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Advisor(s)
Abstract(s)
A publicidade como comunicação de massas adquiriu nas ultimas décadas
características muito particulares, os seus objectivos estenderam-se para além do
aumento de vendas directas do produto, à ligação dos consumidores à marca para
atingir os mesmos objectivos em várias fases, isto é levar o consumidor à compra e
em seguida mantê-lo fiel. Estas alterações da publicidade vieram conferir à
publicidade funções sociais ao nível dos valores que veiculam, marcando modelos
culturais e sociais. A publicidade tornou-se parte integrante de todos nós, as estruturas
sociais que desenvolvemos exigem-na, sem ela a sociedade perdia uma fonte de
informação vital e em simultâneo as referências de que necessitamos. Ela está em
todo lado, nas ruas em cartazes, na Internet, nos meios de comunicação social. Não
existe um espaço, um local, uma situação onde estejamos sem publicidade. A sua
construção está cada vez mais sofisticada, para que consiga ser atractiva, sugestiva e
possa chamar a atenção numa sociedade onde a opulência comunicacional começa a
atingir níveis de saturação. Um dos elementos determinantes da sua construção é a de
as suas mensagens serem construídas de forma redundante, isto é proporcionarem
informação ao seu público alvo de forma atractiva, mas que não seja inovadora,
apenas reforçando o que ele possui no seu património. Esta redundância que apela aos
processamentos automáticos de informação marca a publicidade, não só na construção
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linguística das mensagens, mas também dos personagens e dos cenários. Ela tem de
mostrar ao consumidor a vida real que ele tem nas situações em que vive.
Assim, esta comunicação pretende mostrar como a publicidade é construída e
apresentada em Portugal nos vários suportes, procurando identificar tendências na
construção da publicidade, nomeadamente, através das personagens, das descrições
espaciais e de cenários de enquadramento dos anúncios, das informações sobre o
produto, das tipologias discursivas, das análises cromáticas e de todo um conjunto de
dimensões sociais.
Description
Keywords
Publicidade Tendências da publicidade Personagens na publicidade Imagem publicitária Análise cromática
Citation
Pereira, F.C., & Veríssimo, J. (2002, novembro, 16-18). Um olhar pela publicidade em Portugal. [Comunicação oral]. VII IBERCOM: Profissões da Comunicação: Presente e Futuro, Instituto Superior da Maia, Maia, Portugal.
Publisher
IBERCOM
ISMAI - Instituto Superior da Maia
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