dos professores que de alguma maneira o personificavam, conduziu o ministro Carneiro Pacheco, em 1936, a uma opção mais radical, a suspensão das matrículas o que, na prática, ditou um encerramento, ainda que provisório, dessas escolas. Reformadas em 1942, e dotadas de novos programas em 1943, as Escolas do Magistério Primário reabriram as suas portas já mais adaptadas, em termos políticos e pedagógicos, aos novos tempos conservadores que então se viviam.

Description

Keywords

Escola do Magistério Primário de Lisboa Estado Novo Escola Superior de Educação de Lisboa Arquivo Histórico

Pedagogical Context

Citation

Pintassilgo, J. (2018) A Escola do Magistério Primário de Lisboa durante o estado novo: atores, currículo, pedagogia in Ferreira, N., Estrela, A., & Valente, B. (2018) O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferências. (pp. 77-101) CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.059

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED-Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa

CC License

Altmetrics