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Sousa Pintassilgo, Joaquim António

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  • A Escola do Magistério Primário de Lisboa durante o estado novo: atores, currículo, pedagogia
    Publication . Pintassilgo, Joaquim
    O presente texto propõe-se analisar o pensamento educativo de alguns dos principais professores de pedagogia e de didática da Escola do Magistério Primário de Lisboa durante o período do Estado Novo. Procuraremos, em particular, refletir sobre a forma como esses professores interpretaram a tradição da “escola ativa”, que procuram corporizar, conjugando-a com as ideias conservadoras e de inspiração católica que, na maior parte dos casos, guia o seu pensamento num contexto muito particular, o do regime autoritário criado por Salazar. A antiga Escola Normal Primária de Lisboa, como as suas congéneres, viu a sua designação alterada para Escola do Magistério Primário de Lisboa em 1930, ainda durante a Ditadura Militar que antecedeu o Estado Novo. No entanto, a preservação do espírito republicano nestas instituições, e a permanência dos professores que de alguma maneira o personificavam, conduziu o ministro Carneiro Pacheco, em 1936, a uma opção mais radical, a suspensão das matrículas o que, na prática, ditou um encerramento, ainda que provisório, dessas escolas. Reformadas em 1942, e dotadas de novos programas em 1943, as Escolas do Magistério Primário reabriram as suas portas já mais adaptadas, em termos políticos e pedagógicos, aos novos tempos conservadores que então se viviam.